Você está aqui: Página Inicial Perguntas e Respostas

area1

Perguntas e Respostas

 Leia aqui as respostas a perguntas dos amigos da Turminha do MPF.


Qual é a origem do dia dos trabalhadores, 1º de maio? (Isabel, 13 anos)

Resposta do Rafinha: No dia 1º de maio de 1886, houve uma manifestação de milhares de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, para  reivindicar a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. No mesmo dia, foi deflagrada uma greve geral naquele país. Em 3 de maio, uma nova manifestação dos grevistas foi reprimida pela polícia, resultando na morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, durante novo protesto, um desconhecido lançou uma bomba que matou sete policiais.  Em represália, a polícia atirou na multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas.
 
Em 1989, a Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário, e a data escolhida foi o 1º de maio, em homenagem às lutas sindicais de Chicago.

Clique aqui para ler a resposta completa.

 

Você acha que os recursos naturais são importantes para nós? Como? (Lays, 12 anos)

 Resposta do Munani: Lays, nós já respondemos uma pergunta bem parecida com a sua, feita pela Poliana. Por favor, cliqui aqui para ler a resposta.


Por que receber assistência médica gratuita nos hospitais públicos é um direito da criança? (Luiz Henriky, 12 anos)

Resposta da Maressa: Por que foi isso o que o povo brasileiro decidiu quando, por meio dos representantes que elegeu para compor a Assembleia Nacional Constituinte, redigiu a Constituição Federal de 1988, a lei maior do país. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/1990) também assegura esse direito. Veja aqui o que diz essa legislação sobre o tema do direito a saúde. 


Como é causado o tétano nas pessoas? como elas pegam o tétano? (Francisca, 12 anos)

Resposta do Alex: O tétano é uma doença grave, causada pelo bacilo tetânico, que pode estar presente em objetos de metal, de madeira, de vidro ou mesmo soltos no solo (pregos, latas, ferramentas agrícolas, cacos de vidro, galho de árvore, espinhos, pedaços de móveis e outros).

As pessoas podem adoecer quando, acidentalmente, sofrem lesões na pele (ferimentos, cortes, perfurações) por objetos deixados no ambiente e contaminados pelo bacilo.

Clique aqui para ler a resposta completa. 

 

Que tipo de alimentos fortalecem os ossos? por que? (Joana de Souza, 21 anos)

Resposta da vó Zita: Para termos ossos saudáveis, é preciso que nossa alimentação inclua cálcio e fósforo, minerais que formam a base da estrutura óssea. Eles estão presentes em grande quantidade no leite e laticínios (produtos feitos a base de leite), no salmão, em sardinhas, amêndoas, espinafre e demais vegetais de folha verde.  

Existem outros alimentos ricos em cálcio, como legumes, sementes e frutas. Uma das substâncias mais importantes para a correta absorção do cálcio pelo organismo é a inulina, uma fibra alimentar que favorece o desenvolvimento da microflora intestinal, promovendo a solubilidade do cálcio presente no intestino. Ela está presente, por exemplo, no trigo e na cebola. Por isso, o pão feito de trigo integral é uma ótima opção para a saúde óssea, assim como para o organismo em geral, pois é uma ótima fonte de fibras e de vitaminas do complexo B.

Clique aqui para ler a continuação da história.

 

Como posso fazer uma história em quadrinhos sobre radiação só que seja divertida? (Carlos, 11 anos)

Como que posso criar um gibi sobre a escravidão? (Nicolly, 13 anos)

Resposta da Turminha: Olá, Carlos e Nicolly!

Carlos, a função de uma história em quadrinhos é o entretenimento. Por isso, mesmo quando o tema é um pouco mais duro, mais difícil (como no caso da radiação), é possível tentarmos torná-lo mais leve. Uma das formas de se fazer isso é utilizando o humor, ou seja, podemos tentar falar do assunto de um jeito engraçado. Quer um exemplo? Tente dar um nome meio maluco para o vilão, batize-o com algo que tenha a ver com radiação, mas que retire o caráter ameaçador que o tema possui. Outra opção é fazer exatamente o oposto: deixar o vilão com um jeitão de mal, de muito perigoso, o que vai valorizar a atuação do herói, que certamente vencerá no final.

 

Nicolly, o tema escravidão é bastante conhecido, já que costuma ser trabalhado em sala de aula. Então, uma dica é tentar tratá-lo com originalidade, ou seja, trabalhar o assunto de uma forma diferente da usual. Lembre-se de que qualquer tema, mesmo que seja aparentemente batido, sempre pode receber um novo olhar, o seu.

 

Quanto ao passo a passo de uma história em quadrinhos, vejam a dica que a equipe da Turminha passou para a Raissa.

 

 Porque a Sol é tão parecida com o sol? (Lorenice 9 anos)

Resposta da vó Zita: Oi, Lorenice. Sol é a abreviatura de Solange. O apelido caiu como uma luva, pois a Sol é uma menina agitada e sapeca. Adora uma aventura, é ágil, fala e caminha rápido. Quando ela chega, o ambiente “esquenta”. E, de tanto ser assim, ela está ficando cada vez mais parecida com o sol.

 

O rato dá doenças? (Lorenice, 9 anos)

Resposta do Rafinha: Sim, de acordo com o Ministério da Saúde, os ratos podem transmitir cerca de 30 doenças. Entre as mais comuns estão a leptospirose, as hantaviroses e a peste.

Leptospirose  - A leptospirose é causada pela bactéria leptospira, transmitida ao homem pela urina de ratos, ratazanas e camundongos. A leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.

Após chuvas intensas, as águas invadem as tocas dos roedores e carregam as bactérias para as residências e as vias públicas. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas pode se infectar. Geralmente os surtos de leptospirose começam uma semana após as enchentes.

Clique aqui para ler a resposta completa.


O saneamento básico faz parte do direito à saúde? Minha escola pediu para fazer uma pesquisa com os direitos das crianças e estou em dúvida, pois um dos direitos listados é o direito ao saneamento básico ...??? (Antônio M.P.L.C., 7 anos)

Resposta do Alex: O saneamento básico é importante porque sem água e esgoto tratados a população fica sujeita a contrair doenças contagiosas.  Além disso, as crianças pequenas são as que mais sofrem quando bebem água sem tratamento ou têm contato com esgotos que correm a céu aberto, pois ainda não adquiriram imunidade contra vários tipos de bactérias e vírus.

Aquelas que ingerem ou entram em contato com água contaminada podem ter doenças agudas, que têm como sintomas vômito, diarreia e febre. A diarreia traz o risco de desidratação, e a perda excessiva de líquidos pode até levar à morte.

Clique aqui para ler a resposta completa.
 

 

Que tipo de habitação podemos encontrar na cidade? (Raiana, 10 anos)

Resposta da Maressa: Existem vários tipos de habitação na cidade: casas simples, com poucos cômodos e detalhes, algumas feitas com madeira, outras de alvenaria, pré-moldado, e até mesmo de papelão, plástico, barro, zinco, lona ou construídas sobre palafitas, em regiões muito pobres; casas antigas, construídas com materiais diferentes e que não se utilizam mais; casas grandes, com jardim e piscina; há também aquelas que fazem parte de condomínios fechados, que oferecem uma infraestrutura maior e mais segurança; e os apartamentos, que ficam em prédios e, assim como as casas, podem ser maiores e menores.

O importante é que os moradores das cidades sejam respeitados, vivam bem e com dignidade. Só que isso nem sempre acontece, pois nas favelas e em alguns bairros pobres as condições de moradia são péssimas.

 

Clique aqui para ler a continuação da resposta.
 

 

Por que precisamos de energia para brincar, estudar e fazer exercício? (Carlos Vitor Q. L., 11 anos)

Resposta da Malu: Como estudamos nas aulas de ciências e biologia, o nosso organismo necessita de energia para realizar várias tarefas, como andar de bicicleta, estudar, fazer o coração bater e tantas outras coisas. A energia é a capacidade que nosso corpo tem de agir, fazer ou provocar deslocamentos, pensar, etc. É obtida a partir dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos.

A queima da glicose (um açúcar), que ocorre por meio de reações químicas dentro do nosso corpo, é um dos principais meios de fornecimento de energia para o organismo. Outra boa fonte são as proteínas, encontradas em carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados, cereais, grãos e sementes.

É importante lembrar que os alimentos, por terem composições diferentes, proporcionam quantidades diferentes de energia. Logo, uma alimentação inadequada não é capaz de fornecer energia suficiente para todas as atividades do dia a dia e pode atrapalhar o desenvolvimento das crianças, levando à subnutrição e à desnutrição.

Confira aqui o que a Turminha já falou sobre alimentação saudável e também sobre direito à alimentação.

Fontes:

 

Como eu faço para deixar a terra mais bonita reciclando? (Gabrielle, 11 anos)

Resposta do Munani: Gabrielle, você já tem a resposta para sua pergunta! Como fazer para deixar o planeta Terra mais bonito? Reciclando!

Primeiro, vamos explicar um pouco o que é a reciclagem. Trata-se de um processo em que determinados tipos de materiais, cotidianamente reconhecidos como lixo, são reutilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Dessa forma, é importante separar os materiais que podem ser reciclados para que não sejam encaminhados juntamente com o lixo não reciclável. É a Coleta Seletiva feita em casa.

O Distrito Federal (DF), por exemplo, não conta com um programa de coleta seletiva de lixo, mas com um projeto piloto de coleta, que atua somente em algumas cooperativas. Hoje, somente 5% de todo o lixo coletado na região é reciclado, e as cerca de 70 mil toneladas de lixo produzidas por mês vão para o Lixão da Estrutural.
 

Clique aqui para ler a resposta completa.

 

 

Por que precisamos de energias renováveis e que tipo de energias são essas? (Pedro, 14 anos)

Resposta do Rod: A importância do uso das energias renováveis está na economia que é feita com a utilização de  recursos mais baratos e na preservação do meio ambiente, pois a maioria utiliza meios naturais, abundantes e reaproveitáveis para produção de energia elétrica.

As fontes de energia renovável são aquelas em que os recursos naturais utilizados são capazes de se regenerar, ou seja, são inesgotáveis, diferente de fontes não renováveis, como o petróleo. As fontes de energia renovável mais conhecidas são: eólica, solar, biomassa, biocombustível, biogás, geotérmica, hidrelétrica e energia do mar.

 

Clique aqui para ler a resposta completa.


 

Por que existe água e por que temos que economizar? (Maria Eduarda, 10 anos)

Resposta da Sol: Olá, Eduarda! Outras crianças já nos fizeram essa pergunta. Por favor, clique aqui para ler a resposta.

 

O que significa MPF (Isabel, 13 anos)

Resposta do Alex: Oi Isabel! MPF significa Ministério Público Federal. Só que não é um ministério como os outros que fazem parte do poder Executivo e são subordinados à Presidência da República. O MPF, na verdade, não está subordinado a nenhum dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário). O trabalho dele é feito em sintonia com o Judiciário, mas de forma independente. Muitas crianças já nos fizeram essa pergunta, e sugiro que você acesse os links abaixo para saber mais a respeito do Ministério Público Federal.


Olá turminha! Estou fazendo um trabalho e gostaria de perguntar os perigos que a hepatite trás para a população. (Jamilli, 12 anos)

Resposta do professor Ari: As hepatites são doenças que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. Representam um grande problema de saúde pública, pois quando não diagnosticadas precocemente podem acarretar complicações que levam à cirrose ou ao câncer de fígado.

São causadas pelos vírus A, B, C ou D, mas existe ainda o vírus E, mais comum na África e na Ásia. As hepatites B, C e D só podem ser diagnosticadas por meio de exames de sangue específicos.

 

Para ler a resposta completa e saber mais sobre cada tipo de hepatite, os sintomas e as formas de transmissão, clique aqui.

 

 

Qual a capital de Limoeiro do Norte? (Ana Caren, 9 anos)

Resposta da Malu: Ana, apenas os estados e países têm capital, o que não é o caso aqui. Limoeiro do Norte é uma cidade que fica no Ceará. Ela é conhecida como “Princesa do Vale” por estar localizada entre dois grandes rios do Ceará, o Jaguaribe e o Banabuiú. Limoeiro fica perto da fronteira com o estado do Rio Grande do Norte, a 90 quilômetros de Mossoró (RN) e a 209 quilômetros de Fortaleza, a capital do Ceará.
 

 

O que é política? (Joel, 10 anos, e Clara, 9 anos)

Resposta do Rafinha: Joel e Clara, o Rogério já nos fez essa pergunta. Clique aqui para ler a resposta que a Turminha deu a ele.

 

 

Por que os planetas, o sol e a lua são redondos? (Fabi, 11 anos)

Resposta do professor Ari: Fabi, acesse o link abaixo e leia a resposta que dei à Caroline, que fez uma pergunta parecida com a sua.

Por que o mundo gira e por que ele é redondo?


Assumo o cargo de diretora desde 2000, com direito a gratificação. Por perseguição política, dia 16/10/12 me exoneraram do cargo e tiraram minha gratificação. Sou efetiva e recebo essa gratificação desde 2000. Isso pode acontecer nesse período eleitoral? (Maria José Gomes, 48 anos)

Resposta da Procuradoria Geral Eleitoral: Prezada Maria José, sua indagação é muito específica e relacionada a um caso concreto. Uma resposta nossa faria as vezes de "consultoria", o que é vedado. Por isso, sugerimos que você entre em contato com um advogado.

De qualquer sorte, falando "em tese", o art. 73, V, "a" da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) permite a nomeação ou a exoneração de cargos em comissão e a designação ou dispensa de funções de confiança no período eleitoral. Lógico que isto não é permissivo para o abuso de poder econômico ou político - mas esta discussão é voltada para o agente que pratica o abuso (pois a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral ocupam-se da legitimidade e da lisura das eleições), e não para questões patrimoniais do servidor que alega ter sofrido o abuso.
 

 

Que músicas são afro-brasileiras? (Daniel, 13 anos)

Resposta do Rafinha: Daniel, afro-brasileiro é um adjetivo relativo às coisas da África e do Brasil. Então,  uma música afro-brasileira é uma música que tem características do continente africano e do nosso país. Você já ouviu falar do Olodum? Pois é,  o Olodum é um bloco de carnaval da cidade de  Salvador, capital da Bahia, que toca música afro-brasileira. Outro exemplo de música afro é o Axé. Se você quiser conhecer mais da nossa cultura afro-brasileira, visite o site da Fundação Palmares (www.palmares.org.br). Lá eles têm muitas informações sobre esse tema. Segundo o Portal Brasil, nosso país tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil.


Minha filha Alexandra, menor de 16 anos, é portadora de neurofibromatose e desenvolveu um grave tumor malígno na parótida direita. Após duas cirurgias no Pará, o tumor voltou e resolvemos levá-la, por aconselhamento médico, para São Paulo, onde ela foi operada, ficando com sequelas graves em nervos do rosto e audição sacrificada no lado direito. Fomos por meios próprios com ajuda de parentes e amigos. O município de Ananindeua-PA, através dos responsáveis pelo tfd, vem se negando ou protelando o direito ao mesmo. Pergunta: após várias negativas, resolvemos procurar o MPE no dia de hj (07.11.12),mas o mesmo encontra-se encontra-se em greve. Podemos procurar o MPF? Estamos no domicílio e necessitando voltar a São Paulo para dar continuidade ao tratamento, com consultas de retorno já agendada no HCFMUSP e ICESP a partir do dia 26 próximo e estamos sem condições financeiras para deslocamento e hospedagem. Por favor, que fazer? Um abraço e obrigado. (Alexandre Araujo, 48 anos)

Resposta da Turminha: Sr. Alexandre, favor entrar em contato com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Pará.
Telefone: (91) 3299-0113
Endereço: rua Domingos Marreiros, 690, bairro Umarizal - Belém/PA
Horário de atendimento: 11 às 18 horas
Se preferir registrar sua denúncia por e-mail, mande as informações
para denuncia@prpa.mpf.gov.br

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0148 / 3299-0177
http://www.prpa.mpf.gov.br
http://twitter.com/MPF_PA
http://www.facebook.com/MPFPara

 

Quais os direitos da criança não estão sendo cumpridos e como não estão sendo cumpridos? (Maria Clara, 12 anos)

Resposta da Turminha: Um dos principais direitos das crianças que não está sendo totalmente cumprido é o de terem uma educação de qualidade. Apesar da maioria das crianças brasileiras estarem matriculadas, o ensino público em muitas escolas é ruim. Para mudar isso, seria preciso que o Estado investisse mais recursos em Educação, pagando melhores salários aos professores para atrair os mais qualificados e dando cursos de formação continuada para os que já estão em exercício.

