Você está aqui: Página Inicial Viva a Diferença Consciência Negra Vídeo: assista ao documentário “Brejão dos Negros: Memória e Identidade”

Vídeo: assista ao documentário “Brejão dos Negros: Memória e Identidade”

— registrado em: , ,

MPF/SE realizou evento com quilombolas para marcar Dia da Consciência Negra

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) realizou na segunda-feira, 21 de novembro, um evento para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra. Foi exibido, na sede do MPF/SE, o documentário “Brejão dos Negros: Memória e Identidade”, sobre a comunidade quilombola localizada no município sergipano de Brejo Grande.

Clique nos links abaixo e assista:

Parte 1

Parte 2

 

O documentário conta a trajetória de lutas do povo de Brejão dos Negros e ressalta o processo de conscientização pelo qual passou a comunidade quilombola. Algumas das pessoas que foram entrevistadas no documentário estavam presentes à exibição do filme. O vídeo foi produzido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social de Sergipe (Seides), com financiamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Além das comunidades de Brejão dos Negros, Lago dos Campinhos, Caraíbas, Resina, Ladeiras e Maloca, estiveram presentes representantes do Incra, Assembleia Legislativa, Comitê Gestor das Comunidades Quilombolas de Sergipe, Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, Cáritas Diocesana, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Movimento Nacional de Direitos Humanos.


Atuação – De acordo com o coordenador do Serviço Quilombola do Incra/SE, Antônio Oliveira, em Sergipe, existem 22 comunidades quilombolas reconhecidas. Em 20 delas já existe atuação do Instituto, e as outras duas estão em processo de cadastramento junto ao órgão.


O MPF é responsável por acompanhar o processo de reconhecimento e titularização das terras quilombolas, além de atuar na garantia dos direitos das comunidades, tais como acesso à educação e saúde.

 

Leia também:

Ações do documento
Ferramentas Pessoais