Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2010 / PR/GO lança piloto do projeto “Cidadão-Mirim”

PR/GO lança piloto do projeto “Cidadão-Mirim”

O dia 15 de outubro de 2010 foi repleto de muita diversão e informação para cerca de 50 crianças que estiveram presentes na Procuradoria da República em Goiás. Filhos, sobrinhos ou afilhados de procuradores, servidores, estagiários e terceirizados participaram do piloto do projeto “Cidadão Mirim”, uma iniciativa do Memorial da PR/GO.

Crianças de todas as idades se reuniram no auditório da PR/GO para assistir à apresentação teatral "A família da Dona Sabina". A encenação mostrou como o Ministério Público Federal está presente na vida de uma família comum.

A personagem “Vovó Sabina” é bem informada, conhece seus direitos como cidadã  e esclarece a família e seus amigos sobre a atuação do MPF. Foram abordados temas como o respeito a diversidade, a acessibilidade, a corrupção e o“bullying”. A “Campanha Carne Legal" do MPF também foi mencionada.

Após a peça, as crianças lancharam, assistiram a um desenho animado do Turminha do MPF e, ainda, ao teatrinho "Uma viagem no tempo - A História do MPF/GO", com a fantoche Lilica e com a professora Simone. A apresentação no espaço do Memorial teve como objetivos:
- informar e divulgar a Turminha do MPF, por meio de material gráfico (cartilhas, folders, cartazes) e vídeo;
- sensibilizar as crianças quanto à importância da preservação da memória institucional.

A servidora Simone, na ocasião “Professora Simone”, relatou a trajetória do MPF/GO desde a Monarquia até os dias de hoje, isso com as intervenções da personagem Lilica, fantoche que ganhou a simpatia das crianças presentes. Ao final, as crianças puderam representar suas impressões do diferente passeio por meio de desenhos.

Antes de irem embora, os participantes-mirins do projeto ganharam um “Kit Cidadania”, composto pela Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente em tirinhas, panfleto sobre a Campanha da Carne Legal, panfleto sobre as eleições, gibi "MPF - o que é isso?", adesivo, marcador de página e livrinho de colorir da Turminha do MPF.

Segundo o procurador da República Daniel de Resende Salgado, presidente da comissão do Memorial, os desenhos feitos pelas crianças revelam que, de fato, muitas delas conseguiram assimilar os valores da instituição transmitidos por meio das atividades lúdicas e pedagógicas.

O projeto tem a intenção de receber alunos da primeira etapa do ensino fundamental. Com a experiência bem-sucedida e com alguns ajustes, a previsão é que o projeto seja brevemente implementado. “Que esse projeto tenha vida longa e que, agora, possamos direcionar o belíssimo trabalho ao público externo”, destaca Daniel Salgado.



 
 
 

registrado em: , ,