Outros direitos das crianças que não estão sendo totalmente cumpridos são os de terem acesso a moradia e saúde. Muitas crianças moram em casas sem saneamento básico e acabam sendo contaminadas por água e esgoto sem tratamento, o que provoca doenças e mortes que poderiam ser facilmente evitadas. Os hospitais públicos também costumam demorar a dar atendimento e nem sempre têm vagas disponíveis quando a criança precisa de um exame ou uma consulta emergencial.

 

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

O desenvolvimento da Química permitiu um aumento da expectativa e da qualidade de vida das pessoas. Por que então dois terços da população do planeta estão sujeitos a doenças, cujo controle já é de domínio da ciência, moram em residências sem as condições mínimas de habitação e não têm acesso à alimentação mínima exigida pelos padrões de saúde? (Rafa, 15 anos)

Resposta do professor Ari: Rafa, infelizmente, as riquezas acumuladas no planeta não são distribuídas por todos e a pobreza de grande parte da humanidade é algo que nos envergonha. Como você sabe, as condições tecnológicas e científicas para se dar remédio, comida e residências decentes para todos já existem. O problema é de ordem política. Um povo sem instrução acaba se tornando vítima de políticos corruptos, que roubam o dinheiro público em vez de investi-lo em melhorias para a população como um todo.

Quando votamos sem antes procurar conhecer o passado, a honestidade e a competência daqueles que elegemos, a política acaba se tornando um meio de enriquecer pessoas desonestas e egoístas, que não têm noção da responsabilidade que é assumir o cargo público para o qual foram investidas.

Em alguns países, não apenas a corrupção, mas a falta de liberdade de informação e expressão, o parlamento dissolvido e a ascensão de ditadores ao poder acabam provocando as mesmas injustiças sociais que você citou.

 

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

Oi gente!! Eu adoro vocês! O Estatuto da Criança e do Adolescente diz: toda criança tem direito de ir e vir, certo? Pois então, por que minha tia não me deixa sair de casa se eu já sou um pouquinho grande pra isso?? E o que eu devo fazer?? (Marlene, 14 anos)

Resposta da vó Zita: Olá, Marlene, como vai você? Sua tia está deixando você muito tempo dentro de casa? Converse com ela sobre a sua necessidade de sair mais. As crianças e os adolescentes são como pássaros alvissareiros que gostam de saltar de galho em galho, observando a natureza ao seu redor e cantando de alegria pela liberdade de poderem voar sem entraves. No entanto, crianças e adolescentes não podem viver como passarinhos, que têm todo o tempo do mundo para curtir sua liberdade.

Os seres humanos têm necessidades que precisam ser educadas para que a convivência em sociedade seja possível. Se forem livres para voar quando querem, esquecem que a vida exige de nós disciplina com os estudos, horários para trabalhar as tarefas da escola e para brincar com os amigos ou dar um passeio. Talvez você esteja mesmo sendo privada da sua liberdade de ir e vir. Eu não conheço o seu caso, mas pode ser que sua tia esteja apenas querendo disciplinar os seus horários, para que você não deixe de ser uma boa estudante por passar horas demais na brincadeira fora de casa.

É uma questão de bom senso da sua parte e da dela. Os jovens precisam ter convivência com os seus pares. Isso é muito importante para que cresçam saudáveis e possam conquistar seu espaço no grupo social em que vivem. No entanto, é preciso também lembrar-se dos deveres que todos temos nas nossas vidas, sejamos nós adultos, crianças ou adolescentes.

 

Clique aqui para ler a continuação da resposta.


 

Comente sobre quem seriam os responsáveis pelos problemas ambientais decorrentes do uso da química. (Rafa, 15 anos)

Resposta do Munani: Muitas indústrias e agricultores despejam lixo e resíduos tóxicos no solo, nos rios e oceanos ou na atmosfera, contrariando as leis ambientais que já existem para impedir todo tipo de poluição.

Os governos também são responsáveis por isso quando não fiscalizam e punem aqueles que cometem crimes ambientais e quando não fazem a coleta seletiva do lixo. Além disso, ainda deixam de investir em saneamento básico para que todas as casas tenham água e esgoto tratados.
 
Sem maiores investimentos em saneamento básico, continuaremos jogando esgoto sem tratamento nos rios e nos mares, matando os peixes e contribuindo para a contaminação das águas do planeta. O remédio contra isso é a vigilância e a pressão da sociedade para que governos, empresários, agricultores e a população como um todo adotem práticas de produção e consumo sustentáveis, para que haja desenvolvimento sem agredir o meio ambiente.

 

 

Como faço para receber as revistas em quadrinho da turminha? Obrigada! (Aldeice Marcela, 12 anos)

Resposta do Rod: Oi Aldeice, tudo bem com você? Nós só temos uma revista em quadrinho, o nosso gibi, e temos uma versão eletrônica dele na nossa página. Se você ainda não a conhece, clique aqui para acessá-la.

 

Para receber o gibi impresso, envie o pedido para o e-mail da Turminha (turminha@mpf.gov.br) com seu nome e o endereço da sua casa.

 

 

Por que a turminha do MPF só tem esses personagens?? (Ana Karolina R. A., 10 anos)

Resposta da Turminha: As pessoas que nos criaram queriam que a nossa turma representasse um pouco a diversidade brasileira. Por isso entre nós há negros, brancos e um índio, que foram as principais etnias que formaram o povo brasileiro. O Alex foi criado para ser porta-voz das pessoas com deficiência, que, em geral, são vítimas de discriminação e não têm seus direitos respeitados na sociedade. Sabemos que muitas outras etnias que ajudaram a formar o nosso povo poderiam ter sido incluídas, assim como outras minorias sociais, além das pessoas com deficiência, mas se fôssemos muitos personagens, acabaria ficando difícil para vocês nos conhecerem bem, você não acha?

 

Por que o Rod aparece poucas vezes? (Matheus, 10 anos)

Resposta do Rod: Oi, Matheus. Tudo bem com você? Puxa, fiquei feliz por você estar sentindo a minha falta. Andei um pouco sumido porque estava precisando estudar mais para melhorar as minhas notas na escola, mas prometo a você que vou aparecer mais vezes, tá? Um grande abraço.



A vila em que eu moro (Vila da Sudene/Ipsep) está péssima! Estou achando um horror! Os problemas são: falta total de ônibus acessível para pessoas com cadeira de rodas (nenhuma delas fica fora de casa); pavimentação péssima. Como eu tenho 10 anos, meus pais acham que eu devia esquecer esse assunto de exigir (por enquanto). Recomendariam que continuasse com a intenção ou esquecer até os 16 anos? (Rafael A. L., 10 anos)

Resposta do Alex: Oi, Rafael. Existem muitas formas de reivindicar. Aos 16 anos, você poderá votar e eleger os candidatos que se comprometam com as causas que você considera importantes, como o acesso dos deficientes aos meios de transporte e a pavimentação das vias públicas. Mas, até lá, você pode fazer algum tipo de pressão sobre os vereadores e o prefeito da sua cidade.

Como fazer isso se você é só uma criança? Dois exemplos: na escola vocês, alunos, podem mobilizar professores, funcionários e pais para fazer um protesto em frente à Câmara Legislativa levando cartazes com essas reivindicações; uma associação de pais e mestres da sua escola também pode representar ao Ministério Público denunciando o descumprimento das leis que obrigam o poder público a garantir o acesso dos portadores de deficiência aos transportes coletivos.

Veja, no link abaixo, toda a legislação brasileira que protege os direitos dos deficientes e uma cartilha sobre as normas de transporte público para deficientes.
 

 


Turminha eu fiquei lendo as perguntas que mandam pra vocês e pensei muito na que perguntava: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Eu penso assim: um ovo não nasce, a galinha "bota" o ovo, mas quem nasce é o pinto. Então eu acho que a resposta é "A galinha". (Luana R. V.S., 12 anos)

Resposta da vó Zita: Sabe que você tem razão! Quem nasce é o pinto, e não o ovo. Questão de usar a nomenclatura certa, não é mesmo? Achei a sua resposta muito boa!

Poderíamos pensar que a galinha (ela quando ainda é um pintinho) “nasce” ao arrebentar o ovo que a envolvia. No entanto, ela e o ovo são a mesma coisa. Os dois vêm ao mundo ao mesmo tempo porque ela está dentro do ovo quando ele é botado pela galinha mãe. Ou seja, ela é o ovo.

A casca do ovo nada mais é do que o invólucro protetor do pintinho e que permite que ele continue a se desenvolver enquanto é chocado por sua mãe. Pela visão da biologia, não podemos separar o ovo do pintinho, pois o ovo é o pintinho em gestação.

Agora, se formos pensar no significado da palavra “nascer”, que está na pergunta, não vamos dizer que o ovo nasceu, pois quem nasce é a galinha (ou o pintinho).

 


Oi turminha! Eu gosto de uma garota, mas não sei se ela gosta de mim. Como posso fazer para ela gostar de mim? (Marcos, 9 anos)

Resposta da Malu: Oi, Marcos, eu vou te responder o que eu acharia legal em um menino e que me faria gostar dele. Em primeiro lugar, ele deveria ser gentil comigo e gostar de estar sempre ao meu lado. Sabe como? Assim feito aquele melhor amigo, com quem a gente tem sempre vontade de conversar, seja nas horas alegres ou tristes.

Se você se tornar amigo da garota que você gosta, for gentil e educado com ela, souber ouvi-la com atenção e carinho, acho que você terá muitas chances de conquistar o coração dela.
 

 

Quais são os direitos e deveres dos alunos? (Jéssica A., 13 anos)

Resposta da Turminha: Oi, Jéssica. Sua pergunta provocou grandes discussões entre nós. Cada um deu um palpite e agora vamos resumir pra você o que nós achamos que são os direitos e deveres dos alunos. Veja bem, isso não está na lei, é apenas nossa opinião.

Algumas escolas estabelecem os direitos e deveres dos seus alunos, mas achamos que o mais democrático seria fazer como o filósofo Aristóteles fez. Ele deixou que seus alunos estabelecessem as regras e como eram normas que eles próprios se impunham, elas eram seguidas por todos. Vamos começar pelos direitos que nós, da Turminha, achamos que os alunos têm.

Nossos direitos - Achamos que temos o direito de fazer quantas perguntas tivermos necessidade de fazer aos nossos professores até que eles consigam deixar claro para nós os assuntos que estão ensinando. Também temos o direito de nos reunirmos para debater as questões mais difíceis com os nossos colegas, pois nem sempre conseguimos resolvê-las sozinhos.

 

Clique aqui para ler a continuação da resposta.
 

 

Como vocês existiram? (Victor, 8 anos)

Por que vocês decidiram criar a turminha? (Viviane, 11 anos)

Resposta da equipe da Turminha: A Turminha foi criada para facilitar a comunicação do MPF com crianças e adolescentes e mostrar a vocês o trabalho realizado pelos procuradores da República em todo o país. Como os personagens usam uma linguagem mais acessível, podem levar com facilidade a mensagem do MPF para o público jovem e infantil.

 

Por que ficamos viciados em computador? (Viviane, 11 anos)

Resposta do Rod: É porque o computador nos oferece muita coisa legal e dá vontade de ficar horas diante dele. São joguinhos, navegação por sites interessantes, bate-papo com amigos pelo MSN ou redes sociais, vídeos, muito material de pesquisas para fazer os trabalhos da escola, enfim, o que não falta é opção para nos distrairmos. Mas a vida lá fora também tem tantas coisas interessantes, não é mesmo?

Brincar com os amigos, praticar esportes, dar um passeio com a família, ir ao cinema, ao teatro... Um final de semana, por exemplo, pode ser compartilhado com as pessoas de quem gostamos em uma interação direta e pessoal. É muito mais gostoso do que ficar falando com elas só pela internet, você não acha?

Nós da turminha procuramos sempre nos encontrar para conversar e evitamos falar só pelo computador. Por que você não combina isso com os seus amigos também?

 

Vocês vão à escola? (Beatriz, 11 anos)

Resposta do Alex: Sim, Beatriz. Como toda criança, nós também vamos à escola. Somos alunos do professor Ari. Você já assistiu ao filme em que eu e a Malu estamos na sala de aula e o professor nos explica o que é o MPF? Se ainda não viu, aproveite para assisti-lo acessando aqui a página de multimídia.


 

Queria saber se você for gordinha e seus pais te fazem caminhar a força, isso é certo? (Cleiciane, 10 anos)

Resposta da Maressa: Cleiciane, eu entendo que você não queira caminhar, pois nem todo mundo gosta, mas eu acho que você devia fazer a caminhada pensando que ela vai ajudar você a ficar em forma. E, se você perder uns quilinhos, vai ver que seus pais tinham razão.

Além de ajudar a emagrecer, caminhar nos dá muita energia e vitalidade. Se não exercitamos nosso corpo, nos sentimos cansados com qualquer pequeno esforço que fazemos. Com o passar dos dias, você vai perceber que caminhar te faz muito bem.

 


 Olá Turminha, eu adoro vocês, mas 6, 7 é nota baixa ou boa? Me ajudem! (Ana Carolina, 12 anos)

Resposta da Turminha: Oi, Ana! Gostamos de saber que você nos adora. É tão bom ter amigos que gostam da gente, não é mesmo? Quanto à sua pergunta, nós conversamos sobre ela e a maioria de nós achou que 6 e 7 não é nota baixa, mas também não é alta. É assim... mais ou menos, entendeu? É uma nota mediana, que não é ruim, mas achamos que nota boa mesmo é de 8 a 10.

 

 

Estou apaixonada por um menino. O que eu faço? Nós sempre nos vemos e um dia ele pegou um brigadeiro para mim. Isso é paixão? (Luanny, 11 anos)

Resposta da vó Zita: Oi, Luanny, tudo bem? Deve estar tudo bem com você - não é mesmo? - pois apaixonados costumam viver com a cabeça nas nuvens, sonhando e imaginando a felicidade que lhes espera. Eu não sei dizer se o que ele sente por você é paixão. Talvez seja, mas tenho certeza que a qualquer momento você vai saber por conta própria, principalmente, observando se ele está sempre buscando a sua companhia e passando mais tempo ao seu lado do que com outros amigos e amigas.

 

Dá para chegar ao centro de gravidade? (Maria Eduarda S., 11 anos)

Resposta da Turminha: Maria Eduarda, o centro de gravidade do nosso planeta fica bem no centro da terra. Mesmo que conseguíssemos desenvolver instrumentos capazes de perfurar uma profundidade tão grande, não poderíamos chegar vivos até lá, pois é uma região composta por lavas incandescentes, como as expelidas pelos vulcões em erupção.

 

Que estado está a leste de Minas Gerais? (Beatriz, 10 anos)

Resposta do Rod: São os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

 

Como se dá o ingresso no MPF? (Layra, 18 anos)

Resposta da Turminha: O ingresso no MPF se dá por concurso público, tanto os servidores quanto os procuradores. Se você tiver interesse em saber como são as provas e o conteúdo exigido, pode consultar os editais dos últimos concursos no site do MPF.
 

Como faço para ver as musicas suas? (Larissa Graciele, 11 anos)

Resposta da Turminha: Larissa, em nosso site temos as letras dos hinos Nacional, à Bandeira, da Proclamação da República, de algumas marchinhas de carnaval e de músicas de festa junina. Mas gravadas, para você ouvir, temos apenas algumas músicas juninas tocadas pelo trio Siridó. Veja os links abaixo:

 

As crianças podem comprar bebida? (Danielle A. A., 8 anos)

Resposta da Turminha: As crianças não podem comprar bebida alcoólica. O artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) proíbe “vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”. A pena para quem desobedecer à lei é de detenção de dois a quatro anos, e multa.

 

Quero uma pergunta pra essa resposta: Palmares. (Leise, 17 anos)

Resposta da Turminha: “Qual era o nome do quilombo mais famosos do Brasil, situado no estado de Alagoas e dirigido por Zumbi?”
Para saber mais sobre os quilombos, acesse os links abaixo:

 

Direitos e deveres do cidadão. (Gessandra, 10 anos)

Resposta da Turminha: Gessandra, para saber sobre os direitos e deveres do cidadão, leia o título II da Constituição Federal, “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”.

 

Explique porque a televisão é comparada a um edifício? (Vanessa, 9 anos)

Resposta da Turminha: Vanessa, nós nunca ouvimos dizer que a televisão pode ser comparada a um edifício. Só quem fez essa comparação pode te explicar o que a TV e um edifício têm em comum.

