Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / O MPF

MPF, o que é isso?

quadro-1.gif

quadro-2-4.gif

quadro-3.gif

quadro-5.gif

quadro-6.gif

quadro-7-8.gif

quadro-9.gif

quadro-10.gif

quadro-11.gif

quadro-12.gif

quadro-13.gif

quadro-14.gif

quadro-15.gif

 

Descrição da imagem:

Malu: Pessoal, vocês sabem o que é MPF? Eu, apesar de fazer parte da Turminha, ainda não sabia muito bem. Por isso, achei melhor perguntar ao professor Ari. Descobri que o MPF é muito importante, pois protege os nossos direitos. 

Malu: Professor, o que é MPF?
Professor Ari: MPF significa Ministério Público Federal.O MPF defende os direitos das pessoas, protege a natureza, cuida das nossas cidades históricas, da nossa cultura, dos direitos dos índios, das eleições... 
Malu: Fiquei confusa. O MPF então é uma pessoa ou um personagem assim como nós?
Professor Ari: Na verdade, é uma instituição. Reúne várias pessoas que trabalham para garantir a todos nós, crianças, adolescentes, adultos e idosos, nossos direitos.
Malu: Mas quem são essas pessoas que trabalham lá?
Professor Ari: São os procuradores da República, os procuradores regionais da República e os subprocuradores-gerais da República, com a ajuda de servidores públicos.
Malu: E quem é o chefe deles? É o presidente?
Professor Ari: Não, é o procurador-geral da República.
Malu: Ah, eu já ouvi meus pais falarem uma vez desse procurador-geral da República. Ele trabalha em Brasília, não é? Todos do MPF trabalham lá?
Professor Ari: Alguns trabalham em Brasília, mas os procuradores da República estão por todo o Brasil. Em todas as capitais dos estados, no Distrito Federal e em diversos municípios existem as Procuradorias da República, ou seja, o MPF está presente em todo o Brasil, para proteger o direito do povo. 
Malu: Você disse que o Ministério Público Federal, entre outras coisas, protege a natureza. Eu já vi pessoas jogar lixo no mar e vender em feiras animais que deveriam estar na floresta. 
Professor Ari: Isso acontece, mas é crime. E o MPF conta com nossa ajuda para saber o que está acontecendo de errado por aí.
Malu: E como as pessoas podem entrar em contato com o MPF?
Professor Ari: No site da PGR - www.pgr.mpf.gov.br tem o endereço de todas as Procuradorias. E aqui no site da Turminha vai ter sempre informações sobre o que o MPF faz.

registrado em: ,