Você está aqui: Página Inicial Proteja a Natureza Lixo e reciclagem Como deixar a terra mais bonita reciclando?

Como deixar a terra mais bonita reciclando?

— registrado em: ,

Esta foi a pergunta da Gabrielle, de 11 anos.

Gabrielle, você já tem a resposta para sua pergunta! Como fazer para deixar o planeta Terra mais bonito? Reciclando!

Primeiro, vamos explicar um pouco o que é a reciclagem. Trata-se de um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Dessa forma, é importante separar os materiais que podem ser reciclados para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo não reciclável. É a Coleta Seletiva feita em casa.

O Distrito Federal (DF), por exemplo, não conta com um programa de coleta seletiva de lixo, mas com um projeto piloto de coleta, que atua somente em algumas cooperativas. Hoje, somente 5% de todo o lixo coletado na região é reciclado, e as cerca de 70 mil toneladas de lixo produzidas por mês vão para o Lixão da Estrutural.

Mas, de alguma forma, o DF já está a caminho para que a coleta seletiva dê certo, pois o último estudo divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente apontou que 31% da sua população separa o lixo seco do molhado (orgânico). O levantamento revelou também que 81% dos moradores do DF consideram que cuidar do meio ambiente é mais importante que o crescimento econômico.

Formas de reciclagem - Existem várias formas de reciclagem que ajudam a cuidar do meio ambiente e da saúde das pessoas, mas, em geral, costuma-se separar os seguintes materiais do restante do lixo:

  • metais
  • vidros
  • lâmpadas fluorescentes
  • embalagens
  • plásticos
  • papéis


Confira o tempo de absorção de alguns materiais pela natureza:

Jornais: .......................................................2 a 6 semanas;

Embalagem de papel:..................................1 a 4 meses;

Pontas de cigarro:........................................2 anos;

Chicletes:.....................................................5 anos;

Nylon:..........................................................30 a 40 anos;

Latas de alumínio:........................................100 a 500 anos;

Pilhas:...........................................................100 a 500 anos;

Sacos e copos de plástico: ...........................200 a 450 anos;

Garrafas e frascos de vidro:..........................tempo indeterminado.

A coleta seletiva do Distrito Federal
Com o Novo Plano de Coleta Seletiva do DF, o foco do Serviço de Limpeza do Governo do Distrito Federal é dividir o DF em quatro grandes lotes, de acordo com a capacidade de geração de lixo seco (reciclável) em cada ponto. Desta forma, a coleta seletiva atenderia a toda a região, ao invés de apenas alguns pontos, como acontece hoje.

Outra meta é que até 12% de todo o lixo recolhido no DF seja reciclado. Para alcançar esse número, o GDF conta com a implementação do aterro sanitário em Samambaia (região administrativa do DF), além da criação de 12 unidades de triagem de resíduos recicláveis, previstas para também serem inauguradas com a coleta seletiva.

Os catadores, organizados em cooperativas, poderão fazer a coleta dos materiais e revender às empresas de reciclagem. O que não for aproveitado será enviado ao aterro em Samambaia.

 

Fontes:


Leia também:

 

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas por outras crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.

Ações do documento
Ferramentas Pessoais