 

 

Queria saber como vivem as tribos de índios Ianomâmi, Pataxó, Xavante, Krenak, Caiapó, Tupi - Guarani nos dias atuais. Obrigado (Marcus Vinícius, 10 anos)

 

Resposta da Turminha: Olá Marcus Vinícius. Através dos links abaixo você pode encontrar onde e como vivem todos estes povos indígenas, suas línguas e credos. Boa leitura.

 

Links:

Yanomami
Pataxó
Xavante
Krenak
Kayapó
Guarani

 

 

Leia mais:

Documentário
O Munani está aprendendo a ler em português e em nheengatu
MPF atua na defesa dos índios e comunidades tradicionais
Curiosidades sobre os índios no Brasil
Índios e florestas brasileiras
Escolas indígenas

 

 

 Como faço uma história em quadrinhos sobre os números romanos (Raissa, 12 anos)

 

Resposta do Rod: Olá Raissa, o mais importante você já tem, o tema: os números romanos. Agora você precisa usar sua imaginação para iniciar a história. Por exemplo, você pode começar se perguntando: o que eu quero que os leitores saibam sobre os números romanos? A resposta pode lhe dar uma ideia de por onde começar.

 

Toda história em quadrinhos tem um personagem ou personagens. Crie um personagem ou personagens que possam dar vida a sua história. Pode ser um super-herói, um animalzinho, ou os próprios números humanizados, isto é, um número com boca, olhos e braços.

 

A partir daí, começa o trabalho propriamente dito: contar, em linhas gerais (gerais mesmo), a sua história. Narrar, sucintamente, o que vai acontecer; dar um início, um princípio e um fim para a trama.

 

Feito isso, comece a desenhar os balões, os quadrados e os personagens. Tudo à lápis para que você possa apagar quantas vezes achar necessário, depois, é só colorir. Clique aqui para ver o esboço de uma das páginas do gibi da Turminha.

 

Dicas de sites, bem legais, sobre história em quadrinhos:

 

http://senna.globo.com/senninha/comofazer.asp

 

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx

 

 

Você me ajuda em uma história em quadrinhos espermatozoide e óvulo? (Thais, 13 anos)

 
Resposta do Rod: Oi Thais, eu adoro ler história em quadrinhos, desenhar então...nem se fala! Veja a resposta acima que demos à Raissa, que fez uma pergunta parecida com a sua, apenas o tema é diferente, mas o processo de criação é o mesmo.

Abraços.

 

 

O que a dança influencia na nossa cultura? (Thais, 13 anos)

Resposta da Turminha: Thaís, o Brasil é um país com muitas culturas diferentes. Algumas das principais manifestações culturais que você vai encontrar são as danças.

Historicamente, sabe-se que as pessoas usavam a dança para se comunicar, como forma de expressão artística, como culto aos Deuses ou, simplesmente, como um entretenimento.

Cada região, de norte a sul, do Oiapoque ao Chuí, tem seu estilo de dança, que expressa a alegria do povo brasileiro e seu jeitinho de levar a vida.
Um exemplo é a região Sudoeste, onde podemos encontrar o samba, passando pelo pagode até o hip-hop.

O samba é a dança mais conhecida do Brasil. Sua origem é a "umbigada", uma dança de roda, onde todos se tocavam pela barriga. Com sua evolução, nasceu o samba, que vem da palavra "semba", que nada mais é que a divertida dança da umbigada.

Atualmente, com a sua evolução, o samba ganhou várias formas, o samba-canção, o samba de breque, o samba enredo e, mais recentemente, o pagode.
O Brasil tem no samba sua marca registrada e sua maior vitrine é o carnaval.

Por isso, pode-se ver que a dança tem grande influência na cultura brasileira. Por causa dela (e da música, da gastronomia, entre outras) todo o mundo reconhece o Brasil como um país cujo povo é festeiro e alegre.

  

A terra é o único planeta que tem oxigênio? Ou existe outro que tenha oxigênio? (Gabriela, 13 anos)

Resposta da Turminha: O oxigênio é fundamental para a vida no planeta, pois é através dele que os seres vivos produzem água, energia e gás carbônico através de processos como a fotossíntese. A energia proveniente dessas reações com o oxigênio é indispensável para a manutenção da vida no planeta.
Acredita-se que o planeta Terra seja o único a ter vida. O campo magnético formado no núcleo do planeta juntamente com a atmosfera é que contribui para a vida no planeta, pois juntos protegem-no contra a radioatividade vinda do Sol e das estrelas, além dos meteoros que são destruídos antes de chegarem à superfície.

Fonte:

Brasil Escola 

Gabriela, leia também os outros textos que falamos sobre assuntos parecidos:

   

Podemos também participar do MPF? (Larissa e Mayra, 10 anos)

Resposta da Turminha: Todos podem participar do MPF. Ele é uma instituição que está aberta para ouvir as opiniões da sociedade. Agora mesmo, o MPF acabou de promover consultas públicas em todos os estados para que os brasileiros pudessem tirar suas dúvidas, contribuir com sugestões e críticas ao seu trabalho. Além disso, está sendo criada a Ouvidoria do MPF, que será um canal de comunicação constante com a sociedade. Ela receberá do público interno e externo representações, reclamações, denúncias, críticas, elogios, sugestões, pedidos de informações e de providências.

 

Quem  é  Malu? (Davi, 9 anos)

Resposta da Malu: Oi Davi. Você ainda não me conhece? Eu tenho 12 anos e sou a mais velha das crianças da Turminha do MPF. Temos uma página no site onde nos apresentamos. Clique aqui para acessá-la. Você também pode me ver em dois filmes e no gibi da Turminha. Se você ainda não leu o gibi nem assistiu aos filmes, pode fazer isso agora. Estou colocando os links logo abaixo para você conhecê-los. Um abraço!


 

Porque o ano bissexto existe? (Sabrina M. D., 10 anos)

Resposta da Turminha: Sabrina, nós já explicamos porque foi criado o ano bissexto. Você pode ler nossa resposta acessando o link abaixo.

Eu gosto de uma menina, mas não sei se ela gosta de mim. O que eu faço pra descobrir?????   (Keveny V. M., 10 anos)

Resposta do professor Ari: Aproxime-se dela, Keveny. Procure conhecê-la melhor e cativar sua amizade. Na convivência com ela você perceberá se é correspondido.

 

Como descobriram o  planeta? (Bruna, 10 anos)

Resposta do Rafinha: Bruna, não sabemos se o nosso planeta foi descoberto. Afinal, quem poderia descobri-lo a não ser extraterrestres? Meu avô me falou do livro “Eram os Deuses Astronautas?”, escrito pelo suíço Erich von Däniken, em 1968, e que fez muito sucesso naquela época. O autor defendia a teoria de que a humanidade surgiu do cruzamento de macacos com seres de outro planeta, que teriam nos visitado e criado as primeiras civilizações humanas. Ele dizia também que esses astronautas eram considerados divindades pelos povos da antiguidade, daí a pergunta que dá título ao livro.
 


O que aconteceu com plebiscito no estado do Pará? (Fabiane, 12 anos)

Resposta da Turminha: Fabiane, três amigas da Turminha já nos fizeram essa pergunta: Itila, Thayná e Natália.  Dê uma olhada nas perguntas abaixo, nesta página, e você encontrará a resposta que demos para elas.

 

Qual é a importância da água? (Caroline, 12 anos)

Por que a água é importante? (Lais E. S. T., 6 anos)

Como preservar água? (Larissa, 11 anos)

Resposta da Turminha: Caroline, Lais e Larissa, outras crianças já nos fizeram essas perguntas. Pedimos a vocês que acessem os links abaixo para ler as respostas que demos a elas.


 

Como preservar a natureza? (Larissa, 11 anos)

Resposta da Turminha: Olá Larissa! Convidamos você a ler as respostas que demos a outras crianças sobre como preservar a natureza. Por favor, acesse os links abaixo.

Como foi a extinção dos dinossauros? (Brenda, 12 anos)

Brenda, o Rafael já nos fez essa pergunta. Acesse, por favor, o link abaixo para ler a resposta que demos a ele.

Sol, por que você tem esse cabelo maneiro? quem te ensinou a fazer? (Beatriz, 11 anos)

Resposta da Sol: Obrigada, Beatriz. Eu também gosto do meu cabelo. Como ele é bem anelado eu coloco um pouco de gel e faço esse penteado que a minha mãe me ensinou. Algumas pessoas já me disseram que ele fica parecendo com os raios do sol, o que acaba combinando com o meu nome.

 

Quem foi que criou a primeira regra? (Isadora, 9 anos)

Resposta da Turminha: Isadora, não se sabe quem criou a primeira regra, mas você pode ler as respostas que demos à Nathália, Thais e Maria de Fátima acessando os links abaixo, onde explicamos porque a humanidade sentiu necessidade de criar regras.


Como vocês fizeram para fazer esse site tão bom??!! (Blendo D., 10 anos)

Resposta da equipe da Turminha do MPF: Que maravilha ouvir isso, Blendo! É muito gratificante e motivo de grande alegria para todos nós ouvir de uma criança um elogio tão espontâneo quanto o seu. Muito obrigado!
 


Em qual site você encontrou este jogo do sistema solar? (Maísa, 9 anos)

Resposta da Turminha: Maísa, não sabemos a que jogo você se refere. Pode, por favor, nos enviar o link da página onde você encontrou esse jogo?

 

Malu,  oi!  Quem  foi  William   Shakespeare? (Isabela, 8 anos)

Resposta da Malu: Oi Isabela! William Shakespeare foi um dramaturgo e poeta inglês que viveu entre 1554 e 1616 e é considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Suas tragédias e comédias continuam sendo encenadas hoje em todo o mundo com o mesmo sucesso de quando foram criadas.

 


Na minha cidade não tem promotor, então gostaria de saber se depois que o delegado terminar um processo de acusação quem deverá continuar? (Patrícia Guimarães, 25 anos)

Resposta da Turminha: Quando um inquérito é concluído, ele é enviado ao promotor de Justiça. Se a cidade não tem promotor, os inquéritos são enviados para a cidade mais próxima (comarca) onde haja Promotoria de Justiça.

 

Querida turma porquê vcs  não fazem um personagem tipo o Robin? (Otávio, 7 anos)

Resposta do Rafinha: Otávio, nós temos recebido muitas sugestões para criar novos personagens e ainda não sabemos quando será possível fazer isso. De toda forma, gostaríamos de saber quais são as características do Robin que você admira. Quais são as coisas que ele faz que você gosta? Por que você acha que ele seria um personagem interessante no grupo da Turminha?

 

Por que seu cabelo é feio? (Larissa, 11 anos)

Resposta da Turminha: Larissa, você não disse de quem é o cabelo que você acha feio. Será que está se referindo ao Rod, já que é a figura dele que aparece nesta página? Se estiver falando dele, nós discordamos da sua opinião. Achamos o cabelo do Rod lindo.

 

Por que a  Malu é a menina mais bonita? (Maria Joaquina, 30 anos)

Resposta da Malu: Muito obrigada pelo elogio, Maria Joaquina. Fico feliz por você me achar a mais bonita, mas meus amigos da Turminha estão dizendo que a Sol e a Maressa também são garotas lindas. Eu concordo com eles.

 

O MPF é importante para vocês? (Pedro Henrique S. A.)

Resposta da Turminha: É muito importante sim. Ele é nossa razão de existir, pois fomos criados para ser o canal de comunicação do MPF com as crianças e adolescentes. Mas ele é importante também para toda a sociedade brasileira, pois defende a democracia, o patrimônio histórico e cultural, um meio ambiente saudável e equilibrado para nós e as futuras gerações, combate a corrupção e todo tipo de crime, protege os direitos dos cidadãos e das minorias sociais, luta pela Justiça e para que as leis do país sejam obedecidas. Uma instituição que faz tantas coisas boas só pode ser muito importante para nós, você não acha?

 

Por que vocês não colocam um personagem dinossauro? E por que os dinos morreram? (Rafael,11 anos)

Resposta do Alex: Rafael, vários amigos da Turminha, como você, já nos sugeriram introduzir outros animais ou crianças como personagens. Estamos guardando essas sugestões com carinho para, no futuro, criarmos histórias em que elas sejam aproveitadas. Você pode, por exemplo, nos dar ideias sobre como esse dinossauro apareceria entre nós.

Uma sugestão de um leitor do nosso site que aproveitamos foi a de colocar um gatinho na Turminha. Nós lançamos um Continue a História em que esse gatinho foi encontrado. Com a contribuição de vocês, a história foi escrita e, assim que for ilustrada, será colocada no site.

Quanto à morte dos dinossauros, nós levamos a sua pergunta para o biólogo do Ministério do Meio Ambiente Thiago Barreto Barros. Veja, a seguir, a resposta que ele lhe deu:

Sobre os Dinos, a primeira coisa a dizer é que não existe consenso sobre o tema e que várias teorias já surgiram. Os registros fósseis (restos petrificados de seres vivos que habitaram a Terra) mostram o desaparecimento/extinção dos dinossauros ao final do período Cretáceo, cerca de 65 milhões de anos atrás.

Clique aqui para ler a resposta completa.



Querida turminha, toda hora eu tento ser gentil, mas ele acaba brigando comigo e eu não sei por que. O que eu faço? (Ana Beatriz, 8 anos)

Resposta da vó Zita: Aninha, você não disse quem é essa pessoa que briga com você... Será seu pai? Seu professor? Um amigo da sua idade? De qualquer forma, se você não sabe porque ele está brigando com você, pergunte a ele. Pode ser que, se você lhe fizer essa pergunta, ele se dê conta de que está brigando sem razão e pare para refletir sobre esse comportamento. Ou então, se ele tiver realmente um motivo para ter ficado chateado com você, ele te explica e assim você tem a oportunidade de se defender e dar a ele suas razões. O que não pode é você ser repreendida o tempo todo e sem saber por quê. Se não houver uma causa justa, você tem todo o direito de cobrar uma explicação para essas reprimendas. Criança precisa ser respeitada na sua dignidade e não pode ser repreendida sem motivo.

Converse com essa pessoa. Você verá que ela vai te dar uma explicação para essas brigas ou, se não tiver explicação razoável para dar, provavelmente vai tomar consciência de que está fazendo você sofrer injustamente.

 


O que podemos fazer para pedir uma punição pra quem destrói a natureza? (Vitória super gatinha, 12 anos)

Resposta do Munani: As pessoas que destroem a natureza podem ser denunciadas aos órgãos de controle ambiental, como o Ibama, o Instituto Chico Mendes ou a Secretaria de Meio Ambiente do seu Estado. O Ministério Público Estadual ou o Federal também podem receber esse tipo de denúncia. Existem leis de proteção à natureza e quem as infringe pode ter que responder perante a Justiça pelos seus crimes. Acesse o link abaixo e você terá mais informações sobre como denunciar agressões aos direitos ambientais, quais são os principais deveres do Estado em relação ao meio ambiente e as leis que garantem a sua proteção.


Gostaria de saber qual foi o resultado do plebiscito sobre o Pará? (Itila N., 12 anos)

Quero saber qual foi o resultado do plebiscito do Pará. (Thayná M., 13 anos)

O que é plebiscito do Pará? (Natália, 12 anos)

Resposta do Rafinha: O plebiscito do Pará foi uma consulta feita aos paraenses para saber se concordavam com a divisão do estado em três. Os eleitores tiveram que responder a duas perguntas: "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás?" e "Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?".

No dia 11 de dezembro de 2011, eles votaram e rejeitaram a criação dos estados de Carajá e de Tapajós.
 

Como os computadores mudaram os hábitos das pessoas, as relações de trabalho nas empresas, o relacionamento humano e as formas de lazer? (Heloyze, 14 anos)

Resposta da vó Zita: Antes do surgimento dos computadores, as pessoas levavam um tempo muito maior para fazer um documento, pois precisavam datilografá-lo em máquina de escrever, que não tinha a tecla Delete para apagar as palavras erradas. O jeito era usar uma borracha para apagar o original e a cópia, feita em papel carbono, ou então recomeçar o trabalho. Isso tomava muito tempo. Se um parágrafo não estava bem redigido, não dava para alterá-lo, como fazemos hoje, mudando apenas algumas palavras ou frases. Era preciso reescrevê-lo totalmente. A escrita no computador tornou o trabalho nas empresas muito mais rápido, trazendo uma enorme economia de tempo e material.

