Você está aqui: Página Inicial Eu Sei Comprar Direitos do Consumidor

Vó Zita fala sobre o Dia do Consumidor

— registrado em: , ,

Olá meninos, o dia 15 de março é o Dia Internacional do Consumidor. No ano passado, a Maressa ganhou um prêmio com uma fantasia que tem tudo a ver com esse dia.

 

Foi na semana da alimentação. Eu e a Turminha organizamos no bairro um concurso de fantasia muito legal. Com uma fantasia super criativa que se chamava "caixa de leite", ela mereceu ganhar o prêmio, pois provou que é uma menina antenada. Mostrou pra todos que a gente precisa se preocupar com as informações que vêm nas embalagens, por exemplo, os nutrientes, a data de validade e as calorias dos alimentos.

 

Estas informações são garantidas pelo Código de Defesa do Consumidor. O MPF cuida para que a lei seja cumprida, ou seja, que as embalagens e rótulos dos produtos tragam todas as informações de que o consumidor precisa. O Rod já foi parar no hospital  porque esqueceu de ver a data de validade do suco. Fiquem atentos meninos! Cliquem aqui e aprendam com a Maressa.

Vó Zita com carrinho de compras

 

 

Direitos e deveres na hora de comprar

Todo cidadão tem direitos e deveres na hora de comprar. O MPF trabalha para garantir que eles sejam respeitados. São nossos direitos: ter acesso a produtos e serviços de qualidade e que não ofereçam risco para a saúde e o bem-estar, pagar preços equilibrados e não-abusivos, e muitos outros. São nossos deveres: não consumir produtos falsificados e ilegais (CDs e DVDs pirata, por exemplo), zelar pelos bens da nossa escola (não estragar as mesas e cadeiras, por exemplo), e muitos outros.

Leia também: Você sabe como resistir aos apelos da propaganda?

Ações do documento
Ferramentas Pessoais