Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / O MPF / Professor Ari explica a atuação do MPF / #ProfessorAriExplica: direitos dos cidadãos

#ProfessorAriExplica: direitos dos cidadãos

avatar-Ari.gifOi, Turminha, hoje vamos conversar sobre direitos dos cidadão. Vocês sabiam que no MPF tem procuradorias regionais que cuidam só desses direitos?

Turminha: Não.


Professor Ari:
Pois é, pessoal, uma das missões do MPF é justamente garantir o respeito aos direitos humanos e os procuradores dos Direitos dos Cidadãos trabalham para a construção de uma sociedade com mais inclusão das minorias e mais justa.

avatar-Sol.gifSol: Mas, professor Ari, como assim? Os procuradores dos Direitos dos Cidadãos cuidam de quê?


Professor Ari: Esses procuradores tratam de questões como: acesso à informação e a Justiça, saúde, alimentação, educação, moradia, liberdade de expressão, segurança, reforma agrária e direitos das crianças, adolescentes, mulheres, idosos e de pessoas com deficiência.

avatar-Alex.gifAlex: Que legal, professor Ari! Esses procuradores então podem ajudar para que eu seja incluído cada vez mais na sociedade?


Professor Ari: Isso mesmo, Alex. Os procuradores dos Direitos dos Cidadãos conseguiram aumentar a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Além disso, o MPF trabalha para não deixar que falte merenda nas escolas públicas e que ela seja de boa qualidade nutricional. Também trabalha para que os governos municipais, estaduais e federal repassem as verbas para saúde como manda a lei. Tudo isso melhora as condições de vida da nossa população.

avatar-Maressa.gif Maressa: Então os procuradores dos Direitos dos Cidadãos ajudam muito as crianças, né, professor?


Professor Ari: Isso mesmo! Eles também combatem o trabalho infantil, a exploração de crianças e adolescentes e a pedofilia.


avatar-Munani.gif Munani: E como nós podemos exercer nossa cidadania?

 

Professor Ari: Munani, o primeiro jeito de exercermos a cidadania é justamente saber quais são os nossos direitos e deveres presentes na Constituição e nas leis. Assim, quando constatarmos ilegalidades, podemos denunciá-las ao MPF.

 

avatar-Rafinha.gif Rafinha: E como eu posso saber qual é o procurador dos Direitos dos Cidadãos na minha cidade?


Professor Ari: No http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/pfdc, você encontra o nome e o contato dos procuradores da sua cidade do seu estado.

O professor Ari começou a explicar para as crianças cada tema de atuação da instituição. Acesse: como funciona o MPF.

registrado em: , ,