No que tange aos relacionamentos humanos e às formas de lazer, podemos dizer que, hoje, com a internet, as pessoas podem usar o computador não apenas para se relacionar a distância, como também para fazer compras, jogar, ler, pesquisar, desenhar, ouvir música, assistir a filmes, visitar museus virtualmente, etc. É enorme o leque de atividades prazerosas que podemos usufruir diante de um computador. No entanto, podemos passar horas seguidas de um lindo domingo navegando na internet sem nos darmos conta de que o dia passou e sequer vimos a luz do sol.

Como todo avanço tecnológico, o aparecimento do computador trouxe vantagens e desvantagens. As pessoas podem ficar muito tempo em casa ocupadas na frente de uma máquina e tornarem-se, assim, mais sedentárias e solitárias. Isso porque muitas acabam restringindo suas relações pessoais a contatos virtuais e quase não saem mais para um passeio no parque com os amigos ou uma ida ao cinema. O computador pode ser vantajoso ou prejudicial, dependendo do uso que fazemos dele.

 

A Resistência à escravidão e também como e quais eram as danças dos escravos (Ana Caroline, 9 anos)

Resposta da Turminha do MPF: A resistência à escravidão se deu principalmente dentro dos quilombos, locais onde se refugiavam escravos que conseguiam escapar da servidão. Uma das maiores revoltas de escravos foi liderada por Zumbi, no quilombo de Palmares, que ficava em Alagoas. Veja, nos links abaixo, matérias que a Turminha já publicou sobre os quilombos e as danças dos escravos.


 

Olá Turminha, qual é o objetivo deste site com os jovens ? (Ian Luis, 15 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Nosso principal objetivo é conscientizar as crianças e jovens sobre seus direitos e deveres de cidadãos de uma sociedade democrática e fazê-los conhecer o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Federal para garantir que esses direitos sejam respeitados. 

 

Olá! Há pouco tempo eu fiz relação sexual com uma amiga. Ela pode ficar gravida ? (Vinícius, 11 anos)

Resposta do professor Ari: Olá Vinícius! Se a sua amiga estava no período fértil ela pode, sim, ficar grávida. Durante a ovulação, o óvulo, que é a célula reprodutiva feminina, deixa o ovário e desce pela trompa de Falópio em direção ao útero, onde se instala. Se nesse percurso ele encontra um espermatozoide em seu caminho, poderá ser fecundado, e aí ocorre a gravidez. Para evitá-la é preciso que a mulher tome anticoncepcional ou que o homem use camisinha.

 

Porque vocês são personagens? (Júlia, 8 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Porque não existimos como os demais seres humanos. Nascemos da imaginação das pessoas que nos criaram e fazemos e dizemos o que elas escrevem sobre nós. Apesar de não sermos reais, temos uma história e características próprias, como todos os personagens criados ao longo da história e que fizeram e fazem sonhar e pensar aqueles que gostam de literatura, teatro, cinema, histórias em quadrinho ou novelas de TV.
 

Eu amo um menino da escola. Ele tava brincando aí ele foi me tirar da … só que ele me virou e nós nos beijamos. O que eu faço agora? (Kelly, 10 anos)

Resposta da Malu: Oi Kelly, parece que o seu amor está sendo correspondido, pois se ele te beijou é porque também está gostando de você. Não se preocupe com o que vai acontecer nem com o que você deve fazer. Fique tranquila, pois o seu coração te dirá como agir quando estiver ao lado desse menino. Afinal, o gostoso no amor é viver as surpresas que ele nos traz. Não vale a pena ensaiar comportamentos, pois você perderia a espontaneidade. O bom é curtir essa emoção de estar apaixonada e deixar que as coisas aconteçam naturalmente.

 

Por que não devemos postar fotos sensuais na internet? (João Roberto F. S., 10 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Porque a Internet é um local público, onde pessoas desconhecidas terão acesso às fotos que você postar e poderão fazer mau uso delas. Infelizmente, muitas crianças e adolescentes são vítimas diariamente de abuso e exploração sexual praticados por criminosos que conheceram pela internet. Além do risco de ser perseguida por pedófilos, a criança também pode ter sua imagem comercializada em sites de pedofilia.

 

Eu gosto de uma garota, mas não sei se ela gosta de mim também. O que eu faço pra descobrir??? (Marcos, 15 anos)

Resposta do Rod: Oi Marcos, essa garota é sua amiga? Ou vocês ainda não se falam? Seria mais fácil descobrir o que ela sente por você se vocês ficassem amigos. Procure se aproximar dela e conhecê-la melhor, descobrir, por exemplo, o que ela faz nos momentos de lazer, que tipo de música gosta de ouvir, como é a família dela, e tudo o mais que você tiver curiosidade de saber sobre ela. Se vocês ficarem amigos, será mais fácil perceber se ela gosta de você, pois sem conversar com ela, sem um contato mais próximo, fica difícil adivinhar o que se passa no coração dela, não é mesmo?

Veja bem, eu não estou sugerindo que você se declare para ela, nem que lhe pergunte se ela gosta de você, mas apenas que se aproxime como amigo e procure conhecê-la melhor. Aí será mais fácil notar se você é correspondido ou não. Boa sorte com ela!

 

Vejo na TV casos de mulheres que se casam com homens que não aceitam a separação e assim as ameaçam de morte. O que faço para não ser vítima disso? Ah, gostaria de dizer que a Maressa é muito bonita. Beijos para a turma toda. (Alice R. G., 9 anos)

Resposta da vó Zita: Querida Alice, o seu medo em relação aos homens que não aceitam a separação e ameaçam suas mulheres de morte é também uma preocupação do MPF. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão elaborou uma cartilha que procura esclarecer a sociedade sobre os direitos das mulheres e combater os crimes de violência doméstica, que muitas vezes acabam em morte. Você pode consultar a cartilha acessando o link abaixo.

O combate à violência doméstica levou à aprovação da Lei 11.340/2006, também chamada de Lei Maria da Penha, que veio para acabar com a impunidade dos autores de crimes contra  mulheres. Nós devemos denunciar esse tipo de agressão antes que o sentimento de impunidade incentive os agressores a aumentarem os ataques contra suas vítimas. Além de denunciar, devemos também excluir dos nossos relacionamentos afetivos os homens que demonstram comportamento agressivo no trato com as mulheres.

A Maressa ficou feliz em saber que você a acha bonita. Beijos pra você da Turminha.


 

Turminha do MPF, eu tenho que fazer um trabalho de escola, só que não tive nenhuma ideia. O que eu devo fazer? (Verônica C. R., 8 anos)

Resposta da Maressa: Verônica, você não nos disse sobre que assunto é o seu trabalho, por isso não podemos te dar uma sugestão. Converse com o seu professor para saber exatamente o que ele espera que você faça nesse trabalho. Normalmente o professor dá um tema para ser pesquisado pelos alunos e nem sempre deixa que eles escolham livremente o que vão escrever.

 

Oi Turminha do MPF! Eu estudo na Escola Municipal Madre Paulina. Meu professor é Antônio Renato. Eu gosto muito de  estudar. A diretora é Rita. Minhas matérias favoritas são artes e português. É porque matemática é tão complicada! (Verônica C. R., 8 anos)

Resposta da Sol: Verônica, você é como eu. Também gosto muito de estudar e adoro artes e português. Se você está achando matemática complicada, peça ajuda ao professor. Ele poderá dar mais explicações até que a matéria fique mais clara para você. Se não falamos que estamos com dúvidas, ele avança com a matéria e ficamos cada vez mais perdidas, achando tudo difícil. Por isso é importante dizer quando você não entendeu e até pedir aulas de reforço na escola ou com um professor particular para não ficar atrasada em relação à turma.

 

Por que tem esse nome Turminha do MPF? (Raquel, 10 anos)

Resposta da Turminha: O nome da Turminha do MPF foi escolhido em um concurso do qual participaram funcionários, membros do MPF e seus filhos. O nome ganhador foi dado pela Maressa, filha de um servidor do MPF que mora no Maranhão. Como prêmio, ela se tornou uma personagem também. Veja, abaixo, as matérias que foram publicadas na época do concurso.


 

Como que se faz para entrar na Turminha do MPF? beijos (Raquel B. O. F., 10 anos)

Gostaria de fazer parte dessa turma maravilhosa. Posso? (Alice R. G., 9 anos)

Resposta da equipe da Turminha do MPF: Raquel e Alice, a Turminha é feita não apenas dos dez personagens, mas também de todos vocês que acessam nosso site, escrevem para nós e participam das nossas atividades, como o Continue a História, por exemplo, ou esta sessão do Pergunte à Turminha. Portanto, vocês já fazem parte do nosso grupo.

 

Quais são os principais  deveres das crianças em casa e na escola? (Beatriz, 9 anos)

Quais são os deveres e direitos mais importantes das crianças? (Larissa, 11 anos)

Quais os deveres da criança e do adolescente? (Maria Cilene P. A.C., 49 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Outras crianças já nos fizeram essas perguntas. Vejam, nos links abaixo, o que respondemos a elas.


 

Dizem que pareço com a malu. É verdade? (Hephiquoa, 5 anos)

Resposta da Turminha: Não sabemos te dizer se é verdade, pois nunca te vimos. E você, acha que parece com a Malu?
 


Qual foi o presidente que assinou a lei 10639/03????????? Preciso urgente. (Gisela D., 16 anos)

Resposta da Turminha: Foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Lei 10639/2003 altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

 

Quando nós formos votar, como saber se o candidato é honesto e que mudará alguma coisa pra aonde ele governará? (Karla B. S. A., 11 anos)

Resposta do Alex: É importante que antes de votar o eleitor procure se informar sobre o passado do candidato, como, por exemplo, saber se ele já foi eleito outras vezes e se cumpriu o que havia prometido na campanha. Se for sua primeira candidatura a um cargo eletivo, podemos verificar se já exerceu algum tipo de liderança em movimentos ou associações que defendem os direitos da comunidade que ele pretende representar, se cometeu algum crime e foi condenado pela Justiça, etc.. É importante também verificar se você tem afinidade com as ideias defendidas por ele e seu partido.  Aqui no Pergunte à Turminha você pode encontrar a resposta que demos à Suila, que fez uma pergunta parecida com a sua. Veja também, nos links abaixo, outras matérias sobre eleições e o resultado de uma enquete que fizemos no nosso site sobre como escolher o governante ideal.


  

O que é MPF? (Pablo Ryan. A. A., 8 anos)

Resposta da Turminha: MPF significa Ministério Público Federal. É uma instituição do Estado brasileiro que atua como uma espécie de advogada da sociedade, defendendo a democracia e o Estado de Direito. Por exemplo: fiscaliza se as leis federais estão sendo cumpridas, combate a corrupção e o desvio de dinheiro público, defende o meio ambiente, o patrimônio público e cultural, os direitos dos consumidores e das minorias sociais, como índios, quilombolas, ciganos, populações ribeirinhas, deficientes, homossexuais, idosos, etc. Para saber mais sobre o MPF, leia algumas das matérias que já escrevemos sobre o tema.

 

 

O que é acessibilidade e respeito aos deficientes? (Ester Caroline, 9 anos)

Resposta do professor Ari: Respeitar os deficientes é reconhecer que eles possuem os mesmos direitos que nós aos bens da sociedade, como, por exemplo:

  • os cegos poderem navegar na internet utilizando programas especiais para deficientes visuais ou terem acesso à cultura por meio de livros escritos em Braille (a escrita para cegos);
  • os surdos assistirem TV com a ajuda de legendas ou de um intérprete de Libras (a língua dos surdos);
  • os deficientes físicos poderem ter acesso aos locais públicos graças a portas largas e rampas que permitam o trânsito de suas cadeiras de roda, ou pela garantia de encontrarem vagas em estacionamentos próximas da entrada dos prédios;
  • escolas inclusivas onde os deficientes possam estudar nas salas de aula regulares com os demais alunos sem serem discriminados.

Enfim, respeitar os deficientes é ter toda uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do nosso convívio, e a acessibilidade faz parte desse respeito que devemos ter para com eles. Ela significa: dar, a essas pessoas, o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos. Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

Oi turma, me diz o que eu faço. Eu gosto de um menino e ele é bem chatinho. Ele não gosta de mim só porque sou gorda. O que eu devo fazer para que ele goste de mim? Eu falo o que para ele? (Lais, 8 anos)

Resposta da vó Zita: Laís, o amor é um sentimento que nem sempre a gente pode controlar. Às vezes nos apaixonamos por uma pessoa que não se parece conosco ou até que não gostaríamos de namorar, se pudéssemos mandar no nosso coração. A gente sente o que sente, e nossa razão não tem tanto poder sobre nossos sentimentos quanto gostaríamos.

Dê tempo ao tempo e você saberá o que fazer. Os sentimentos mudam e tanto você pode deixar de gostar dele quanto ele começar a gostar de você. Só o tempo vai dizer o rumo que vai tomar a relação de vocês.

 


Como os bebês fazem para estar na barriga da mãe? E que tipo de sexo é? (Laá, 15 anos)

Resposta da vó Zita: Durante o ato sexual o homem penetra na mulher e deixa dentro dela um pouco de sêmen, um líquido branco produzido pelos testículos e que está repleto de espermatozoides, as células reprodutivas masculinas. Nesse sêmen deixado pelo homem pode ter de 200 a 600 milhões de espermatozoides que, depois de penetrarem pela vagina, passam pelo útero e sobem pelas trompas até bem próximo do ovário, onde encontram um óvulo, a célula sexual feminina que é liberada a cada mês durante o período fértil da mulher.

Apenas um, desses milhões de espermatozoides, conseguirá penetrar no óvulo e fecundá-lo. A fecundação é a união das células reprodutivas masculina e feminina que dá origem ao zigoto, a primeira célula do nosso corpo. O zigoto vai se multiplicar rapidamente e descer até o útero, onde se instala e desenvolve-se, formando o feto. Após 40 semanas de gestação o feto estará totalmente formado e pronto para nascer.

 

O que eu faço quando minha irmã perturba? (Milena, 7 anos)

Resposta da vó Zita: Milena, não sei a idade da sua irmã nem o que ela está fazendo para te perturbar e por isso fica difícil te dar um conselho. Mas procure conversar com os seus pais e com a sua irmã para compreender as razões da atitude dela. Se ela for mais nova, é preciso ter paciência, pois pode estar apenas querendo mais atenção sua e que você brinque com ela.

Queria te dizer que desentendimentos entre irmãos é muito comum e acontece com todas as crianças. Se sua irmã é mais velha, e você acha que ela está sendo injusta ou agressiva, converse com seus pais e com ela também. Será que você está mexendo nas coisas dela sem pedir permissão? Isso muitas vezes pode ser a causa das brigas entre os irmãos, mas não apenas isso. Existem milhões de motivos que levam os irmãos a brigarem ou, simplesmente, perturbarem uns aos outros. Às vezes é apenas uma brincadeira que ela está fazendo com você, sem intenção de lhe ofender.

Irmãos sempre brigam e depois fazem as pazes. Apesar das desavenças, acabam se entendendo por que se amam e querem o bem um do outro. O importante é você procurar entender os motivos que tem levado sua irmã a lhe perturbar. Se ela apenas quer mais atenção de você, não custa ser um pouco mais carinhosa com ela, não é? Se você deu a ela algum motivo para ficar chateada, procure se desculpar e não provocá-la. Às vezes a causa pode ser o ciúme que ela está sentindo de você e, nesse caso, você pode levar um papo amigável com ela e tudo ficará bem. Concorda? Enfim, o que você deve fazer é procurar entender as razões que levam a sua irmã a lhe perturbar. Só assim você saberá o que fazer para lidar com a situação. Um grande abraço da Turminha do MPF.


Oi! Queria todos juntos. Minha mãe trabalhava em outra cidade, eu e meu irmão ficávamos com meu pai. Agora ela teve uma bebezinha. Tem jeito para ela ficar na mesma cidade do meu pai, já que eles trabalham na mesma empresa? É tão bom ter todos aqui... (Júlio, 13 anos)

Mas por que meu pai e minha mão não ficam com a gente na mesma cidade, já que eles trabalham na mesma loja? (Henrique, 9 anos)

Resposta da vó Zita: Olá Júlio e Henrique. Nós lamentamos muito que a família de vocês esteja separada nesse momento, ainda mais que vocês agora têm uma irmãzinha e devem estar loucos para conviver com ela, não é mesmo? Procurem conversar com seus pais e peçam a eles que se esforcem para encontrar uma maneira de reunir vocês novamente. Quem sabe eles conseguem convencer os dirigentes dessa empresa a transferir um deles para a cidade do outro. Esperamos que vocês tenham sorte e voltem a ficar juntos, pois é muito triste ter que ficar longe da mãe e da irmãzinha, não é mesmo? Beijos da Turminha do MPF.

