Você está aqui: Página Inicial Viva a Diferença Diversidade Por que meninos não podem brincar de bonecas e meninas de papagaio?

Por que meninos não podem brincar de bonecas e meninas de papagaio?

— registrado em: , ,

A Aldeice Marcela, de 11 anos, escreveu para o Pergunte à Turminha: "Queria saber dos direitos iguais. Quase ninguém cumpre: meninos não podem bricar de bonecas com as meinas! e meninas não podem bricar de papagaio! Isso não é justo, ou é?"

Resposta da Malu: Concordo plenamente com você, Aldeice. Não existe lógica em proibir meninos de brincarem de bonecas e meninas de soltarem papagaio. São duas brincadeiras tão divertidas que é uma pena que ainda exista essa mentalidade em pleno século XXI. Eu e meus amigos da Turminha discutimos sobre isso e chegamos à conclusão que não há nada de mais em meninos brincarem de bonecas ou meninas de papagaio. E concordamos com você que essas proibições são injustas.

Por que os homens não poderiam brincar de boneca se eles também serão pais um dia e vão querer cuidar de seus bebês, dando colo, mamadeira, papinha, troncando fraldas, levando para passear? A vó Zita disse que quando ela era criança, o costume na maioria das famílias era que só as mulheres cuidavam dos bebês, e acho que vem daí essa ideia tola de que brincar de boneca é coisa só de meninas.  

Os tempos mudaram. Hoje muitas mães trabalham fora e os pais precisam ajudá-las a cuidar dos filhos. Se os meninos forem educados achando que cuidar das crianças é trabalho só das mulheres, quando se casarem podem não dar atenção aos seus bebês como deveriam, você não acha? Então por que não deixar que eles tomem gosto em cuidar de bebês desde pequenos, brincando de bonecas?

E que mal tem em uma menina soltar papagaio? As pessoas que fazem essas proibições nunca apresentam boas razões para justificar suas opiniões. Nós da Turminha somos contra todo tipo de discriminação e defendemos direitos iguais para meninos e meninas escolherem livremente suas brincadeiras, desde que não causem mal a ninguém.

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas pelas crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais