Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2013 / Turminha do MPF participa da Bienal do Livro no Rio de Janeiro

Turminha do MPF participa da Bienal do Livro no Rio de Janeiro

A estimativa é que o estande da Turminha tenha recebido mais de 30 mil crianças

No período de 1º a 11 de setembro de 2013, a Turminha do MPF participou da XV Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Todos os personagens da Turminha marcaram presença no evento e aproveitaram a participação para explicar aos visitantes como é o trabalho do Ministério Público Federal, além de divulgar as publicações do MPF, os gibis e os vídeos educativos do programa.

Estima-se que o estande da Turminha tenha recebido mais de 30 mil crianças de cem escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro. O aluno Vitor, 11 anos, aprovou o estande. "O gibi foi o que eu mais gostei. As histórias são muito legais". Já Taciele, 10 anos, disse que o que mais chamou sua atenção foi a união dos personagens. "Li o gibi e agora fiquei com vontade de entrar no site e conhecer melhor a Turminha".

 

Para os professores e coordenadores escolares, foi entregue o roteiro pedagógico e o guia para trabalhar o gibi em sala de aula. A professora da Escola Municipal Oscar Tenório Gisela Alves faz pós-graduação em Gestão Municipal pela Unirio, e o material infantil foi utilizado para que os alunos pudessem entender o que é responsabilidade fiscal. "Foi aí que eu conheci a Turminha do MPF".

Para Gisela, as informações são muito úteis em sala de aula. "O material da Turminha do MPF é muito importante, porque é difícil explicar para os meus alunos como eles pagam o meu salário. Esse material explica justamente os direitos de todos os cidadãos de maneira que as crianças e os adultos possam entender".


Além dos colégios, a Turminha também despertou o interesse de outras entidades que promovem cidadania para as crianças, tais como organizações não governamentais, fundações sociais e até representantes de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que desejavam trabalhar o conteúdo infantil no MPF nas comunidades pacificadas.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Conti, “a bienal foi uma oportunidade de o MPF ir ao encontro da sociedade. É um momento de interagir”. Segundo ela, a Turminha é um instrumento facilitador por proporcionar um diálogo mais fácil e atrativo porque usa uma linguagem simples e didática. “As crianças são multiplicadores de informação. Quando chegamos nelas, também chegamos nos adultos”, destaca.

 

A participação do Ministério Público Federal no evento contou com parceria da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).


Para os adultos -
Além do material da Turminha, foi distribuído para o público adulto o livro MP Brasil, que traça o perfil do Ministério Público Brasileiro, e a folheteria temática, com fôlderes sobre às áreas de atuação da instituição. Os temas mais procurados foram meio ambiente e direito do consumidor.

 

Para o público especializado em Direito, o estande disponibilizou livros e outras publicações da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). As obras tratam de meio ambiente, direito trabalhista, direito administrativo, etc.

 


registrado em: , ,