Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2010 / Visitantes da Feira do Livro de Brasília elogiam Turminha do MPF

Visitantes da Feira do Livro de Brasília elogiam Turminha do MPF

 

>> Veja a galeria de fotos

 

turminha na feira do livro 6

A Turminha do MPF esteve presente na 29ª Feira do Livro de Brasília, que ocorreu de 8 a 17 de outubro de 2010, no Pavilhão do Parque da Cidade. Por meio de gibis, caderninhos de colorir, cartilhas e desenhos animados, o projeto desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da PGR explicou para crianças e adolescentes como o MPF atua em defesa dos direitos dos cidadãos. Passaram pelo estande da PGR estudantes entre 6 e 12 anos. Os pequenos cidadãos puderam assistir a desenhos com explicações simples e aprenderam de forma lúdica sobre conceitos de acessibilidade, tráfico de animais e direitos do consumidor.
 


A estudante universitária Thalita Barbosa, 28 anos, ficou admirada com iniciativa da PGR de levar desde cedo o ensino sobre os direitos e deveres. Para ela, iniciativas como essas são fundamentais para criar uma identidade cidadã nas crianças. “Promover essa interação entre a escola e o governo é fundamental. Está faltando esse tipo de trabalho dentro da nossa sociedade, sobretudo voltado para os nossos direitos”, afirmou.

Ela gostou tanto da ideia que pretende torná-la tema de sua monografia quando for concluir seu curso de direito da Universidade Católica de Brasília. “Vejo que é tão difícil para o cidadão leigo entender nossas leis. As pessoas têm acesso à Constituição, mas não têm conhecimento pleno de seu conteúdo. Que bom que as crianças, ainda tão pequeninas, estão tendo essa oportunidade”.
 


A Turminha do MPF teve na Feira do Livro a oportunidade de vislumbrar o universo que suas ações podem atingir e ter retorno das atividades que vêm desempenhando durante esse tempo. Antônio Renato Ferreira é professor do 3º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Madre Tereza de Valparaíso. Foi visitando a feira que conheceu a Turminha do MPF. Juntamente com outros professores, demonstrou interesse em levar o trabalho de conscientização realizado pela Turminha do MPF para a escola onde atua. “Essa ação é louvável, principalmente por serem crianças, que estão em uma fase boa de absorver os conteúdos, independente de serem simples ou não”, conta.

A diretora Marcia Gomes Fernandes, do Colégio Avanse, ficou satisfeita com tudo que viu no espaço da PGR e também demonstrou interesse em dar continuação ao que foi ensinado na feira. “Quando chegar à escola, nós vamos trabalhar essas cartilhas, que casam perfeitamente com o conteúdo que estamos trabalho em sala de aula”, explica a professora.
 

registrado em: , , ,