Você está aqui: Página Inicial Viva a Diferença Idosos Dia de combate à violência contra o idoso

Dia de combate à violência contra o idoso

Oi pessoal, tudo bem!? Sabiam que 15 de junho é o Dia Mundial de icone-vozita.gifConscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa?

Eu sou considerada idosa pela lei (estatuto do idoso). Mas não pense que isso quer dizer que esteja velha, acabada. Hoje sou aposentada e posso desfrutar da vida com tranquilidade. Tenho acesso à tecnologia, adoro um computador e um celular. Também tenho um ótimo plano de saúde e o mais importante: tenho uma família que cuida de mim com carinho.

Já não tenho a mesma esperteza de quando jovem. Não ando com tanta rapidez e não enxergo tão bem. Por sorte, na cidade onde moro as pessoas respeitam a faixa de pedestre.

Infelizmente, a realidade de muitos idosos é bem diferente da minha. A maioria não têm acesso a essas facilidades e o que é pior, alguns são vítimas de violência, muitas vezes por parte da própria família ou por pessoas que se dizem "cuidadores de idosos".

E não pensem que violência contra idoso são só os maus tratos físicos ou o uso de força para obrigá-los a fazerem algo que não querem. Agressões verbais, palavras grosseiras, humilhações, discriminação, abandono, exploração financeira... todas são formas de violência contra idosos.

Sou muito feliz porque todos da Turminha e seus amigos me tratam com respeito e carinho. Mas não pensem que fico de braços cruzados. Se eu for vítima ou se presenciar qualquer forma de violência contra idosos saio em defesa dos nossos direitos.

 

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais