Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2017 / Escola estadual no Recife recebe Turminha do MPF

Escola estadual no Recife recebe Turminha do MPF

A Procuradoria da República em Pernambuco (PR/PE) deu início ao projeto Turminha do MPF nas escolas do estado. No dia 21 de setembro de 2017, foram realizadas atividades na Escola Estadual Paulo de Souza Leal, no bairro de Tejipió, no Recife. Cerca de 70 alunos do 9º ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de saber o que é e como atua o Ministério Público Federal (MPF), por meio de explanação feita pela procuradora da República Ládia Mara Chaves Albuquerque.

De forma leve e com exemplos, ela detalhou a atuação dos procuradores da República, explicou por que a instituição é essencial ao funcionamento da Justiça e esclareceu que todos podemos ser parceiros do MPF na construção de um país melhor. A palestra abordou especialmente o tema Corrupção e Cidadania. “Buscamos nos aproximar da escola porque acreditamos que só existe um caminho para modificar nossa sociedade: pela educação”, enfatizou.

O procurador da República Luiz Vicente Queiroz encerrou o evento reiterando que o MPF vem contribuindo para a melhoria do país ao atuar como uma espécie de “advogado de toda a sociedade”. A apresentação dos personagens da Turminha, que buscam representar a diversidade da população brasileira, foi feita pelo servidor Rômulo Bourbon. Os alunos assistiram ainda a vídeo sobre a atuação institucional do órgão e ganharam gibis, marcadores de livro da Turminha do MPF e doces ao final.

O aluno Huan Davi aprovou a atividade. “Gostei especialmente de saber como o país está mudando pelo combate à corrupção”, afirmou. Marília Gabriela, também estudante da escola Paulo de Souza Leal, considerou interessante apreender sobre o MPF e o que ele pode fazer pela sociedade.

Concurso de redação - Os estudantes foram ainda convidados a participar de concurso de redação sobre a temática corrupção. Os três primeiros lugares irão visitar a sede da PRPE, acompanhados das professoras que estão apoiando a iniciativa e da diretora da escola, Íses Ávila, para receber uma premiação simbólica.

O objetivo do projeto é contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes mediante uso de linguagem, métodos e recursos apropriados à idade. O foco principal é estimular o exercício da cidadania e difundir o papel do Ministério Público Federal, contribuindo para a efetiva construção de uma sociedade participativa e atuante. A intenção da PRPE é estender o projeto a outras escolas do Recife.

 

Fonte: Ascom PR/PE. 

registrado em: ,