Você está aqui: Página Inicial Proteja a Natureza Água Preservar a água: nosso desafio

Preservar a água: nosso desafio

— registrado em: , ,

Águas são muitas, infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem. Mas o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que será salvar esta gente.

Esse é um trecho da carta que o escrivão Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei D. Manuel, em 1500. Ela é considerada o primeiro documento e o primeiro texto literário da nossa história. Nela é impresso o reconhecimento feito por Pero Vaz à generosa quantidade de água avistada nas terras “recém-descobertas”.

Passados mais de 500 anos, precisamos transformar atitudes e usar a água com sabedoria. O consumo da água pelo homem requer respeito, afinal, como descreve a Declaração Universal da Água, ela é a seiva do nosso planeta e condição essencial da vida.

 

Caminho das Águas
O projeto Caminho das Águas é uma parceria entre a Agência Nacional da Água e a Fundação Roberto Marinho. Ele oferece ao professor de escolas públicas instrumentos didáticos para a iniciação dos alunos do segundo segmento do ensino fundamental nos procedimentos da pesquisa científica - observação, experimentação e registro - e mostra, com exemplos concretos que poderão ser adaptados à realidade local, como planejar atividades educativas de alcance social na escola e na comunidade.

Clique aqui e acesse o portal Caminho das Águas.

 


 

 

 

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais