Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2012 / Escola Madre Paulina, em Valparaíso de Goiás, recebe Turminha do MPF

Escola Madre Paulina, em Valparaíso de Goiás, recebe Turminha do MPF

Turminha do MPF em Valparaíso de Goiás. Foto Gilmar Félix (15)

Munani, Rafinha, Rod, Maressa e Sol chegam para a festa

 

A Turminha do MPF esteve na Escola Municipal Madre Paulina, em Valparaíso de Goiás (GO), em 18 de outubro de 2012, onde 400 crianças cursam o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Em 2011, elas aprenderam sobre cidadania utilizando o gibi da Turminha e, na semana passada, receberam os servidores do Ministério Público Federal com faixas de boas-vindas no muro e lindos desenhos dos personagens, feitos por elas, decorando os murais do pátio da escola.

Turminha do MPF em Valparaíso de Goiás. Foto Gilmar Félix (5)

Desenhos dos personagens da Turminha no mural do pátio da escola


A festa foi muito animada e durou a tarde toda. Teve apresentação de danças e teatro pelas crianças e pelas servidoras da Procuradoria da República em Goiás Ivone Oliveira e Sílvia Goyany França, além da exibição dos vídeos da Turminha e da visita dos personagens Rod, Malu, Sol, Maressa, Munani e Rafinha. Também participaram do evento professores, pais, a representante da Secretaria de Educação do Município, servidores da Secretaria de Comunicação e do Programa de Gestão Ambiental do MPF.


Turminha do MPF em Valparaíso de Goiás. Foto Gilmar Félix (8)
Professor Renato conversa com os alunos

Os  alunos do 4º ano homenagearam o centenário de nascimento do rei do baião, Luiz Gonzaga. Vestidos com o mesmo traje usado pelo sanfoneiro e com as letras do alfabeto penduradas no pescoço, eles dançaram e cantaram a música "ABC do Sertão".

Depois foi a vez dos alunos do 1º ano (turmas A e B) apresentarem uma peça em que uma formiguinha tem seu pezinho preso por um floco de neve e tenta conseguir ajuda do sol, do muro, do rato, do gato, do cachorro, do homem, da morte e, ainda assim, não consegue se libertar. Finalmente, quando já estava quase morrendo de frio, pede ajuda a Deus e ele a salva enviando a primavera para derreter a neve.

 

Turminha do MPF em Valparaíso de Goiás. Foto Gilmar Félix (10)

Alunos do 1º ano apresentam peça da formiguinha, do projeto Mala do Livro



 Turminha do MPF em Valparaíso de Goiás. Foto Gilmar Félix (11)
Dança das alunas do 5º ano (Turmas A, B e C)

Para encerrar a apresentação infantil, onze alunas do quinto ano dançaram uma linda coreografia preparada pelas professoras Denise, Josélia e Flávia como parte de um projeto que buscou homenagear a família.

A faxineira Alímpia divertiu muito as crianças com as suas trapalhadas
 
A honestidade no dia a dia e a discriminação contra pessoas mais humildes foram temas que as servidoras responsáveis pelo projeto Cidadão Mirim, da PR/GO, levaram para o debate com os alunos. Em peça teatral que contou com grande participação do público, Alímpia, uma faxineira bem divertida, resiste em cumprimentar as crianças porque acha que não falarão com ela, como  quase todas as pessoas com quem convive e que passam por ela sem enxergá-la, como se fosse invisível.
 

Turminha do MPF em Valparaíso de Goiás. Foto Gilmar Félix (12)

  Sílvia Goyany, a esquerda, e Ivone Oliveira, representando a faxineira Alímpia


Depois, enquanto varre a escola com sua vassoura catapora, encontra 100 reais no chão e quer usá-los para comprar um CD de presente de aniversário para a sobrinha. Quando o dono do dinheiro aparece, ela, num primeiro momento, se recusa a devolvê-lo, até ser convencida pelas crianças e pela própria consciência que não era certo se apropriar do que não lhe pertencia. Feliz por ter resistido à tentação, Alímpia canta com o público música que incentiva ser honesto e dizer não à corrupção.
 

Os personagens da Turminha do MPF chegaram no final da festa


Turminha do MPF em Valparaíso de Goiás. Foto Gilmar Félix (17)

 

Outro momento de grande alegria foi a chegada dos personagens da Turminha à escola. As crianças estavam ansiosas pela chegada deles e correram para abraçá-los e apalpá-los, como se buscassem a confirmação de que eles realmente existem. Passado o teste, tiraram fotos com os seus personagens prediletos.

 

 Turminha do MPF em Valparaíso de Goiás. Foto Gilmar Félix (18)

 
Os alunos já conheciam cada um deles pela leitura do gibi ou pela visita ao site da Turminha. Alguns têm suas preferências, como Marcela, de 9 anos, que adora a vó Zita, “a mais bonita de todos”, na opinião dela. Verônica gosta mais da Malu, Michele se identifica com a Sol e Lorraine prefere a Maressa.

Ao final da festa a cantina da escola serviu lanche para todos os presentes.

Veja aqui as fotos da festa.