Você está aqui: Página Inicial Viva a Diferença Mulher Vó Zita explica o Outubro Rosa

Vó Zita explica o Outubro Rosa

— registrado em: , ,

icone-vozita.gifVó Zita: Meninas, vocês sabiam que outubro não é só o mês das crianças?
 

 

icone-maressa.gifMaressa: É mesmo, Vó Zita? Para mim era o melhor mês do ano, porque é o das crianças. Mas então outubro também é mês de quê?

 

Vó Zita: Nesse mês, é feita uma campanha chamada Outubro Rosa. Ela serve para conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso quer dizer que, quanto mais cedo o câncer for descoberto, maior é a chance de cura. Por isso, precisamos mobilizar as mulheres para fazerem seus exames regularmente.

icone-malu.gifMalu: E como começou essa ideia de usar a cor rosa para conscientizar as mulheres?
 

 

Vó Zita: Em 1997,  duas fundações americanas de combate ao câncer de mama oficializaram outubro como o mês de conscientização das mulheres sobre o câncer de mama, aí a ideia foi espalhada no mundo todo. Hoje, vários países, inclusive o Brasil, participam da campanha que tem um laço rosa como símbolo.

icone-malu.gifMalu: Ah, então é por isso que iluminam alguns prédios e monumentos de rosa em outubro?

 

 

icone-vozita.gifVó Zita: Isso mesmo!

 

 

icone-sol.gifSol: Vó Zita, adoro a cor rosa! O nome da campanha é bem legal. Mas por que o câncer de mama é tão perigoso?

 

Vó Zita: Infelizmente é muito perigoso, Sol. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA),  11 mil brasileiras morrem de câncer de mama todos os anos.

icone-maressa.gifMaressa: Nossa! É muito sério então, não é?

 

 

Vó Zita: É. Por isso, o Outubro Rosa serve para alertar as mulheres sobre a importância de ir ao médico e fazer os exames. As mulheres com mais de 35 anos devem fazer a mamografia uma vez ao ano. É a única forma de detectar o câncer de mama com menos de 1 cm. Assim, fica mais fácil de curar.

icone-malu.gifMalu: Nossa, Vó Zita! É muito importante todas nós meninas participarmos do Outubro Rosa.

 

icone-vozita.gifVó Zita: Isso mesmo! E os meninos também. Vamos apoiar essa campanha.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais