Você está aqui: Página Inicial Viva a Diferença Idosos Turminha pede respeito e carinho para os idosos

Turminha pede respeito e carinho para os idosos

No dia 15 de junho, os amigos da Turminha dedicam todas as atenções aos idosos, em especial à vó Zita, que recebe muitos abraços e beijos. Não é comemoração de aniversário, mas um momento muito importante para reflexão de todos: o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

violencia contra idososInstituída pela Rede Internacional de Prevenção de Maus-tratos contra Idosos, em parceria com a Organização das Nações Unidas, a data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

A Turminha já aprendeu que não é só a violência física que atinge os idosos. Agressões verbais, humilhações, abandono e exploração financeira são outras formas de violência que devem ser combatidas.

Para quem quiser entender melhor as diferenças entre os tipos de violência, uma sugestão é conferir o site da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). Lá, estão reunidas informações sobre o tema e indicações de lugares onde as pessoas podem denunciar casos de violência contra idosos.

Aproveitando o assunto, é bom lembrar também os cuidados que as famílias devem ter para evitar que os idosos se machuquem em casa: usar nas construções ou reformas pisos antiderrapantes, retirar tapetes ou fixá-los ao assoalho, instalar uma iluminação adequada e colocar dispositivos de apoio nos banheiros e em outros locais das casas.

Respeito e carinho! É o desejo da Turminha para todos os idosos, hoje e sempre!

Ações do documento
Ferramentas Pessoais