Você está aqui: Página Inicial Viva a Diferença Mulher Turminha apoia campanha do Outubro Rosa

Turminha apoia campanha do Outubro Rosa

— registrado em: ,

As meninas da Turminha, Maressa, Malu e Sol, já sabem que outubro não é só o mês das crianças. Numa conversa com a Vó Zita, elas aprenderam que nessa época também é realizada a campanha chamada Outubro Rosa. É o momento de conscientizar as mulheres, e os homens também, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso quer dizer que, quanto mais cedo o câncer for descoberto, maior é a chance de cura.

Para mostrar que vai participar mais uma vez do movimento de luta contra o câncer de mama, a Procuradoria Geral da República, em Brasília, deixará o prédio iluminado de rosa durante todo o mês de outubro. Além da iluminação, o Outubro Rosa na PGR inclui campanha interna de esclarecimento e doação, que este ano contou com a participação de três pacientes em tratamento. As fotos de Denise, Fernanda e Aline revelam, entre outros recados, que o “melhor é seguir a vida normalmente”.

Para lutar contra o câncer de mama é fundamental manter-se informado. Você sabia, por exemplo, que qualquer pessoa pode ter câncer de mama? E que o índice de mortalidade por causa da doença tem diminuído, em decorrência de diagnósticos mais iniciais e tratamentos mais efetivos? Essas e outras informações foram reunidas pela ginecologista da PGR Gerli Coelho. Você pode conferir aqui.

Depois de aprender que o câncer de mama pode se apresentar de várias formas diferentes, a Turminha resolveu destacar as principais alterações na mama que devem ser observadas: nódulo ou caroço, endurecimento ou repuxamento em alguma região da mama, alteração na forma, saída de secreção, vermelhidão, pele com aspecto de casca de laranja, coceira e ferida na região do mamilo. Em qualquer dessas situações é recomendável procurar um médico.

Vale ressaltar ainda que, desde 2009, está garantido em lei a todas as mulheres o direito ao exame de mamografia na rede pública de saúde.

Conteúdo relacionado
Ações do documento
Ferramentas Pessoais