Você está aqui: Página Inicial Viva a Diferença Acessibilidade O Sistema Braille

O Sistema Braille

— registrado em: , ,

O Sistema Braille é o código de leitura e escrita das pessoas cegas criado por Louis Braille, em 1825, na França. Em geral o seu aprendizado deve ser realizado de forma simultânea e complementar ao processo de alfabetização dos alunos cegos.

O Braille baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A escrita é feita em relevo e sua leitura requer o desenvolvimento de habilidades do tato, que envolvem conceitos espaciais e numéricos, sensibilidade, destreza motora e coordenação com as duas mãos.

Uma das dificuldades do deficiente visual é que os demais à sua volta não conhecem o Sistema Braille de leitura para cegos. Se você tiver interesse em aprendê-lo, tem a opção de um curso on-line gratuito, criado e desenvolvido por uma equipe de profissionais da Universidade de São Paulo (USP).

Com uma metodologia simples e lúdica, o Braille Virtual é  baseado em animações gráficas e destinado à difusão e ensino do Sistema Braille para pessoas que vêem. O  programa para download está disponível no site Braille Virtual: http://www.braillevirtual.fe.usp.br. O site também dá dicas de como quebrar os mitos e preconceitos que envolvem a figura do indivíduo cego e ensina como como relacionar-se com ele.

 

Acesse também:

Ações do documento
Ferramentas Pessoais