 

O que o eleitor deve fazer para votar consciente? (Suilla, 19 anos)

Resposta do Alex: Ele precisa conhecer os candidatos e saber quais as propostas que eles apresentam para melhorar a vida da comunidade ou do país, dependendo se o cargo ao qual concorrem é municipal, estadual ou federal. É importante também saber o que eles prometeram em eleições anteriores e verificar se cumpriram suas promessas, no caso de terem sido eleitos.

Infelizmente, muitos candidatos já foram condenados ou estão sendo processados pela Justiça por crimes cometidos contra a administração pública, e o eleitor consciente deve procurar se informar para não votar naqueles que têm a ficha suja. Também deve estar atento aos candidatos desonestos que tentam comprar o voto dos eleitores oferecendo presentes que, em geral, são pagos com dinheiro desviado dos cofres públicos. Comprar e vender voto é crime e deve ser denunciado ao Ministério Público.

Em 2010 a Turminha do MPF fez uma enquete com os leitores do nosso site para avaliar se eles saberiam escolher um bom governante. Ficamos felizes em constatar que todos votariam de forma consciente, se já tivessem idade para isso. Acesse o resultado da enquete, no link abaixo, e veja os comentários que fizemos para cada questão. Você terá mais informações sobre o que o eleitor deve fazer para votar de forma consciente. Veja também outras matérias sobre eleições, política e democracia:

 

Quais são os direitos e deveres da criança? (Vitória, 10 anos)

Resposta do Rod: Olá Vitória! Nós temos muitos direitos e deveres e existem algumas leis que tratam só disso, como, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Convenção sobre os direitos da criança, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nós já publicamos matérias sobre isso, e estamos colocando o link de algumas delas no final para você ler. Mas para resumir um pouco a resposta à sua pergunta, posso dizer alguns dos nossos direitos:

  • ter uma educação de boa qualidade;
  • ter acesso à cultura e aos meios de comunicação e informação;
  • poder brincar com outras crianças da nossa idade;
  • não ser obrigado a trabalhar como adulto;
  • ter uma boa alimentação que dê ao nosso organismo todos os nutrientes que precisamos para crescer com saúde e energia;
  • receber assistência médica gratuita nos hospitais públicos sempre que precisarmos de atendimento;
  • ser livre para ir e vir, conviver em sociedade e expressar nossas ideias e sentimentos;
  • ter a proteção de uma família que nos ame, seja ela natural ou adotiva, ou de um lar oferecido pelo Estado se, por infelicidade, perdermos os nossos pais e parentes mais próximos;
  • não sofrer agressões físicas ou psicológicas por parte daqueles que são encarregados da nossa proteção e educação ou de qualquer outro adulto;


Enfim, temos direito a uma vida digna, saudável e feliz. Clique aqui para ler a continuação da resposta.



Por que, na maioria das vezes, as crianças se dão de conta de que preservar a natureza é muito importante e os adultos não? (Izadora, 12)

Resposta da vó Zita: Isso nem sempre é verdade, Izadora. Talvez você tenha encontrado muito mais crianças interessadas em preservar a natureza do que os adultos que conhece, mas já existem muitos deles que trabalham pela causa ambiental e prestam serviços voluntários para ajudar a salvar o planeta. No entanto, em um aspecto você tem razão: é mais fácil conscientizar as crianças sobre a importância de proteger o meio ambiente porque elas ainda estão em processo de formação e assimilam com mais facilidade novos pontos de vistas do que adultos que não foram educados para ter esse tipo de preocupação.

Se cada um fizer a sua parte, poderemos contribuir não apenas para salvar o planeta da destruição, mas também para convencer as pessoas à nossa volta da importância disso. E as crianças podem fazer esse trabalho de convencimento, não só com seus amigos da mesma idade, mas com os adultos que elas conhecem.



Olá! Eu sou da Escola Municipal Madre Paulina. Eu estou no terceiro ano. Meu professor é Antônio Renato, a diretora é Rita. Eu gosto muito de estudar! Lá é muito legal! (Verônica, 8 anos)

Resposta da Sol: Oi Verônica. Que bom saber que você gosta de estudar e acha sua escola legal. O professor Ari também faz a gente gostar muito de estudar. Nós da Turminha temos sorte de ter um bom professor e parece que você também, né? Abraços para você da turma toda.
 


Com quantos anos é adulto?  Com quantos anos pode andar de moto? (Bernardo,  7 anos)

Resposta do Rafinha: Oi Bernardo! A pessoa é considerada adulta quando completa 18 anos, e só com essa idade ela pode tirar carteira de motorista para dirigir moto ou carro. Um abraço!
 


Eu queria saber se a segunda edição do gibi ja foi lançada. (Kissyla L. B. C., 10 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Não Kissyla, ainda não foi lançada a segunda edição do gibi. Se por segunda edição você estiver querendo se referir a um novo gibi, com novas histórias, ainda não temos previsão de quando ele será lançado.

 

Por que o mundo gira e por que ele é redondo? (Caroline, 9 anos)

Resposta do professor Ari, depois de pesquisar no Observatório Phoenix: A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.

A nuvem de partículas que formou a Terra tinha um momento angular, que é a quantidade de movimento de um objeto que executa uma rotação em torno de um ponto fixo. De acordo com a lei da Inércia, explicada pelo físico e filósofo Isaac Newton, o momentum (quantidade de movimento) de um corpo é constante, a menos que uma força externa aja sobre ele. Isso significa que se um corpo estiver parado, ele continuará parado até que alguma força o desloque. Por outro lado, se o corpo estiver em movimento, ele permanecerá em movimento indefinidamente, em linha reta. O momento angular da nuvem de partículas que formou nosso sistema solar resultou no movimento dos planetas, e por isso eles continuam se movendo até hoje.

Esse processo permitiu que a terra se mantivesse em sua órbita. Depois de muitos choques, os planetas que giravam muito devagar caíram no Sol, e os que giravam muito depressa escaparam para o espaço. Somente os que tinham a velocidade tangencial adequada ficaram em seus lugares até hoje. Mas poderíamos nos perguntar: Como a Terra não se chocou com o Sol ou a Lua com a Terra se, de acordo com a lei da gravidade, os corpos maiores atraem os menores?

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

Como fazer para acabar com as poluições do mundo? (João Victor, 8 anos)

Resposta do professor Ari: Existem várias fontes de poluição no planeta e para eliminá-las seria necessário adotar muitas medidas em diversos setores da economia. Estamos poluindo a terra, o mar, os rios, as águas subterrâneas e também o ar que respiramos. Consumimos muito e como a população mundial aumenta a cada dia, a tendência é aumentar também o consumo e, com ele, a poluição planetária.

Por que consumo está relacionado com poluição? Porque não temos o hábito de reciclar o que consumimos, e essa falha não é apenas das pessoas, mas também das cidades e dos países.

Jogamos fora todos os dias uma quantidade tão grande de lixo que é difícil para o planeta absorvê-lo. E não se trata apenas do lixo das nossas casas, esse que colocamos na lixeira e que depois acaba em aterros sanitários a céu aberto. Há também o lixo descartado pelas indústrias, o comércio, a agricultura e os órgãos públicos. São toneladas de plástico, papel, vidro, metais, madeira, tecidos e outros materiais que não são reaproveitados.

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

Quando eu me olho na água, quando ela está em grande quantidade, eu vejo o meu reflexo. Por que? (Rebeca S. R., 10 anos)

Resposta da vó Zita: Todos os corpos absorvem e refletem a luz e é por isso que podemos enxergá-los. O nosso corpo não é diferente, ele também absorve e reflete a luz, seja a do sol ou a de uma lâmpada. Essa luz que é refletida pelo nosso corpo se choca com o espelho e é refletida por ele de volta para a íris do nosso olho.

A água, devido ao seu índice de reflexão, funciona como um espelho, fazendo com que você enxergue o seu corpo na superfície dela. O índice de reflexão é o tanto de luz que um corpo é capaz de refletir.
 

Vocês ajudam as pessoas aprenderem a saber as coisas melhor? (Letícia, 11 anos)

Resposta da Turminha: O nosso principal objetivo é esclarecer as dúvidas que as crianças e adolescentes têm sobre o papel do MPF na sociedade e mostrar o trabalho que ele faz a serviço da democracia e da justiça. Queremos também que vocês conheçam seus direitos e deveres como cidadãos e, assim, possam ter uma vida melhor.

Pergunte à Turminha é uma página onde podemos conversar diretamente com vocês e na qual tentamos responder às questões que nos fazem. O nosso desejo é contribuir de alguma forma para que vocês consigam se inserir na sociedade e tenham seus direitos respeitados, sabendo o que podem e devem exigir do Estado, mas conhecendo também suas responsabilidades e possibilidades na obra de fazer do Brasil um país cada vez mais democrático, livre, igualitário e justo.


Até quando uma pessoa é considerada criança? (Juliana S. S., de 13 anos)

Resposta da vó Zita: De acordo com o art. 2º  do  Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade. No entanto, isso é o que diz a lei para efeito dos direitos civis, o que não significa que todos, no seu desenvolvimento físico e psicológico, se enquadrem nessa norma.

Muitas crianças demoram mais a entrar na puberdade e os adolescentes também podem levar mais tempo para tornarem-se adultos, tanto no que se refere aos aspectos físicos quanto emocionais. Essa transição depende muito da personalidade de cada um, da influência genética, do ambiente familiar e social onde vive.

O fato de a idade de 12 anos estar estabelecida no ECA não significa que seja um padrão de normalidade nem que aqueles que continuem com um corpo, comportamento e necessidades infantis por mais tempo tenham que se preocupar. Precisamos levar em conta que o processo de desenvolvimento de cada pessoa é único, pois as variáveis biológicas, psicológicas e sociais são muito diferentes em cada caso.
 

Como se faz nos pronomes oblíquos? Vou enviar a vocês um exemplar do meu livro. Eu não consigo fazer. (Tália, 12 anos)

Resposta da equipe do MPF: Tália, nós já respondemos à essa pergunta quando explicamos à Brenda o que eram os pronomes pessoais e como eles são empregados. Veja aqui a resposta que demos a ela.
 

Por que os produtos industrializados estão cada vez mais fracos e se quebram ou se gastam com mais facilidade? (Maria das Dores S.,  60 anos)

Resposta da vó Zita: Para se tornarem mais competitivas, muitas empresas vão substituindo as matérias primas que usam para fabricar seus produtos por outras mais baratas e, portanto, de pior qualidade. Elas procuram baixar o preço dos bens que produzem para aumentar seu volume de vendas, mas ao fazerem isso dão menor atenção à qualidade do que davam no passado.

 

Os produtos são industrializados? (Mariana, 7 anos)

Resposta da Sol: Nem todo produto é industrializado. Podemos chamar também de produto aquilo que é produzido pela natureza ou pelo homem, como, por exemplo, produtos agrícolas, agropecuários, minerais, artesanais, pesqueiros, etc.


O que é MPF? Eu li em um livro do MPF mas eu não entendi muito bem. (Bia, 9 anos)

Resposta do Alex: A sigla MPF quer dizer Ministério Público Federal. Ele é um órgão do Estado brasileiro, mantido, portanto, com o dinheiro dos impostos que todos nós pagamos, e tem como missão defender e promover a democracia, a justiça e o Estado de Direito. E como ele faz isso?

São muitas as formas de atuação do MPF para defender os direitos da nossa cidadania, e temos publicado várias matérias para explicar como os procuradores fazem esse trabalho. Sugerimos que você dê uma olhada nelas. Veja, abaixo, os links:

 

Por que não podemos reciclar alguns materiais? (Alyah, 13 anos)

Por que alguns produtos não são recicláveis? (Tainá B., 9 anos)

Resposta do Alex: Quase todos os produtos que consumimos podem ser reciclados, mas as cidades brasileiras, em sua maioria, ainda não separam o lixo seco do úmido nem encaminham para triagem e reciclagem o que pode ser reaproveitado. Mas o Congresso Nacional aprovou, no ano passado, a Lei 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e mudará a forma como governo, empresas e consumidores tratam o lixo.

Uma das providências que ela estabelece para evitar a contaminação do meio ambiente por produtos tóxicos é a chamada “logística reversa”, que obriga fabricantes, distribuidores e vendedores a recolherem embalagens usadas de materiais como agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos. Também torna obrigatória a coleta seletiva do lixo em todas as cidades e, quando estiver totalmente implementada, muito do que hoje jogamos fora deverá ser reciclado. Para saber mais sobre esse assunto, leia a matéria abaixo:

  

Há possibilidade do deficiente visual frequentar a escola para visuais? Ele conseguirá aprender a ler e escrever? (Ane B., 37 anos)

Resposta do Alex: É possível sim, Ane, e essa é a situação ideal. As crianças com deficiência devem ser inseridas nas classes regulares para que possam conviver com outras da sua idade que não tenham deficiências. Mas você deve procurar se informar na Secretaria de Educação do seu município ou estado para saber que escolas na sua região já têm professor capacitado para ensinar um deficiente visual a ler pelo método Braille.

A escola deverá fornecer-lhe apostilas e material didático em Braille para que ele possa acompanhar as aulas e inserir-se na classe com as mesmas oportunidades de aprendizagem das outras crianças.

Você pode encontrar no nosso site matérias que já escrevemos sobre esse assunto e várias cartilhas sobre acessibilidade, assim como a cartilha do MEC usada para a capacitação de professores que ensinam crianças com deficiência visual. No item 6 da lista da legislação brasileira que trata dos direitos das pessoas com deficiência estão relacionadas as leis referentes à educação. Veja os links abaixo:


Vocês ja foram ajudar uma pessoa e ela não quis a ajuda de vocês? E maressa, gosto muito de você!  (Bárbara T., 9 anos)

Resposta da Maressa: Oi Bárbara, como vai você? Fiquei muito feliz em saber que você gosta de mim. Isso que você perguntou já aconteceu comigo também algumas vezes. Em alguns casos, eu notei que a pessoa não queria minha ajuda porque pretendia me provar que era capaz de se virar sozinha. Queria que eu entendesse que ela, assim como eu, também sabia resolver o problema que tinha e, por isso, não precisava de ajuda.

Outras vezes, eu percebi que a minha ajuda não era bem vinda porque a pessoa queria ter a iniciativa de descobrir o que deveria ser feito naquela situação. Diferente do primeiro caso, ela ainda não sabia o que fazer para resolver o problema. Não queria me mostrar que era capaz de executar determinada ação, mas que saberia encontrar a solução que fosse melhor para ela, e não para mim.

Você entendeu a diferença entre os dois casos? Em ambos as minhas amigas não queriam perder a autonomia, só que no primeiro era a autonomia de agir e, no segundo, a autonomia de refletir e decidir. Beijos pra você.

 

Como eu vou saber se eu estou ou não conversando com um pedófilo? (Izabela, 6 anos)

Resposta da vó Zita: É muito difícil saber, Izabela, pois eles parecem pessoas normais. Por isso os pais sempre pedem para os filhos não conversarem com estranhos na rua e, quando fizerem amigos na Internet, não dar dados pessoais nem postar fotos que possam ajudar os pedófilos a descobrirem a identidade da criança.

É importante seguir essa recomendação, pois se um deles sabe onde você mora ou estuda, você corre perigo. Às vezes a criança diz apenas o sobrenome, ou o nome da escola onde estuda, mas com esses dados ele pode consultar a lista telefônica e saber onde encontrá-la com facilidade. Você pode ler mais sobre esse assunto em outras matérias que já publicamos aqui no site. Veja, abaixo, os links:

 


Eu quero fazer uma pesquisa sobre o amor e a paixão. Como é que eu faço? (Carla, 13 anos)

Resposta da Vó Zita: Carla, o amor e a paixão são temas que já foram explorados em muitas obras da literatura, da filosofia e psicologia. Existem, portanto, inúmeras fontes onde você pode buscar informações para a sua pesquisa.

O livro “Filosofando – Introdução à Filosofia”, de Maria Lúcia Aranha e Maria Helena Martins, que é adotado em várias escolas públicas do ensino médio, em Brasília, tem um capítulo bem interessante (nº 33) dedicado ao tema do amor.

Uma obra que é sempre citada quando se fala sobre amor e paixão é o mito grego de Eros (Cupido, para os romanos), narrado na “Teogonia” de Hesíodo. Este mito também é explorado por Platão em um dos seus famosos diálogos, “O Banquete”, no qual o filósofo faz uma reflexão sobre o amor.
 

Turminha, eu agradeço a vocês que me ajudaram muito no meu trabalho sobre os índios. BJS (Ester, 11 anos)

Resposta do Munani: Oi Ester, que bom que você encontrou aqui no nosso site o que procurava sobre os índios. Você chegou a ver o filme sobre os índios guarani que vivem na fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai? Ele foi produzido a pedido do MPF e é bastante interessante. Chegou a ser premiado no Festival de Cinema de Brasília. Veja, abaixo, a matéria que fala sobre o filme e no final dela você encontrará os links para assisti-lo. Volte sempre para nos visitar. Bjs.

Por que os vegetais são tão repudiados pelas crianças e onde está a quimica nisso? (Rafaelli, 15 anos)

Resposta da vó Zita: Se algumas crianças não gostam de vegetais, isso não tem nada a ver com a composição química deles, mas com o fato de que elas não foram habituadas desde cedo a apreciá-los.

Muitos pais deixam para introduzir os vegetais na alimentação dos filhos quando eles já estão crescidos, e alguns estranham o gosto. Não porque seja ruim, mas simplesmente por ser diferente do que o paladar foi habituado a degustar.

Se as crianças se acostumarem a comer os vegetais desde bebês, nas suas papinhas, passam a gostar do sabor que eles têm.

 

Bem, o que significa MPF? (Carla A. S., 15 anos)

Resposta do Rod: MPF significa Ministério Público Federal. Aqui no site você encontra várias matérias e até história em quadrinhos explicando o que é o MPF. Acesse os links abaixo para conhecê-las.

 

Por que as leis têm que ser cumpridas pelas pessoas? (Maria de Fátima, de 10 anos)

Resposta da vó Zita: Vamos supor que você more em um prédio e que uma das regras do condomínio diz que é proibido fazer barulho depois das 10 horas da noite. Um morador resolve dar uma festa e deixa o som ligado bem alto até as 5 horas da manhã. Os vizinhos não conseguem dormir e, no dia seguinte, chegam atrasados no trabalho e na escola, passam o dia cansados e não conseguem fazer o que precisam porque estão morrendo de sono. Você tem uma prova naquele dia, mas não consegue terminá-la antes de bater o sinal porque cochilou o tempo todo. Por causa de uma pessoa que não cumpriu a lei do silêncio no prédio, vários moradores foram prejudicados. É justo?

Clique aqui para ler a continuação.

 

Gente o que é dorso da lua? (Thayane, 11 anos)

Resposta da Maressa: Oi Thayane. Quando eu escrevi dorso da lua, na resposta que dei para a Kaiani, estava usando uma metáfora, que é uma linguagem figurada ou poética, pois a lua não tem dorso. Dorso significa as costas dos homens ou dos animais, e quando falei que imaginava meus personagens viajando pelas estrelas no dorso da lua, era como se eles montassem na lua, igual se monta em um cavalo, para cavalgar pelo universo.
 

Como reduzir a mortalidade infantil ? (Brenda, 11 anos)

Resposta do professor Ari: Existem muitas maneiras de se reduzir a mortalidade infantil, mas para ter sucesso nessa tarefa, o Estado brasileiro precisa implantar uma série de políticas sociais que provoquem mudanças estruturais nas condições de vida da população. Por exemplo: acabar com a fome e a miséria, aumentar o acesso ao saneamento básico (água e esgoto tratados), melhorar a instrução das mulheres, dar à população de baixa renda mais acesso a serviços de saúde de qualidade, aumentar as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, da reidratação oral e do aleitamento materno, investir em pesquisas médicas, etc.

De acordo com o Ministério da Saúde, as causas da mortalidade infantil no Brasil se alteraram ao longo das últimas décadas. Nos anos 80, as principais causas eram as doenças infectocontagiosas, mas nas décadas seguintes as mortes provocadas por essas doenças diminuíram porque mais crianças passaram a ser vacinadas e também porque foram introduzidas novas vacinas, como a da haemophilus, que reduziu os casos de meningites e pneumonias provocados por essa bactéria.

Para ler mais clique aqui

 


Como acabar com a fome e a miséria? E como isso está sendo tratado no Brasil? (Renata J. F. G., 13 anos)

Resposta do professor Ari: O Brasil vem realizando programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, no qual as famílias mais pobres recebem uma pequena ajuda financeira mensal em troca de manter os filhos na escola e com todas as vacinas em dia. A merenda escolar, obrigatória nas redes públicas de ensino, ajuda a combater a desnutrição infantil, e as vacinas impedem que as crianças adoeçam de tuberculose, hepatite B, coqueluche, meningite, paralisia infantil, diarreia por Rotavírus, difteria, tétano, sarampo, rubéola, caxumba e febre amarela.

A fome e a miséria também podem ser combatidas com políticas de inclusão social que ajudem a dar emprego e melhores salários para os jovens que não tem condições de chegar à universidade e estudar por muitos anos. Oferecer a eles cursos gratuitos de formação profissional no ensino médio é uma forma de ajudá-los a ter uma renda mais alta e condições de dar às suas famílias uma alimentação condizente com as necessidades nutricionais básicas.

Clique aqui para ler mais.

 


O que vcs fazem quando vcs nao têm o que fazer? Beijos. Te amo, Turminha do MPF. (Kaiani, 8 anos)

Resposta da Maressa: Oi Kaiani, quando eu não tenho nada o que fazer, gosto de ler um conto de fadas ou uma história em quadrinhos. Às vezes, converso com meus amigos ou fico à toa mesmo, pois nem sempre ficar à toa é chato. Nessas horas, começo a pensar em histórias que eu gostaria de escrever. Sabe, eu gosto muito de inventar histórias e, às vezes, quando estou sem ter o que fazer, crio personagens e fico imaginando algumas aventuras que eles poderiam viver, do tipo, passear pelas estrelas cavalgando no dorso da lua... Ah, como é gostoso sonhar! Coisas mesmo da imaginação e da fantasia, como nos contos de fadas, mas que eu gosto de inventar só para o meu prazer. Depois, tento colocar no papel essas fantasias e até desenho algumas delas. Acho que quero ser escritora, pois adoro criar histórias. E você, é sonhadora como eu? O que você faz quando não tem nada para fazer?

 

Rod, não é nada disso que Jorgivan falou. O seu cabelo é irado, doidão, muito bonito! Rod de quem você gosta das meninas da Turminha? (Aldeice, 11 anos)

Resposta do Rod: Oi Aldeice, que legal você ter gostado do meu cabelo. Eu também gosto dele, mas tem gente que não gosta. Eu não ligo não, mas acho que as pessoas devem entender que somos diferentes. Nem todo cabelo é liso e para quieto na cabeça, né? A diversidade entre as pessoas é algo que precisamos respeitar e aceitar.

Mas, para responder à sua pergunta sobre as meninas, vou te confessar que realmente amo as três. Malu, Maressa e Sol são minhas amigas do coração e nos divertimos muito juntos. Mas amor para namorar, esse eu ainda não conheço não. Acho que é porque ainda não apareceu alguém que mexesse mesmo com meu coração. Mas isso não tem pressa, né? Afinal, ainda sou um menino, e penso mais em andar de skate do que em namorar.

 

Sou baixinha e me dão um monte de apelidos, e não gosto disso. Sei que não é certo, mas vamos para pergunta: Pq vcs não colocam uma pessoa de cadeira de rodas na Turminha? (Camila, 10 anos)

Resposta da Malu – Oi Camila, como vai você? Não dá bola para essas pessoas que te colocam apelidos. São umas chatas e não merecem sua amizade, pois amigo de verdade só coloca apelido carinhoso, e nunca um que a gente não goste. Mas se isso te incomodar mesmo e você for obrigada a conviver com essas pessoas, procure um adulto que possa chamar a atenção delas. Por exemplo, se isso acontece na escola, converse com a sua professora. Se forem seus vizinhos, peça ao seu pai ou a sua mãe para conversar com os pais delas.

É como o Rod disse para a Aldeice: as pessoas são diferentes. Umas são altas, outras baixas, umas negras, outras brancas, umas gordas, outras magras, umas brasileiras, outras estrangeiras. Enfim, temos que aprender a conviver com aqueles que são diferentes de nós de forma respeitosa e lembrar que a diversidade da nossa população é uma das grandes riquezas do Brasil. Somos conhecidos e admirados no exterior pela tolerância do nosso povo, que acolhe aqui pessoas das mais diversas raças, etnias e nacionalidades, e consegue viver harmoniosamente com elas mesmo quando têm costumes e religiões diferentes dos nossos. Essas pessoas que te colocam apelidos deveriam valorizar mais essa nossa característica, tão rara no mundo, e procurar cultivar esse espírito cordial do brasileiro, você não acha? 

Quanto à sua sugestão de colocarmos uma pessoa de cadeira de rodas na Turminha, acho que seria bem interessante, e vamos pensar seriamente sobre ela. Outros amigos da Turminha também já nos sugeriram um personagem de origem asiática, um gatinho e um passarinho. Pode ser que nossa turma acabe aumentando, mas os nossos criadores ainda não decidiram o que fazer. Beijos pra você.
 

Qual é o artigo 26 do direito penal? (Pedro C. S. A. M., 8 anos)

Resposta do professor Ari: O art. 26 do Código Penal trata das pessoas que não podem ser punidas pela lei como os demais cidadãos, ou seja, aquelas que são consideradas inimputáveis. Elas não devem ser condenadas pela Justiça ou, se forem, terão suas penas reduzidas, porque são incapazes de compreender que estão praticando um ato ilegal. E isso porque são ainda imaturas, como é o caso das crianças, ou porque são doentes mentais ou têm um desenvolvimento retardado.
Veja, a seguir, a íntegra do art. 26 do Código Penal.

Inimputáveis

Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

Redução de pena

Parágrafo único - A pena pode ser reduzida de um a dois terços, se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

 

O que é a cidadania dos jovens na sociedade? (Thaiane, 12 anos; Vitória, 13 anos; Dayane, 12 anos; Fernanda, 14 anos)

Quais as informaçoes muito importantes para o respeito do exercício da cidadania dos jovens na sociedade? (Paulo Henrique, 13 anos)

Resposta do professor Ari - A cidadania dos jovens pode ser exercida nas várias atividades do dia a dia. Ela está presente nas atitudes em relação aos amigos, à família, aos professores, e, da mesma forma, nas ações deles para com o jovem. Se você está em casa assistindo à televisão e se dá conta de que passou da hora de fazer o dever de casa, lembra-se que tem o dever de estudar. Mas esse dever é para com o professor que lhe deu aquela tarefa, ou para com os pais que lhe pedem para estudar? Ou será que é um dever para com você mesmo?

Ser cidadão durante a juventude não é apenas obedecer às leis e ter seus direitos respeitados, mas também preparar-se para exercer a cidadania em um sentido mais amplo no futuro. O cuidado que você tem hoje com a sua educação vai refletir-se no que você será amanhã e ajudá-lo, por exemplo, a ter um bom emprego com o qual possa contribuir, com o seu talento e trabalho, para a construção de um mundo melhor. Sem uma boa formação acadêmica, será difícil ganhar um salário que lhe permita dar uma boa vida aos seus filhos, quando chegar a hora de constituir sua própria família. O exercício da cidadania não depende apenas dos atos do Estado para conosco, mas também do que fazemos no dia a dia para realizar nossos projetos de vida

Clique aqui para ler a continuação.

 

Pessoas podem criar uma turminha do MPF de verdade? (Larissa S. R., 9 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Podem sim, Larissa. Você e seus amigos podem criar uma Turminha do MPF e fazer como nós fazemos: brincar e estudar juntos vários assuntos que interessam às crianças e que nem sempre se aprendem na escola.

Se a Turminha do MPF que você criar quiser algumas sugestões nossas, é só perguntar que a gente manda. Mas nós também gostaríamos muito de saber notícias da sua Turminha, tá? Escreva pra gente contando quem vocês são, o que estão fazendo e as histórias que estão criando que nós publicaremos no site. Abraços.

 

O que é sexo? (Marcelo C., 11 anos)

Resposta do professor Ari: O sexo é uma manifestação de amor e desejo entre duas pessoas em um momento de bastante intimidade. Ele é praticado com muitas carícias e afeto, traz grande prazer e satisfação ao casal, e um profundo sentimento de integração e unidade.

Como o sexo envolve uma enorme dose de emoção e afeto, precisamos nos perguntar se já está na hora de praticá-lo, pois nem sempre as duas pessoas estão maduras para partilhar com o outro os sentimentos que ele provoca. Por isso, antes de ter uma relação sexual, devemos estar atentos ao que diz o nosso coração, pois o sexo motivado apenas pelo desejo e pela curiosidade não traz a mesma realização e contentamento que quando existe amor entre as duas pessoas.
 


Onde se vende o gibi  da Turminha do MPF (Rebeca C. S. A. M., 10 anos)

Resposta da equipe da Turminha do MPF: Nós não vendemos o gibi da Turminha, Rebeca, mas podemos mandá-lo para você gratuitamente. Basta nos enviar o seu pedido, com o endereço, para o e-mail: turminha@mpf.gov.br


 

Por favor, invente um personagem que seja eu, eu adoraria se esse personagem se chamasse Rere. Você pode fazer esse favor para mim? (Rebeca C. S. A. M., 10 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Rebeca, nós ainda não sabemos quando sairá um novo gibi da nossa Turminha, por isso não podemos lhe prometer que criaremos o seu personagem. Mas, se você quiser, pode nos escrever contando como você é e que história você gostaria que seu personagem vivesse com a gente. Abraços da Turminha.

 

A Turminha trabalha aonde? no MPF? (Giovanna C. A., 8 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Nós não trabalhamos, Giovanna, apenas brincamos e estudamos, pois somos crianças e crianças não podem trabalhar. Mas, para sermos francos com você, nós só existimos na imaginação das crianças que são nossas fãs e das pessoas que nos criaram, que nos desenham e escrevem sobre nós todos os dias. Essas pessoas trabalham na Secretaria de Comunicação do Ministério Público Federal, que fica no prédio da Procuradoria Geral da República, em Brasília.

Quando dizemos que só existimos na imaginação das crianças e dos nossos criadores, não queremos dizer que a Turminha não existe. Ela existe porque já tem uma história, nasceu em outubro de 2009 e de lá para cá conquistou o amor e a amizade de muitas crianças em todo o Brasil. E o que importa é que dentro dos corações e das mentes dos nossos amiguinhos fica a mensagem que levamos sobre tudo o que aprendemos com o professor Ari, com a vó Zita e com as nossas discussões sobre o Brasil e o Ministério Público Federal.

Todas as descobertas que fizemos nesses quase dois anos nós contamos para vocês, não só no nosso site, mas também nos vídeos, no gibi e nas visitas que os servidores e procuradores do MPF fizeram a várias escolas, abrigos, creches e feiras do livro para falar sobre nós.

Por isso, dizer que nós não existimos de verdade seria mentir, pois nossa imagem e nossa mensagem já existe no coração de muita gente.

 

Porque a Turminha do MPF se chama Turminha do MPF? (Giovanna C. A., 8 anos)

Resposta da Turminha: Em 2009, quando nós fomos criados, a Secretaria de Comunicação do MPF fez um concurso para escolher o nosso nome entre os servidores e procuradores de todo o país e seus familiares. A menina Maressa Chagas Costa Oliveira, filha do servidor da Procuradoria da República no Maranhão Reinaldo Sousa Oliveira, foi a vencedora do concurso “Seja um personagem do MPF” e recebeu, como prêmio, uma personagem inspirada nela.

Ela tinha, na época, nove anos. A escolha do nome foi feita pelo voto dos servidores e procuradores na Intranet, que é a rede de computadores que interliga todas as unidades do MPF no Brasil. Se você quiser saber mais sobre o concurso e a Maressa da vida real, acesse os links abaixo.



Gosto muito de estudar, mas anda acontecendo coisas muito ruins, sabe, porque desde o início do ano que nós do ginásio, lá na Escola José Eduardo de Macedo Soares, que fica no Méier, não estamos mais tendo lanche. Quem tem lanche lá são os pequenos, mas o ginásio não tem. Então, peço a vocês que me ajudem, por favor. Não aguento mais. (M., 13 anos)

Resposta da procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, Aline Caixeta:  A matéria tratada no e-mail se insere na atribuição do Ofício da Educação da Tutela Coletiva desta Procuradoria da República. Sua solicitação será, portanto, encaminhada aos procuradores da República lotados na citada área de atuação.

