Você está aqui: Página Inicial Conheça a turma toda

Alex e Bóris

Aprendi que não é à toa que deficiência rima com inteligência. Nasci com um problema na visão e não consigo ver quase nada. Por isso, aprendi rápido a importância da disciplina, do esforço e da organização para alcançar a independência. Eu sou muito feliz e consigo fazer quase tudo que uma criança que enxerga faz. Meu cão-guia Bóris é um grande companheiro!

imagem do personagem Alex

Munani

Sou índio e tenho muito orgulho disso. Moro na cidade, mas adoro quando meus pais me levam para passar uns dias na aldeia. Lá me sinto mais livre e em contato com a natureza. Às vezes, fico inseguro, e até um pouco gago. Nessas horas, respiro fundo e lembro do que meus pais sempre dizem: “Somos todos iguais”. Gosto de cantar músicas tradicionais da minha tribo. É assim que mato a saudade de lá. A turminha adora ouvir sobre as lendas e tradições da minha comunidade, e todos me ensinam sobre as regras da vida na cidade e me ajudam com a língua portuguesa.

imagem do personagem munani

Maressa

Olá, sou a Maressa e tenho 9 anos. Fiquei muito feliz por ter sido a vencedora do concurso que deu o nome da turma. As pessoas que me conhecem dizem que sou meiga e esperta. Gosto muito de estudar. Com o site da “Turminha do MPF ” vou aprender muito e também me divertir. Espero que você também aproveite.

imagem do personagem Maressa

Rafinha

Sou o Rafael. Meus pais trabalham muito para eu poder estudar e fazer as coisas de que gosto. São o meu maior exemplo. Sou alegre, dou risada de quase tudo. Faço capoeira e adoro usar roupas coloridas. Os brinquedos de que mais gosto são os que eu mesmo invento. Gosto também de desenhar. Ainda não tenho muita paciência para a leitura, mas meus pais leem histórias para mim e me dão livros dos meus personagens preferidos. Eles dizem que a leitura é a porta para o mundo. A regra lá em casa é assim: para cada hora de televisão, tem que ter uma hora de leitura. E todo livro, depois de lido, vai para uma criança que não pode comprar um.

imagem do personagem rafinha

Professor Ari

As crianças me apelidaram de Ari porque acham Aristóteles um nome muito complicado. Sou professor de cidadania e história. Adoro ensinar. Minha meta em cada aula é ver os alunos aprendendo de verdade. Gosto de conviver com as crianças também fora da escola. Participo dos encontros, reuniões e bate-papos. Sou conselheiro, sonhador e acredito muito no futuro do nosso país. Sempre digo ao meus alunos que podemos mudar o mundo com os pequenos atos do dia a dia.

imagem do personagem professor Ari

Vó Zita

Sou avó da Malu, só que eu considero todos da turma meus netos. Hoje sou aposentada, mas já trabalhei muito para dar boas oportunidades ao meu único filho. Dizem que sou “pra frente”, porque sou aberta a novas ideias e antenada nas coisas que acontecem pelo mundo. Desde que era criança, gosto de atividades culturais, como ir ao cinema e ao teatro. Minha paixão mesmo são os livros. Acumulei tantos ao longo da vida que resolvi montar uma biblioteca na minha casa. Essa biblioteca acabou se ampliando e virou também um espaço cultural. Lá a gente se reúne pra conversar, contar histórias e trocar experiências. Sempre alerto a turma sobre a importância de estudar e sobre os cuidados ao navegar na internet e ir às compras.

imagem da personagem Vó Zita

Sol

Meu nome é Solange. Adoro estudar, ler e navegar na internet. Também curto viajar com meus pais para conhecer novas culturas. Falo tão rápido que às vezes as pessoas não me entendem. Gosto de carinho e de cafuné. Ainda não aprendi todas as palavras, mas a Vó Zita está me ensinando muitas coisas legais. Meu melhor amigo na turma é o Munani. Ele até já me levou para conhecer a tribo dele!

imagem da personagem Sol

Malu

Gosto que me chamem de Malu, mas alguns amigos me chamam de Maluca. Acho que é porque eu não paro quieta. Sou agitada e muito curiosa. Quando não sei sobre algum assunto, pergunto, pesquiso e não sossego enquanto não acho respostas (mesmo que não sejam as que eu estava esperando). Também não fico calada quando não concordo com o que outras pessoas fazem ou dizem. Gosto de falar e discutir, mas todos dizem que também preciso aprender a ouvir!

imagem da personagem malu

Rod

Tenho 8 anos e me chamo Rodrigo. Gosto de esportes radicais, principalmente skate e basquete, e de música. O hip hop é meu estilo favorito. Sou cristão, mas o Professor Ari me ensinou que cada um tem que respeitar a crença do outro. Adoro ler para o Alex e ajudar nos eventos da minha comunidade. Quando crescer, quero trabalhar na TV. Participo de vários grupos porque gosto de ouvir diferentes opiniões.

imagem do personagem Rod
Ferramentas Pessoais