Você está aqui: Página Inicial Viva a Diferença Mulher Curiosidades sobre as mulheres

Curiosidades sobre as mulheres

— registrado em: , ,

  • Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 91,3% das brasileiras que trabalham fora fazem serviços domésticos quando estão em casa. Entre os homens, o número cai para 42,6%.
  • A visão de que o custo de contratação das mulheres seria mais elevado do que contratar homens, na verdade, é um mito: quem paga as despesas com licença-maternidade, e a maioria dos outros custos ligados à reprodução não é a empresa, mas a Previdência. Pesquisa feita em cinco países da América Latina constatou que o custo adicional da contratação das mulheres é irrelevante e não pode justificar os salários menores.
  • As mulheres são um elo essencial na questão do desenvolvimento sustentável. Quem forma valores são as mães. Elas têm função estratégica na formação da personalidade e na mudança de comportamento. Principalmente nas regiões mais pobres, as mulheres têm uma relação direta com a terra e com o meio ambiente.
  • É comum na cultura brasileira a comemoração dos 15 anos da mulher com um baile de debutante. O termo debutante vem do francês débutante, que pode ser traduzido como "a jovem que se estreia na vida social".
  • As mulheres sofrem das mesmas doenças que os homens, mas algumas doenças, como o lupus, afetam com mais freqüência as mulheres, e outras doenças afetam mais os homens. Também há doenças que são encontradas mais freqüentemente ou exclusivamente nas mulheres, como o câncer de mama (80% dos casos são em mulheres), o câncer cervical ou o câncer de ovário (exclusivo em mulheres). Mulheres e homens podem apresentar sintomas diferentes para a mesma doença e podem também responder diferentemente a um mesmo tratamento médico.
  • A passagem da infância para a adolescência e da adolescência para a fase adulta é baseada em critérios tanto biológicos quanto socioculturais, variando bastante entre as culturas. Do ponto de vista biológico, a entrada na adolescência é marcada pela primeira menstruação, a menarca.
Ações do documento
Ferramentas Pessoais