Você está aqui: Página Inicial Eu Sei Comprar Direitos do Consumidor Por que não colocam os ingredientes corretamente nas embalagens de alimentos?

Por que não colocam os ingredientes corretamente nas embalagens de alimentos?

A Giovanna, de 4 anos, escreveu para a Turminha: Tenho alergia às proteínas do leite e seus derivados. Por que não colocam, nas embalagens de alimentos, os ingredientes corretamente, inclusive que contêm traços de leite? Nós alérgicos sofremos muito com isso e passamos muito mal sem essas informações.

Resposta do coordenador da Câmara do Consumidor e Ordem Econômica do MPF, Antonio Fonseca: O órgão responsável pela coordenação, supervisão e controle das atividades de registro, informações, inspeção, controle de riscos e estabelecimento de normas e padrões na área de alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

O rótulo é a identidade do produto e deve trazer informações claras, precisas e em língua portuguesa. Segundo a ANVISA, o rótulo de alimentos deve conter (1):

Lista de Ingredientes
Informa os ingredientes que compõem o produto, que devem aparecer em ordem decrescente de quantidade, isto é, do maior para o menor. A lista deve incluir, ainda, os aditivos alimentares. Na leitura dessa informação o consumidor poderá identificar termos como leite, açúcar, sacarose, glicose ou outros tipos de açúcar.

Origem
Neste item devem constar o nome e o endereço do fabricante, bem como a cidade e o país de origem do produto. São informações importantes para o consumidor saber qual a procedência do que irá consumir e entrar em contato com o fabricante se for necessário.

Prazo de Validade
Os produtos devem apresentar o dia e o mês, quando a durabilidade mínima não for superior a três meses, e o mês e o ano, para produtos com duração mínima superior a três meses. Se o mês de vencimento for dezembro, basta a indicação do ano, com a expressão “fim de...” (ano).

Conteúdo Líquido
Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. O valor deve ser expresso em unidade de massa (quilo), para produtos que se apresentem sob forma sólida e/ou granulada, ou volume (litro), para os produtos que se apresentem sob a forma líquida.

Lote
Todo rótulo deve ter impresso uma indicação em código ou linguagem clara, que permita identificar o lote a que pertence o alimento, a fim de facilitar o rastreamento do produto.

Informação Nutricional Obrigatória
É a tabela nutricional, que informa sobre as propriedades do alimento. Sua leitura é importante porque a partir das informações nutricionais você poderá fazer escolhas mais saudáveis para você e sua família.

Caso chegue ao seu conhecimento notícia de descumprimento das regulamentações da ANVISA, você poderá levar o caso ao Ministério Público Federal, por intermédio de alguma das suas Procuradorias da República, que atuará na defesa dos direitos dos consumidores. Clique aqui para ver os endereços nos estados.


DICAS IMPORTANTES: (2)

  • Leia todos os rótulos de alimentos e outros produtos industrializados, como cosméticos (sabonetes, pomadas, condicionador, shampoo, protetor solar, etc) e de medicamentos (lactulona, suplementos de cálcio, etc), pois estes produtos também podem conter leite e, com contato com a pele, provocar alergia. 
  • Frios (presunto, mortadela, etc) fatiados em padarias e mercados são geralmente cortados na mesma máquina onde são cortados queijos, podendo ocorrer contaminação cruzada. Prefira produtos embalados diretamente pelo fabricante.
  • Evite produtos que não contenham rótulo com ingredientes, como os produtos produzidos em padarias e confeitarias.
  • Os fabricantes podem alterar a composição de seus produtos a qualquer momento, portanto sempre leia os rótulos antes de comprar ou consumir.
  • Se tiver dúvidas, ligue para o telefone do fabricante indicado no rótulo, ou consulte seu médico ou nutricionista.

(1) Informações extraídas do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br
(2) Informações extraídas do site www.alergiaaoleitedevaca.com.br
 

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas pelas crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais