Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2012 / Turminha do MPF é apresentada a alunos de Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Turminha do MPF é apresentada a alunos de Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Turminha do MPF é apresentada a alunos de Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Os personagens da Turminha do MPF encantaram as crianças da Escola Maria Stael de Medeiros Teixeira

A Procuradoria da República no Município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, realizou, em 27 de março de 2012, o lançamento da Turminha do MPF para cerca de 200 alunos da Escola Maria Stael de Medeiros Teixeira. O evento é resultado de uma parceria entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Secretaria de Educação do município.

O lançamento contou com palestras para os pedagogos da rede municipal de ensino de Cachoeiro ministradas pelo procurador da República Marco Mazzoni, que falou sobre a instituição, e pela servidora da Ascom Gabriela Rölke, que apresentou o projeto. Em seguida, houve uma apresentação sobre a Turminha para os alunos do 1º ao 5º ano. A escola foi escolhida por estar localizada em um bairro carente e por já ter começado a trabalhar os materiais da Turminha com os estudantes.

Na apresentação, os alunos conheceram melhor o MPF, assistiram vídeos da Turminha e receberam a visita dos bonecos mascotes da Malu, do Rod e do Munani, representados pelos servidores Karilena Charra Ramos, Abenilton Hipólito de Araújo Júnior e pela estagiária Arlinda Bresser de Carvalho. Além de interagir com os alunos, eles apresentaram um teatro sobre o MPF e também cantaram e dançaram para as crianças. Também participaram do lançamento os servidores Dulciane Vieira, responsável pelo projeto na Ascom, Sebastião Maria da Silva, Daniel da Cruz Gomes e Carlos Robson Lemos Vieira.

Para o procurador da República Marco Mazzoni, idealizador do lançamento da Turminha em Cachoeiro, a campanha cumpre o importante papel de trazer valores de cidadania para as crianças. “Esse trabalho é essencial para que as futuras gerações tenham consciência de sua cidadania e possam contribuir para uma sociedade mais justa. A integração dos professores à campanha é o primeiro passo, já que eles são imprescindíveis para a formação dessas novas personalidades”.

Personagens da Turminha
A servidora Karilena, que participou da elaboração da campanha desde o início e vestiu o boneco mascote da Malu, ficou emocionada com o sucesso da campanha. “Desde o início, eu já havia criado uma grande expectativa, mas não imaginava que seria tão maravilhoso e indescritível. Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade de ter vivido aqueles momentos e ter levado um pouco de alegria e cidadania aquelas crianças”.

Mas a grande surpresa do evento foi o talento do coordenador da PRM Cachoeiro, Abenilton, ao encarnar o personagem Rod. Ele explica que é só vestir a fantasia que a pessoa se transforma. “Fiquei impressionado pelo fato de as crianças já conhecerem o personagem, não imaginava que teríamos aquela acolhida. Já estávamos animados, pois quando resolvemos fazer o lançamento a empolgação do Dr. Marco contagiou a todos, mas no dia do evento percebi que realmente podemos contribuir com a sociedade local e não só para ajudar, mas também para compartilhar experiências e aprender. Agora, quando nos depararmos com processos envolvendo a educação, vamos olhar de forma diferente, menos fria, porque a experiência nos trouxe uma nova visão”.

Para Abenilton, a simplicidade dos vídeos e desenhos permite que as crianças percebam os conceitos morais passados pelos materiais. “É difícil para uma criança entender o conceito de corrupção, mas a forma como é mostrado deixa claro o conceito de honestidade, a diferença entre o que é certo e o que é errado”.


Fonte: Ascom PR/ES

 

registrado em: , , ,