Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2011 / MPF leva cartilha cidadã às escolas do Paraná

MPF leva cartilha cidadã às escolas do Paraná

O procurador da República na cidade paranaense de Francisco Beltrão, no Paraná, Marcelo Godoy conversou, no início de outurbro de 2011, com cerca de 60 diretores de escolas do Núcleo Regional de Educação da cidade sobre a cartilha “Polícia Cidadã”. Também foram distribuídos 400 exemplares para serem levados a escolas de 20 municípios da região.

A cartilha foi produzida pelo Grupo de Trabalho em Controle Externo da Atividade Policial (GT-CEAP) do Ministério Público Federal. Os objetivos principais são a aproximação entre o cidadão e a polícia, e a orientação sobre os direitos e deveres no relacionamento com as polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal. Outra importante finalidade da cartilha é orientar o cidadão a quem recorrer no caso de abusos, violência e corrupção policial, esclarecendo o papel das Corregedorias e do Ministério Público no controle das polícias.

O procurador da República ressalta a importância de levar a cartilha aos professores da rede pública: “Nossa intenção foi ir além de simplesmente distribuir o material. Quisemos apresentar a cartilha aos professores e conversar com eles sobre como este material pode auxiliar as pessoas a exercer a cidadania. Os professores são importantes agentes sociais que podem levar adiante essa mensagem, não só aos alunos, mas também à comunidade em que a escola está inserida.” De acordo com Godoy, a experiência foi muito bem sucedida, já que gerou grande atenção por parte dos professores e propiciou também aproximação e conhecimento, por parte da comunidade, sobre as funções do MPF.

Fonte: Ascom PR/PR

 

registrado em: , ,