Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2019 / Turminha do MPF lança nova animação em comemoração aos seus 10 anos

Turminha do MPF lança nova animação em comemoração aos seus 10 anos

Aniversário contou com a presença de estudantes do Centro de Ensino Fundamental 412
 Turminha do MPF lança nova animação em comemoração aos seus 10 anos

Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR

No dia 25 de novembro, estudantes do Centro de Ensino Fundamental 412, de Samambaia, no Distrito Federal, comemoraram o aniversário de 10 anos da Turminha do MPF e também do lançamento da sua nova animação: “Encarando o Desafio”. Durante a visita ao Memorial MPF, além de conhecer o projeto educativo Escola Cidadã, 28 crianças participaram, juntamente com a personagem Sol, de atividades lúdicas, desenvolvidas especialmente para a data.

Após assistirem vídeos da Turminha, os estudantes fizeram um caça-palavras animado. A brincadeira foi divertida e contribuiu para que os alunos pudessem compreender melhor os temas relacionados à atuação institucional. No final do evento, os estudantes cantaram parabéns para a Turminha e receberam exemplares do gibi para levar para casa e dividir as informações com suas famílias.

10 anos da Turminha – Para marcar os 10 anos da Turminha, os conteúdos do programa estão sendo repaginados. Em 2019, foram desenvolvidos, além do vídeo “Encarando o Desafio”, um novo game e site, mais lúdico, mais moderno, mais fácil de navegar e adaptável a tablets e celular, previstos para ser lançados em novembro. Os personagens também foram redesenhados, com o objetivo de torná-los mais atraentes, sem, com isso, perder as características principais. Para 2020, há a previsão de publicação de um novo gibi e outros conteúdos adicionais.

Sobre a Turminha - A Turminha do MPF foi criada em outubro de 2009 para ajudar o MPF a se aproximar do público infantojuvenil, dialogando sobre temas relacionados à atuação institucional por meio de uma linguagem mais didática e lúdica.

De lá para cá, estima-se que tenha atingido mais de 3 milhões de pessoas e contribuído para a formação cidadã de crianças e adolescentes de todas as regiões brasileiras, a partir de vídeos, gibis, participação em eventos, visitação a escolas e disseminação de conteúdos socioeducativos pelo site turminha.mpf.mp.br, previsto para ser relançando em novembro.

Para a concepção do conteúdo, foram selecionados alguns temas prioritários de interesse da sociedade e pertinentes às funções do MPF: cidadania, direitos humanos, patrimônio cultural, meio ambiente, diversidade, equidade, justiça, ética, moralidade, democracia, corrupção, violência e criminalidade.

Quem faz parte da Turminha - A Turminha é formada por dez personagens (incluindo um cão-guia), que buscam representar a diversidade da população brasileira. Essa diversidade foi expressa nas idades (crianças de 6 a 12 anos e dois adultos), etnias (indígena, negros e brancos) e condições de acesso (deficiente visual). Para cada um, foi desenvolvido um perfil e uma história pessoal, buscando criar uma maior identificação com o público-alvo. Conheça mais sobre eles aqui!

A Turminha em projetos educacionais pelo país  - A Turminha já marcou presença em diversas atividades educativas desenvolvidas pelo Ministério Público Federal pelo Brasil, entre elas: Escola Cidadã (PGR); Bairro Cidadão (PR/AP); Pequeno Cidadão (PR/TO); MPF na Comunidade (PR/AM, PR/RR); Visita às Escolas (PR/BA); Cidadão Mirim e Salão do Livro (PR/GO); Ações de cidadania no RS; Dia de Combate à Corrupção (PR/PI); Turminha do MPF em Minas Gerais; visita a aldeia indígena Charrua (PR/RS), além de várias ações para filhos de membros, servidores e terceirizados nas unidades do MPF.

Segundo Simone Barbosa, integrante do projeto Cidadão Mirim, o material da Turminha consegue alcançar as crianças e destacar a importância do exercício da cidadania desde a infância. "Os vídeos e gibis servem de apoio para nossos diálogos com as crianças. O roteiro é adaptado de acordo com a faixa etária dos visitantes, que varia entre 6 e 13 anos, e sempre é possível usar algum conteúdo da Turminha. No Cidadão Mirim, estamos semeando cidadania e a Turminha nos ajuda nessa missão", destacou a servidora.

Veja o novo vídeo da Turminha: