Você está aqui: Página Inicial Eu Sei Comprar Consumo sustentável Na hora das compras, fique de olho na escolha da carne

Na hora das compras, fique de olho na escolha da carne

icone-ari2.gif

Fazer compras com os pais é um programa muito divertido. Empurrar o carrinho, ajudar a lembrar dos produtos e, quem sabe, levar para casa novidades para o lanche. Agora, a Turminha do MPF convida as crianças e adolescentes para mais uma função durante as compras: ficar de olho na escolha da carne.

Isso porque, no dia 25 de março, o Ministério Público Federal e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) assinaram um termo de cooperação técnica pela pecuária sustentável. A ideia é evitar que os supermercados brasileiros comprem carne bovina proveniente de áreas desmatadas na Amazônia ou onde foram constatadas outras irregularidades ambientais e sociais.

O compromisso firmado foi considerado importante por muita gente, como os subprocuradores-gerais da República Mario Gisi, coordenador da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (meio ambiente e patrimônio cultural), Antonio Fonseca, coordenador da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão (consumidor e ordem econômica) e o procurador da República Daniel César Avelino, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal (4ª Câmara).

Agora, o MPF espera que o consumidor e as empresas representadas pela Abras se engajem pela preservação do meio ambiente e pela pecuária sustentável. E é nesse engajamento que todos podem ajudar, inclusive crianças e adolescentes.

A Turminha do MPF dá a dica: na próxima vez que for ao mercado, lembre seu pai ou sua mãe de verificar as informações sobre a origem do produto bovino (frigoríficos) nas bandejas de carne ou nos pontos de venda do produto. Caso não encontre, chame o gerente e pergunte pela informação. Assim, você pode evitar a compra de produtos que não tenham origem legal.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais