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Turminha sempre atenta aos direitos dos consumidores

Não custa lembrar que as pessoas devem ficar atentas na hora de comprar produtos ou contratar serviços. Devem estar sempre vigilantes e conscientes na defesa de seus direitos. Aproveitando o Dia  Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, a Turminha destaca algumas informações e dicas importantes na relação de consumo. ilustração texto merenda

Conhecer as leis que protegem os consumidores é fundamental. Você sabia, por exemplo, que é possível reclamar quando o usuário perceber que pagou a mais pela conta atrasada? Sim, isso é um direito. Já a empresa que cobrou uma multa abusiva deve devolver o valor, em dobro, para o cliente. Além disso, ao efetuar um pagamento antecipado de uma compra feita a prazo, o consumidor tem direito ao abatimento proporcional dos juros, correção monetária e outros acréscimos.

Quer saber também depois de quanto tempo sem pagar a dívida o nome do consumidor entra na lista de inadimplentes (aqueles que estão em atraso com seus compromissos de pagamento)?  E por quanto tempo o nome do consumidor fica nesse cadastro? Essas e outras perguntas foram respondidas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Confira aqui!

A Turminha também descobriu alguns aplicativos para celular que podem melhorar o dia a dia dos consumidores. Para escapar de filas em estabelecimentos comerciais é possível consultar o “Tem Fila”, que permite aos usuários trocar informações sobre o tempo de espera em algumas lojas. Na hora de fechar a conta em um bar ou restaurante, o “Passa Régua” ajuda o grupo de amigos a dividir o valor de maneira justa e prática. E para quem precisa de ajuda para organizar melhor as finanças, o “GuiaBolso” é uma boa opção. Com ele, o consumidor pode  registrar por data os seus movimentos de dinheiro, analisar os resultados em relatórios e ainda verificar o período de maior equilíbrio no mês. Vale ressaltar que os aplicativos são gratuitos, mas nem todos são compatíveis com todos  os sistemas operacionais.

Sobre o Dia Mundial do Consumidor – Em 1962, o presidente dos Estados Unidos Johh Kennedy instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor para dar proteção aos interesses dos americanos. Depois, em 1985, a  Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, dando reconhecimento internacional à data.

Fontes:
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Portal do Consumidor

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