Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2019 / Transparência Ativa: Floriano (PI) e Teresina(PI) também recebem Projeto do MPF no Piauí

Transparência Ativa: Floriano (PI) e Teresina(PI) também recebem Projeto do MPF no Piauí

Transparência Ativa: Floriano (PI) e Teresina(PI) também recebem Projeto do MPF no Piauí

Foto: Liana Soares

O Município de Floriano (PI) também recebeu o projeto do Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), que dissemina temas de cidadania para alunos e professores da rede municipal, intitulado Transparência Ativa. Mais de 170 crianças e 20 professores da rede pública de Floriano, além de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, foram sensibilizados sobre os direitos e deveres resguardados pelo MPF pela equipe da PR/PI.

As dinâmicas, promovidas na última quarta-feira (18), ocorreram na Escola Municipal José Francisco Dutra. Seguindo a programação já realizada em Parnaíba (PI), a iniciativa se dividiu em dois momentos. O primeiro, direcionado para as crianças, contou com músicas, dança, contação de histórias, além de muita interação com as crianças, na faixa etária compreendida entre 6 e 7 anos. Já no segundo horário, o MPF foi apresentado aos professores pela equipe da PR/PI.

A animação do evento teve como ponto alto a participação dos bonecos da Turminha do MPF, em tamanho real. Utilizando-se da ludicidade e imaginação, os bonecos levaram magia e alegria para as crianças. Já na segunda parte do evento, a equipe realizou uma roda de conversa com os professores.

Nessa hora, além de promover uma abordagem geral sobre o campo de atuação do órgão, a equipe, composta pelas servidoras Cristian de Vasconcelos, Liana Soares e Veralúcia Fernandes, também sanou dúvidas dos profissionais da educação e exibiu um vídeo institucional que mostra de forma simples e sintetizada o trabalho do MPF.

No final da conversa, os professores solicitaram que seja realizada uma oficina sobre os direitos dos cidadãos direcionada a um número maior de profissionais da Secretaria. Elas acreditam que o primeiro passo para o exercício da cidadania é o conhecimento das leis.

Teresina - Na sexta-feira (20), foram as crianças de Teresina (PI) que receberam a visita da equipe e dos bonecos com os personagens da Turminha do MPF. Ao todo, 72 crianças da Escola Municipal Murilo Braga, localizada no bairro Marquês, interagiram sobre temas como acessibilidade, tráfico de animais silvestres e acessibilidade. As crianças assistiram aos vídeos da Turminha com essas temáticas e depois responderam perguntas sobre os principais pontos de reflexão abordados nas histórias interpretadas pelos personagens Malu, Rod, Alex, Maressa, Vó Zita, Sol, Professor Ari e Munani.

Além de participarem das reflexões, as crianças também brincaram com os bonecos, dançaram e leram parte do gibi que contém o perfil dos personagens. Elas também fizeram perguntas para a equipe sobre a atuação do MPF, maus tratos aos animais e os direitos das crianças. O momento com os professores ficou agendado para o próximo dia 30 de setembro.

Projeto Transparência Ativa – Desenvolvido pela Procuradoria da República no Estado do Piauí, com apoio da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, o projeto tem como foco a cidadania, estimulada por meio de eventos lúdicos com crianças do ensino fundamental, mini capacitações direcionadas aos professores e a prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo MPF, no estado, relativo ao combate à corrupção, em especial a improbidade administrativa, através da elaboração de hot site a ser divulgado para a sociedade.

Municípios contemplados – O Projeto desenvolvido como piloto no estado será promovido em quatro municípios: Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Eles foram selecionados em razão da presença de Unidades do MPF ( Procuradorias da República nos Municípios) em cada um deles.

 

Fonte: Ascom PR/PI.

registrado em: ,