Você está aqui: Página Inicial Proteja a Natureza Poluição e aquecimento global O que é o aquecimento global?

O que é o aquecimento global?

— registrado em: , , ,

Esta foi a perguna feita pela Amanda, de 9 anos.

O aquecimento  global é o aumento da temperatura do planeta provocado pelo efeito estufa, um fenômeno que ocorre quando o calor do Sol acumula-se na superfície e na atmosfera da terra e não consegue dispersar-se porque é retido por uma barreira formada por muitos gases poluentes, que agem como se fossem o vidro de uma estufa de plantas.

Esses poluentes são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o  monóxido de carbono, derivados principalmente da queima de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel, carvão mineral e gás natural. O desmatamento e a queimada das florestas, assim como a impermeabilização do solo (muito asfalto e construções nas cidades, com pouca área verde) também contribuem para as alterações climáticas.

Conseqüências - O aumento da temperatura no planeta provoca o derretimento das calotas polares (o gelo nos pólos Norte e Sul da Terra) principalmente na região do oceano Ártico, onde a área está sendo reduzida e a camada de gelo tornando-se mais fina. Segundo os cientistas, se as calotas polares derreterem, haverá uma elevação de cerca de 7 metros no nível dos oceanos, e muitas cidades do litoral vão ficar debaixo d'água.

As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo a cobertura de gelo e neve. Os Alpes, por exemplo, que fica nas fronteiras da França com a Suíça e onde muitos europeus costumam esquiar no inverno, já perdeu 40% da sua neve. No monte Kilimanjaro, na Tanzânia, a neve também corre o risco de desaparecer nas próximas décadas.

O aumento do calor faz crescer os desertos no planeta e provoca a morte de muitos animais e plantas. Os cientistas climáticos dizem que o aquecimento do planeta pode provocar muitas secas, falta de água potável e dificuldades na produção de alimentos. Regiões que costumavam ter temperaturas amenas, como a Europa, têm tido verões tão quentes que muitos idosos e crianças passam mal e morrem. 

Aumentam também as mortes causadas por grandes tempestades e inundações. As enchentes que causaram a morte de mais de 1000 pessoas na região serrana do Rio de Janeiro, em janeiro desse ano, parecem já ser um exemplo das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.

Com a temperatura mais alta, a evaporação das águas dos oceanos é maior, e isso causa a formação de furacões, tufões e ciclones de maior intensidade e poder de destruição. Em 2005 o furacão Katrina destruiu a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, e matou muita gente. As regiões Sul e Sudeste do Brasil, por exemplo, passaram a ser atingidas por ciclones, o que antes não acontecia.

Como evitar o aquecimento global - Para combater o aquecimento do planeta é preciso diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, as queimadas e o desmatamento das florestas. Para se alcançar esse objetivo muitas reuniões internacionais vem sendo feitas nos últimos anos com a participação de todos os países do mundo. Mas os chefes de Estado não conseguem chegar a um acordo porque os países que mais poluem a atmosfera não aceitam limitar a poluição provocada por suas indústrias porque acreditam que isso reduziria o crescimento de suas economias.

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas por outras crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.

Leia também:

O que fazer com nosso lixo?

Ações do documento
Ferramentas Pessoais