Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2019 / Projeto Transparência Ativa dissemina cidadania para alunos e professores da rede municipal de Parnaíba (PI)

Projeto Transparência Ativa dissemina cidadania para alunos e professores da rede municipal de Parnaíba (PI)

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), promoveu uma ação socioeducativa na última sexta-feira (13.9) como parte do Projeto Transparência Ativa. A atividade foi destinada para alunos e professores da rede pública de ensino do município de Parnaíba (PI).

A ação, desenvolvida na escola municipal Roland Jacob, contou com a participação de aproximadamente 120 crianças, entre 6 e 7 anos, e 20 professores das escolas Pedro Pereira Fontenele, Maria Celeste de Jesus, Caio Passos, Ademar Neves, Isaías Pereira Galeno e Padre Zózimo de Moraes Tavares.

Dividida em dois momentos, a iniciativa teve início com a sensibilização das crianças sobre a importância do papel do MPF para a sociedade. Para isso, a equipe se utilizou da ludicidade proporcionada pelos personagens da Turminha do MPF (www.turminhadompf.mpf.mp.br), um projeto nacional desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República.

Com bonecos em tamanho real, gibis e brincadeiras, foram trabalhadas temáticas como o tráfico de animais, cuidados com o meio ambiente, respeito às diferenças e a importância do estudo no dia a dia escolar para o sucesso profissional. Estimuladas, as crianças dançaram, leram e interagiram ao serem questionadas sobre situações do cotidiano.

No segundo momento, a instituição foi apresentada para professores da rede municipal de ensino com ênfase no vasto campo de atuação do MPF. Para facilitar a percepção dos profissionais, foram utilizados exemplos da atuação do órgão e ainda a reflexão sobre situações em que eles podem demandar a instituição.

Projeto Transparência Ativa – Desenvolvido pela PR/PI, com apoio da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, o projeto tem como foco a cidadania, estimulada por meio de eventos lúdicos com crianças do ensino fundamental, mini capacitações direcionadas aos professores e a prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo MPF, no estado, relativo ao combate à corrupção, em especial a improbidade administrativa, através da elaboração de hotsite a ser divulgado para a sociedade.

Parcerias - As ações desenvolvidas em Parnaíba foram realizadas com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e o patrocínio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Municípios contemplados – O Projeto desenvolvido como piloto no estado será promovido em quatro municípios: Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Eles foram selecionados em razão da presença de Unidades do MPF ( Procuradorias da República nos Municípios) em cada um deles.

 

Fonte: Ascom PR/PI

registrado em: ,