 

Como podemos melhorar o nosso mundo? (Danielle, 12 anos)

Resposta da Vó Zita: Olá, Danielle. Que pergunta interessante! Para que o mundo seja melhor, primeiro, temos que pensar que não vivemos sozinhos e  que precisamos fazer a nossa parte para que as coisas melhorem. Nós podemos: preservar o meio ambiente, respeitar as diferenças entre as pessoas, ajudar o próximo, estudar, denunciar as coisas erradas, etc. Chame os seus amigos para vocês se unirem por um mundo diferente.

Leia mais sobre isso:

 

E por que existe tanta violência? (Danielle, 12 anos)

Resposta do Rod: Infelizmente existem muitas causas para a violência. Nas cidades, ela existe, na maioria das vezes, por causa de desigualdades sociais, do tráfico de drogas e armas, da falta de educação, da falta de estrutura familiar,  do desemprego e da falta de segurança pública.

 

Existe  estrela  cadente? (Nathaly, 7 anos)

Resposta da Malu: Nathaly, as estrelas cadentes, na verdade, não são estrelas. São meteoritos, pedaços de pedras que vem do espaço, que entram muito rápido na atmosfera da Terra e pegam fogo. Quando isso acontece, vemos um rastro de luz no céu que parece uma estrela caindo. É comum pensarmos em um desejo quando vemos uma estrela cadente. Quem sabe você não faz um pedido para um meteorito no céu?

 

O que são metas do milênio? (Daiany, 12 anos)

Resposta do professor Ari: Olá, Daiany. Em setembro de 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou as metas de desenvolvimento do milênio e as 191 nações associadas se comprometeram a cumpri-las até 2015. São oito objetivo concretos para melhorar o destino da humanidade neste século.
As oito metas de desenvolvimento do milênio são:
1.Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2.Atingir o ensino básico universal;
3.Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4.Reduzir a mortalidade na infância;
5.Melhorar a saúde materna;
6.Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7.Garantir a sustentabilidade ambiental; e
8.Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento.
Para saber mais detalhes sobre as metas, você pode acessar o site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

 

Como as metas do milênio estão sendo tratadas no Brasil e no mundo? (Cindy, 12 anos)

Resposta do professor Ari: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou um balanço das metas do milênio no mês de março de 2011. E o Brasil teve melhora em 69,2% dos indicadores. Alguns países estão atingindo as metas mais rápido do que outros. O Brasil, por exemplo, ficou na frente da China, Índia, África do Sul, Turquia e Argentina. Mas ficou atrás da Guatemala, do Panamá, de El Salvador, da Venezuela, do Paraguai e da Nicarágua.

Para saber mais sobre o balanço das metas do milênio acesse a notícia no site no Pnud.

 

Em qual das metas do milênio o Brasil se deu melhor? (Matheus, 12 anos)

Resposta do professor Ari: O Brasil já atingiu a primeira meta estabelecida pelas Nações Unidas, que é de chegar a 2015 com a metade da proporção de pessoas muito pobres que havia em 1990. Ele até a ultrapassou, pois cumpriu a meta estipulada pelo governo federal, de reduzir esse número em 75%. Além disso, o país também superou a meta para o combate a doenças como Aids e malária. 
Fonte: PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)

 

Por que a descoberta do Pré-sal é tão importante para o Brasil? Já existem novos métodos para extrair petróleo na camada pré-sal? Obrigada desde já turminha! Gosto muito de vocês! (Ana, 9 anos)

Resposta do professor Ari: De nada, Ana. A Turminha do MPF está aqui para ajudar vocês. A descoberta de gás e óleo na camada pré-sal, que fica numa profundidade de mais ou menos 5.000 metros, vai colocar o Brasil entre os seis países que têm as maiores reservas de petróleo no mundo. A camada do pré-sal tem cerca de 1,6 trilhão de metros cúbicos de gás e óleo, número que é cinco vezes maior do que a reserva atual do Brasil.

Como o combustível está numa profundidade muito grande, extraí-lo não é uma tarefa fácil nem rápida. Segundo a Petrobras, com a experiência adquirida no desenvolvimento de campos em águas profundas, os técnicos brasileiros estão preparados, hoje, para desenvolver as descobertas no Pré-Sal. A empresa está promovendo adaptações da tecnologia e da logística. A meta é alcançar, em 2017, produção diária superior a 1 milhão de barris de óleo nas áreas do Pré-Sal.

Fonte: Petrobras

 

Por que existe poluição? (Pedro, 8 anos)

Resposta do Alex: Olá, a poluição existe porque as pessoas jogam na natureza coisas que fazem mal ao meio ambiente. Exite a poluição do ar, que é causada pelas queimadas e pelo uso de combustíveis fósseis como gasolina, diesel, carvão mineral e gás natural. Já a poluição da água e do solo, na maioria das vezes, é causada quando o homem joga lixo nos rios, nos mares e em terrenos baldios.

Para saber mais sobre como podemos salvar a natureza, clique aqui 

 

Por que as pessoas abandonam seus animais? Eles podem ser igual ao Bóris. (Pedro, 8 anos)

Resposta do Alex: Muitas pessoas compram um bicho de estimação para brincar e servir de companhia. Mas depois elas o abandonam, porque cuidar de um animal não é uma tarefa fácil. Eles fazem sujeira, precisam de atenção e algumas vezes são agressivos. Por isso, é importante pensar bem antes de comprar ou adotar um bichinho para que ele não sofra depois com o abandono.

 

Neste site ainda não entendi o que é MPF? (Jonatas, 9 anos)

Resposta do professor Ari: Oi Jonatas, o MPF é uma espécie de advogado da sociedade. Para entender melhor você pode ver a explicação da Turminha nos links abaixo:

 

 Meu filho foi agredido e humilhado verbalmente por uma tia de um coleguinha na escola. Em que o Estatuto da Criança e do Adolescente poderia ajudá-lo? Obrigada. (Elisabete, 34 anos)

Resposta da Vó Zita: Olá! O ECA determina que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. O Estatuto também define que o Conselho Tutelar da sua cidade pode atender e aconselhar pais e responsáveis sobre o que fazer em casos como esse.   

 

Para que servem todas as leis do mundo? (Nathalia, 9 anos)

O que é uma lei? Por que foram criadas leis para respeitarmos os demais? (Thais, 15 anos)

Resposta do professor Ari: Imaginem por um momento como viviam os homens pré-históricos. Vocês já devem ter visto em filmes ou desenhos animados que eles passavam a maior parte do tempo brigando entre si. Afinal, tinham que caçar, pescar e colher frutos para se alimentar e nisso havia muita disputa, pois a luta pela sobrevivência era dura. Não era só achar comida, mas também lutar contra as feras das florestas. Eles ainda não tinham aprendido a cultivar as plantas, e eram nômades que viajavam sem parar em busca do que comer.

Pensar em um mundo sem leis, seria como voltar à pré-história, onde os mais fortes conseguiam sobreviver e os mais fracos morriam de fome ou eram mortos pelos seus rivais. À medida em que os homens começaram a dominar as técnicas da agricultura, passaram a se agrupar para trabalhar a terra e domesticar os animais. Foram também as necessidades do trabalho que fizeram com que eles buscassem um meio de comunicação, e assim nasceu a linguagem.

Enquanto alguns cuidavam da lavoura e dos animais, outros iam atrás da caça, da pesca ou dos frutos existentes na natureza. Tendo uma roça para cultivar, vacas para ordenhar, galinhas e porcos para alimentar eles se fixavam em uma área e já não precisavam viajar tanto atrás de comida. Tinham também a força do grupo para lutar contra os animais selvagens e construir casas mais seguras que lhe davam abrigo e proteção.

Clique aqui para ler a continuação. 

 

O que é a turminha do MPF? (Gustavo, 8 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Nós somos 10 personagens (incluindo o Bóris) criados por servidores da Secretaria de Comunicação do MPF para dialogar com as crianças e adolescentes sobre assuntos que, em geral, são considerados de gente grande, mas que nós também queremos entender. Por exemplo, gostamos de aprender como é o trabalho dos procuradores da República e o que eles fazem para combater o crime e proteger os direitos de todos os brasileiros. Gostamos de brincar e fazer novos amigos, e ficamos muito felizes quando percebemos que algumas crianças sempre voltam ao nosso site e nos fazem perguntas, como você, Gustavo, e tantas outras. Um abraço da Turminha.

Para você conhecer um pouco mais sobre cada um de nós, acesse o link abaixo:

Conheça a turma toda
 

O que é o computador (Gustavo, 8 anos)

Resposta do professor Ari: O computador é uma máquina que processa e armazena informações e é capaz de realizar diversas tarefas, desde que esteja programado para isso. Ele necessita receber instruções que lhe digam como executar o que pedimos. Essas instruções são o seu programa (ou software). Por exemplo, a maioria dos computadores usam os softwares Windows ou Macintosh para funcionar, embora existam muitos outros.

A parte do computador que armazena e executa o programa é chamada de CPU (Unidade Central de Processamento, em português). Nós enviamos os dados à CPU usando o teclado e o mouse, que  transformam esses dados em uma série de sinais eletrônicos para que a CPU possa entendê-los e processá-los, fazendo o que lhe foi pedido. Os dados processados saem da CPU e chegam até nós por meio da tela do monitor, da impressora ou de auto falante, que, respectivamente, mostra, imprime ou transmite o resultado do processamento.

 

O que é a impressora (Nathaly B., 7 anos)

Resposta da Malu: A impressora é uma máquina que conectamos ao computador para imprimir  textos, gráficos, desenhos e fotografias processados por ele. As mais comuns são a impressora a laser e a jato de tinta.

 

Como podemos identificar um pedófilo na internet? (Linda, 14 anos)

Resposta do professor Ari:  Linda, outros amigos da Turminha já fizeram pergunta parecida com a sua, por isso sugerimos que você leia a resposta que demos para eles acessando o link abaixo:


 

Com quantos anos a pessoa é de maior? (Linda, 14 anos)

Resposta do professor Ari: O art. 5º do novo novo Código Civil, aprovado em 2003, reduziu a maioridade de 21 para 18 anos, quando a pessoa pode praticar todos os atos da vida civil. Mas o Código também estabeleceu que em alguns casos é possível emancipar os menores de 18 anos. Veja, abaixo, em que situações isso pode ocorrer:

  • Pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público (feito pelos pais e pelo menor em cartório), independentemente de autorização judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;
  • Pelo casamento;
  • Pela colação de grau em curso de ensino superior;
  • Pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor tenha economia própria.

 

Quais as matérias que os índios têm na escola? (Lucas, 14 anos)

Resposta do Munani: O currículo das escolas indígenas é igual ao das outras escolas brasileiras. A única diferença é que na maioria delas também são ensinadas a língua e a cultura de cada etnia. A Constituição de 1988 garante às crianças e adolescentes indígenas uma educação diferenciada, que inclua o aprendizado da língua materna e das tradições da sua tribo. Mas, infelizmente, nem todas as escolas nas aldeias seguem o que diz a Constituição. Para saber mais sobre as escolas indígenas leia a matéria


 

Um cão guia é muito importante para uma pessoa cega. E se fosse um gato, seria importante igual ao cão? (Monique S., 8 anos)

Resposta do Alex: Monique, eu não sei se um gato poderia se adaptar ao trabalho de guiar cegos, pois eles se assustam com facilidade, são mais ariscos e acredito que não tenham o temperamento calmo que é exigido dos cachorros que são treinados para ser cão guia.

O treinamento é caro e longo, dura cerca de dois anos, e apenas algumas raças de cães são consideradas aptas para esse trabalho. Para você ver como é difícil encontrar e treinar cães para essa função, o Brasil tem hoje 1,2 milhão de cegos e apenas cerca de 80 cães guias, segundo informou a ONG Iris à reportagem do jornal  Folha de São Paulo.

 

Quem foi o último a chegar na Turminha do MPF? (Nathaly B., 7 anos)

Resposta da Turminha: Foi a Maressa. Ela foi criada em homenagem a filha de um servidor do MPF, chamada Maressa, que ganhou o concurso para escolher o nome da nossa turma. Foi ela quem nos deu o nome “Turminha do MPF” e, como prêmio, virou personagem também.

 


Quais os alimentos dos árabes que fazem parte da nossa culinária brasileira? (Karina, 16 anos)

Resposta da Vó Zita: Karina, o Brasil recebeu muitos imigrantes de origem árabe, principalmente  sírios e libaneses, e alguns pratos que eles trouxeram se tornaram tão populares no Brasil que já se incorporaram à culinária brasileira, como, por exemplo, o kibe (feito de carne moída, cebola e  trigo) e a esfirra (uma massa de farinha de trigo recheada com carne, cebola e especiarias ou então com espinafre, ou ricota).

Também já são bem conhecidas no país as receitas de cafta (carne moída condimentada grelhada no espeto), o tabule (salada de trigo, tomate, cebola, salsa, hortelã, azeite e limão), a mjadara (arroz com lentilha e cebola) e os charutinhos de folhas de parreira. O cuscuz, que tem várias versões no Nordeste e Sudeste do Brasil, também é de origem árabe.
 


Quais os direitos que o Ministério Publico Federal protege ? (Nathalia, 13 anos)

Resposta do professor Ari: O Ministério Público Federal defende os interesses de todos os brasileiros previstos na Constituição e nas leis federais, como:
• os direitos humanos;
• a democracia, os direitos políticos, a nacionalidade e o devido processo eleitoral;
• o respeito às diferenças de etnia, sexo, crença e de condição psicofísica;
• a correta aplicação das verbas em educação, saúde e segurança;
• a proteção do meio ambiente, dos índios, das crianças, dos adolescentes e dos idosos;
• a preservação do patrimônio cultural;
• o respeito à ordem econômica e aos direitos do consumidor;
• o acesso a serviços públicos de qualidade;
• o combate à corrupção.

Para saber mais clique aqui 

 

O que é a escola? (Gustavo, 8 anos)

Resposta do professor Ari : Gustavo, você tem oito anos e já deve ir à escola, não é mesmo? Como uma criança que está em idade escolar e, pela lei, deveria estar estudando, suponho que você já saiba o que é a escola, e que sua pergunta talvez mostre uma preocupação em entender melhor a função dela. Você  pode estar se perguntando por que é importante ir à escola e o que ela tem a lhe oferecer. Estou certo?

Ao longo dos séculos, nossa civilização foi adquirindo conhecimentos sobre o mundo e a natureza e esse saber vem sendo transmitido de geração a geração através da educação que recebemos na escola. As matérias que estudamos nos bancos escolares, como a nossa língua materna e as línguas estrangeiras, a matemática, as ciências, a história, geografia, e tantas outras que aparecem mais tarde no currículo do ensino médio, custaram muito esforço de pesquisa para chegar ao patamar que alcançaram hoje. Por isso, seria uma pena deixar que esse aprendizado de séculos se perdesse, o que aconteceria se ele não fosse transmitido às novas gerações. Assim, uma das funções da escola é transmitir esse conhecimento adquirido pelos nossos antepassados.

Mas será que é apenas essa a função da escola? 

Para continuar lendo clique aqui
 

Como salvar a natureza?  (Alex, 10 anos)

Resposta do professor Ari: A sua pergunta é muito importante, Alex, pois o Brasil enfrenta sérios problemas ambientais que necessitam de soluções urgentes. Veja alguns exemplos:

  • o uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura, que tendem a se acumular no solo, na fauna e flora, podendo chegar às águas subterrâneas;
  • o comércio ilegal de animais silvestres;
  • a  poluição das praias e dos rios que cortam as maiores regiões metropolitanas;
  • a poluição do ar nos grandes centros urbanos, com efeitos nocivos para a saúde de crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias;
  • o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia;
  • a falta de reciclagem do lixo, de aterros sanitários adequados e depósitos seguros para o lixo radioativo;
  • a falta de saneamento básico (canalização e tratamento da água e dos esgotos urbanos e industriais); e tantos outros. Por isso, a luta para salvar a natureza necessita do esforço de todos, não apenas de ações do Estado, mas também dos empresários e da população de um modo geral.

Clique aqui para ler mais.

 

Por que um programa diz que começa na tal hora e não começa? Começa antes ou depois. (Byanka C. R., 10 anos)

Resposta do procurador da República Fernando de Almeida Martins, membro do grupo de trabalho de Comunicação Social da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão: Cara Byanka, pequenas diferenças de horário de veiculação não são o suficiente para caracterizar alguma irregularidade por parte da emissora. O que não pode ocorrer é, por exemplo, um programa destinado ao público adulto (após as 18:00hs) ser veiculado antecipadamente, atingindo o horário infantil (8:00 às 18:00hs).



