Você está aqui: Página Inicial Proteja a Natureza Água Por que existe água e por que temos que economizar?

Por que existe água e por que temos que economizar?

— registrado em: , , ,

Em 22 de março é comemorado o dia da água. Para lembrar a data, a Turminha publica resposta às perguntas de três leitores: Água é muito importante para economizar? (Vinícius, 7 anos) Por que existe água e por que temos que economizar? (Jó, 13 anos) Por que há pessoas que gastam muita agua sabendo que ela é importante? (Noelle, 6 anos)

Por que a água existe nós não saberíamos explicar, pois em alguns planetas há água e em outros não. Só sabemos que, por alguma razão, na Terra a existência dela foi possível porque havia átomos de hidrogênio e de oxigênio que se combinaram para formar a molécula da água (H2O), que é feita de dois átomos de hidrogênio e de um de oxigênio. Esses átomos de hidrogênio vão se ligando a outros átomos de oxigênio, que por sua vez se ligam a mais dois átomos de hidrogênio, e assim por diante, formando a água.

Se em nosso planeta não houvesse água, não haveria possibilidade de existir vida aqui, pois as plantas, animais e seres humanos não podem sobreviver sem ela. O peso do nosso corpo, por exemplo, é constituído de 50% a 75% de água, dependendo da idade, do sexo e da quantidade de gordura da pessoa. Os fluidos do nosso corpo são misturas químicas complexas que, na sua maioria,  estão dissolvidas ou suspensas em água. Por isso, se não bebêssemos água nós morreríamos.

Infelizmente, as águas do nosso planeta estão ficando cada vez mais poluídas por causa dos esgotos sem tratamento e produtos químicos que são jogados nos rios e nos mares todos os dias. Como a água dos rios está muito poluída, antes de chegar em nossas casas ela precisa passar primeiro por uma usina de tratamento para a retirada dos poluentes, pois a água sem tratamento pode transmitir várias doenças, como a diarréia, o cólera, a esquistossomose e várias outras.

O processo de tratamento para despoluir a água custa caro, e por isso é importante não desperdiçá-la. Se tomamos banho demorado, escovamos os dentes ou lavamos a louça com a torneira aberta estamos jogando água fora sem necessidade. Podemos também economizar água não dando descarga no vaso sanitário sem necessidade, consertando os vazamentos nos encanamentos de casa, molhando as plantas com o regador e lavando o carro com balde, em vez de usar a mangueira, e não jogando óleo de frituras no ralo da pia, pois o óleo polui os rios e dificulta o tratamento da água.

Fonte:
Anatomy & Physiology
Kenneth Saladin


Para conhecer os ciclos da água, as utilidades dela e como economizá-la, acesse a cartilha “Ser amigo da água”.

Convidamos você a visitar a página "Pergunte à Turminha" para conhecer mais perguntas feitas por outras crianças (e suas respostas)  e também a nos enviar as suas dúvidas.
 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais