Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2011 / Turminha do MPF inspira peça encenada por alunos do Ensino Fundamental de Capão da Canoa (RS)

Turminha do MPF inspira peça encenada por alunos do Ensino Fundamental de Capão da Canoa (RS)

Quem foi até o auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4) na tarde do dia 3 de outubro, conferiu uma atividade até então inédita na Regional. Crianças entre 6 e 15 anos, alunos da rede de ensino fundamental de Capão da Canoa, praia do litoral norte do Rio Grande do Sul, atuaram, cantaram e encantaram membros e servidores com uma encenação baseada na Turminha do MPF.

Primeiro com fantoches, depois em dramatização das próprias crianças, a peça explica, com linguagem simples e infantil, os direitos assegurados aos menores pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O assim chamado Teatro Catavento é, na realidade, uma das oficinas do Piá Legal, projeto de apoio assistencial no turno inverso ao da escola. Os pequenos, vítimas do trabalho infantil ou em situação de risco pessoal e social, também fazem aulas de informática, artesanato, educação física, dança, música, surfe, entre outros.

O sucesso da peça, porém, já fez a trupe viajar para algumas cidades do Rio Grande do Sul. O coordenador e supervisor do Piá Legal, professor Luciano Luiz Flores, explica que conheceu a Turminha do MPF em uma viagem a Brasília. Gostou do projeto e adaptou um teatro baseado nos personagens. Eles vieram a Porto Alegre nesta segunda-feira justamente para apresentar a peça na Jornada Estadual dos Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no auditório do MP-RS.