Como denunciar de forma eficaz um homem adulto que vende fogos para crianças e adolescentes em sua própria casa? (Cristovão S. N., 48 anos)

Resposta do professor Ari: A venda de fogos para crianças e adolescentes é considerada crime pelo art. 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podendo ser punida com multa ou pena de detenção de seis meses a dois anos.

Os comerciantes podem pagar de três a 20 salários mínimos de multa se forem flagrados vendendo  fogos de artifício aos menores. Você pode fazer sua denúncia à Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual. Veja aqui os sites do Ministério Público de cada estado.

 


Por que vocês não colocam um passarinho na turma? (Aldeice, 11 anos)

Resposta do Alex: Aldeice, muito legal sua sugestão. Vamos guardá-la na nossa “caixa de boas ideias” que recebemos dos amigos da Turminha. Usaremos no momento que for possível.


 

O que é a TV? O que é o lápis? (Nathaly B., 7 anos)

Resposta da vó Zita: A televisão é um sistema de telecomunicação que reproduz imagens e sons de forma instantânea. As câmeras e microfones captam a luz e o som, que são em seguida convertidos em ondas eletromagnéticas. Quando estas ondas chegam ao aparelho de TV elas são reconvertidas em imagens e sons, que você pode ver e ouvir na sua casa.

O lápis é o instrumento que usamos para escrever ou desenhar. Ele é revestido de madeira e tem no seu interior um grafite.  Mas há também o lápis de cor, que usamos para colorir.



Olá. Gostaria de saber informações a respeito de como funciona a educação nas escolas indígenas, os materiais usados e, se possível, que vocês passassem alguns sites onde eu possa encontrar mais informações. (Daiane, 18 anos)

Resposta do professor Ari - De acordo com o último Censo Escolar da Educação Básica, realizado em 2008 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existiam naquele ano 2.698 escolas indígenas no Brasil, sendo que 94% delas estavam situadas em terras indígenas. Elas estavam distribuídas pelos 26 estados, mas concentravam-se mais na Região Norte, onde havia 1.677 escolas, ou 62% do total. O estado do Amazonas é o que possuía o maior número, com 904 estabelecimentos, seguido por Maranhão (302), Roraima (245) e Mato Grosso (200).

Clique aqui para ler a resposta completa.
 


Eu adoro a turma, sempre assisto seus vídeos, e gostaria de saber se seria possível eu adquirir um exemplar ou uma cópia do gibi da turminha, e um do roteiro pedagógico também. Espero a resposta, muito obrigado pela atenção. (Jéssica, 13 anos)

Resposta do Rafinha: Oi, Jéssica. Envie um email para turminha@mpf.gov.br com seu endereço para que a gente possa enviar o gibi da Turminha para você. Aproveite e conte para gente, por email, como ou em que atividade gostaria de utilizar o roteiro pedagógico.

 


Queria saber dos direitos iguais. Quase ninguém cumpre: meninos não podem brincar de bonecas com as meninas! e meninas não podem brincar de papagaio! Isso não é justo, ou é? (Aldeice, 11 anos)

Resposta da Malu: Concordo plenamente com você, Aldeice. Não existe lógica em proibir meninos de brincarem de bonecas e meninas de soltarem papagaio. São duas brincadeiras tão divertidas que é uma pena que ainda exista essa mentalidade em pleno século XXI. Eu e meus amigos da Turminha discutimos sobre isso e chegamos à conclusão que não há nada de mais em meninos brincarem de bonecas ou meninas de papagaio. E concordamos com você que essas proibições são injustas.

Por que os homens não poderiam brincar de boneca se eles também serão pais um dia e vão querer cuidar de seus bebês, dando colo, mamadeira, papinha, troncando fraldas, levando para passear? A vó Zita disse que quando ela era criança, o costume na maioria das famílias era que só as mulheres cuidavam dos bebês, e acho que vem daí essa ideia tola de que brincar de boneca é coisa só de meninas.  

Os tempos mudaram. Hoje muitas mães trabalham fora e os pais precisam ajudá-las a cuidar dos filhos. Se os meninos forem educados achando que cuidar das crianças é trabalho só das mulheres, quando se casarem podem não dar atenção aos seus bebês como deveriam, você não acha? Então por que não deixar que eles tomem gosto em cuidar de bebês desde pequenos, brincando de bonecas?

E que mal tem em uma menina soltar papagaio? As pessoas que fazem essas proibições nunca apresentam boas razões para justificar suas opiniões. Nós da Turminha somos contra todo tipo de discriminação e defendemos direitos iguais para meninos e meninas escolherem livremente suas brincadeiras, desde que não causem mal a ninguém.

 


Por que  as   pessoas  têm  prazer  de fazer essas  atitudes  sexuais com crianças? (Maria Gabriela, 9 anos)

Resposta do Rod – Maria Gabriela, sabe que essa é uma pergunta que eu também me faço? Não dá para entender o que passa na cabeça de um pedófilo. A única explicação que encontro é que são pessoas covardes, pois abusam de crianças indefesas.

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:


 

Por que uma pessoa gorda tem muitos apelidos? (Joice, 10 anos)

Resposta do professor Ari – Joice, isso acontece porque as pessoas que colocam esses apelidos não se dão conta do quanto estão magoando e humilhando quem recebe o apelido. Os pais e professores têm o dever de educar seus filhos e alunos para que tratem os colegas, irmãos e amigos com o mesmo respeito e dignidade que gostariam de ser tratados.  

Se você está recebendo apelidos que a fazem sentir-se humilhada, peça ajuda aos seus pais e ao seu professor, caso isso esteja acontecendo na escola. Os professores, orientadores pedagógicos e a direção da escola precisam desenvolver atividades para prevenir a prática de bullying entre os alunos.  

Não aceite passivamente que lhe coloquem apelidos pejorativos. Se seus pais levarem o problema ao seu professor ou à direção da escola e nada for feito para ajudá-la, eles podem fazer uma denúncia ao procurador regional dos Direitos do Cidadão que atua no seu estado. Veja aqui a lista com o nome e contato deles.

Para saber mais sobre como defender-se do bullying, leia a cartilha publicada pelo Conselho Nacional de Justiça e algumas matérias que a Turminha escreveu sobre o assunto. Os links seguem abaixo. Um grande abraço do professor Ari.
 

O que uma pessoa gorda precisa fazer para emagrecer? (Joice, 10 anos)

Resposta da vó Zita – Para emagrecer é preciso ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Você pode, por exemplo, comer menos doces e comidas gordurosas, como batatas fritas, fast foods, salgadinhos de pacote, e substituir o refrigerante por sucos naturais, feitos com a polpa das frutas.

Se você passa seus momentos de lazer em frente ao computador ou vendo TV, procure mudar seus hábitos e comece a praticar algum esporte que goste. Isso vai ajudá-la a queimar as calorias extras. Em nosso site temos várias dicas sobre alimentação saudável que você pode consultar. Veja os links abaixo:

Cartilhas:

 

 

O que fazer para garantir os direitos das gestantes em hospitais públicos, como o direito a acompanhante antes, durante e pós parto? Obrigada! (Ademaria, 24 anos)

Resposta da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Carvalho: Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito objetivos do milênio. O 5º deles é o de "melhorar a saúde materna". Para isto, o Ministério da Saúde apresentou como proposta o programa denominado Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, com o objetivo de articular ações de governo e da sociedade civil, envolvendo diferentes atores sociais na qualificação da atenção a mulheres e recém-nascidos.

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 


Como se participa da sua turminha? Por favor, deixa eu ficar na sua Turminha do MPF, eu posso ser qualquer personagem. (Gustavo S. C., 8 anos)

Resposta do Rafinha: Oi Gustavo, você já faz parte da Turminha do MPF. Todos que mandam mensagem pra gente, acompanham nosso site, participam do continue a história, fazem comentários nos blogs, lêem o gibi e assistem aos vídeos são da nossa turma.

Como muitas crianças gostariam de virar persongens da nossa turma, o pessoal que nos criou não têm como atender os pedidos agora. Mas você pode sugerir assuntos pra gente falar nos blogs ou um início para o continue a história. Que tal? Também pode contar se acha que você é parecido com algum de nós da Turminha e por quê...

Aliás, você já assistiu nossos vídeos e leu o gibi? Aqui estão os links:

Vídeos:

 

 O que os índios comem? (Marco Túlio, 8 anos)

Resposta do Munani: Isso depende muito se a aldeia onde eles vivem ainda está isolada ou se está perto de cidades. Quando estão isolados e vivem em uma região com matas preservadas e rios não poluídos, os índios costumam comer carnes de animais que caçam e de peixes que pescam, frutas que encontram na natureza, além de plantas que cultivam apenas para consumo próprio, principalmente a mandioca e o milho.

Com a mandioca fazemos farinha, tapioca (uma espécie de crepe que se come com vários recheios), beiju (bolo feito com a massa da mandioca) e pirão (mistura de farinha de mandioca e caldo de peixe). Com o milho fazemos pamonha, canjica e curau.

Quando os índios vivem muito próximos das cidades já não conseguem tirar de suas terras todos os alimentos que precisam, pois com os desmatamentos e a poluição dos rios a caça e a pesca diminuem e eles  também não  encontram mais tanta fruta perto da aldeia. Assim a alimentação deles acaba ficando mais pobre.

 

O que é saúde Turminha? (Verônica, 7 anos)

Resposta da Turminha: Saúde é quando nosso corpo e nossa mente estão funcionando bem, sem nenhum tipo de problema ou doença. Por exemplo, se você fica com febre alta, dor de cabeça e vontade de vomitar, é sinal de que algo de anormal está acontecendo no seu organismo e que você não está bem de saúde. Então precisa consultar um médico, que é quem cuida da saúde do nosso corpo. Já quando estamos com problemas emocionais, podemos apelar para um psicólogo ou psiquiatra, especialistas em saúde mental.

Para saber mais sobre saúde, leia também:


Por que vocês não colocam um gato na Turminha?  (Larissa, 10 anos)

Resposta da Malu: Muito legal sua ideia Larissa. Também adoro gatos. Estou tentando convencer minha mãe a me deixar adotar um gatinho. Se der certo, ele pode entrar pra nossa turma, né? Será que ele vai se dar bem com o Bóris? Vou levar sua sugestão pra turma e conto quando tiver novidades.

 


Como se deve fazer se a pessoa desconfiar que a amiga está sofrendo de abuso sexual? (Larissa, 10 anos)

Resposta da Malu: Sugerimos que você converse com sua amiga sobre sua suspeita. Você pode estar enganada e se fizer uma denúncia apenas com base em suposições, corre o risco de cometer uma injustiça. Mas se você estiver certa e sua amiga não se sentir à vontade para conversar sobre o problema com você, é possível ajudá-la dando-lhe o telefone e e-mail do Ministério da Justiça (abaixo) para que ela possa fazer a denúncia.

Denúncia por telefone - Ligar para o número 100, do Disque Denúncia Nacional, subordinado à Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. A ligação é gratuita e o serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, num prazo de 24h.

Denúncia por e-mail - É possível também enviar uma mensagem para a Secretaria Especial dos Direitos Humanos no e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Em ambos é possível:
• denunciar violências contra crianças e adolescentes;
• colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de crianças e adolescentes; e
• obter informações sobre os Conselhos Tutelares.

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

 


Oi, como vai ? Eu adoro cachorros, e vocês ? Eu tenho seis. Por que tem gente que é cego e pode entrar com cachorro e quem não é cego não pode entrar com cachorro nos lugares? (Laura Maria S. 9 anos)

Resposta do Alex: Oi Laura, nós vamos bem, e você? Todos nós da Turminha também gostamos muito de cachorro, e achamos muito legal que você tenha seis. Eu adoro o Bóris, meu cão-guia que me acompanha para todo lado.

As pessoas cegas ou que têm uma visão  muito deficiente, como é o meu caso, têm o direito de serem guiadas por um cachorro treinado. A lei nº 11.126/2005 nos dá esse direito, pois sem a ajuda do nosso cão seria arriscado sairmos desacompanhados. Por isso cachorros como o Bóris, que guiam deficientes visuais, podem entrar e permanecer em todos os locais públicos, com exceção apenas de algumas salas de hospitais, como as de cirurgia ou de terapia intensiva.

Nossos cães também devem ser aceitos nos ônibus e aviões, para as viagens locais, interestaduais e internacionais com origem no Brasil. Quem impedir ou dificultar o ingresso e a permanência do cão-guia nesses locais pode receber uma multa no valor mínimo de R$ 1.000,00  e máximo de R$ 30.000,00.

 

Quais são os objetivos da pedofilia? (Vanessa, 17 anos)

Os objetivos da pedofilia são o abuso ou a exploração sexual de crianças e adolescentes. Já esclarecemos as dúvidas de vários amigos da Turminha sobre esse assunto, e por isso sugerimos que você leia as respostas que demos ao Leonardo, Gabriel, Matheus, Bartolomeu e à Larissa. Veja, abaixo, alguns links.

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

 


Por que tem gente tão ruim que maltrata os idosos? Fico muito triste quando vejo isso na TV. Os coitados dos velhinhos não podem se defender! Essas pessoas são muito más! (Ana Paula, 11 anos)

Resposta da vó Zita: De fato, Ana Paula, dá muita tristeza quando vemos ou lemos no noticiário casos de agressão contra idosos. Mas eles não estão desprotegidos pela lei, e podem denunciar os maus tratos à polícia que seus agressores serão punidos. A Lei nº 10.741/2003, também chamada de Estatuto do Idoso, trata dos direitos assegurados às pessoas com mais de 60 anos, assim como das penalidades para os crimes cometidos contra elas. 

 

Tenho alergia às proteínas do leite e seus derivados. Por que não colocam, nas embalagens de alimentos, os ingredientes corretamente, inclusive que contêm traços de leite? Nós alérgicos sofremos muito com isso e passamos muito mal sem essas informações. (Giovanna, 4 anos)

Resposta do coordenador da Câmara do Consumidor e Ordem Econômica do MPF, Antonio Fonseca:

O órgão responsável pela coordenação, supervisão e controle das atividades de registro, informações, inspeção, controle de riscos e estabelecimento de normas e padrões na área de alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

O rótulo é a identidade do produto e deve trazer informações claras, precisas e em língua portuguesa. Segundo a ANVISA, o rótulo de alimentos deve conter (1):

Lista de Ingredientes
Informa os ingredientes que compõem o produto, que devem aparecer em ordem decrescente de quantidade, isto é, do maior para o menor. A lista deve incluir, ainda, os aditivos alimentares. Na leitura dessa informação o consumidor poderá identificar termos como leite, açúcar, sacarose, glicose ou outros tipos de açúcar.

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

Por que o meio ambiente é tão importante para nós? (Poliana, 10 anos)

Resposta da Turminha: Hoje a maioria das pessoas vive em grandes cidades, onde não costuma ter muito contato com a natureza. No passado a maior parte da população morava na zona rural e sentia na pele a importância do meio ambiente para suas vidas.

Nossos antepassados cultivavam a terra e sabiam que dependiam dela para viver. Todos os dias buscavam  a água que precisavam no rio ou na fonte que passava ou brotava no quintal de casa. Como hoje compramos a nossa comida no supermercado e a água chega às nossas casas pela torneira, acabamos nos esquecendo que tudo o que comemos e bebemos vem da natureza.

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

O que é flauta e por que ela existe, hein?  Eu quero saber, por favor, me falem, eu quero saber. E quantos anos vcs têm? (Luana S. S., 11 anos)

Resposta da Turminha: A Sol e o Munani têm seis anos, o Rafinha sete, o Rod oito, o Alex e a Maressa nove, a Malu 11, o professor Ari 33 e a Vó Zita 65. 

A flauta é um instrumento musical de sopro que tem a forma de um tubo oco e possui alguns furos que o  músico tampa ou destampa para tocar. Pode ser soprada na ponta (a flauta doce) ou na lateral (a flauta transversal).

As flautas mais antigas que se conhece eram de osso de animais, depois foram feitas de bambu (transformadas na flauta doce) e até de cascas de frutas. No início elas tinham a sonoridade de um apito, mas com o tempo aumentou-se o número de furos e junto com eles cresceu também a quantidade de notas musicais que se podia tocar.

Por ser muito simples e fácil de fazer, a flauta é um dos instrumentos musicais mais antigos que conhecemos, mas ninguém sabe quem a inventou. Ela era usada nas antigas civilizações, como a egípcia e hebraica, em festas e rituais religiosos. Assim como os tambores, a flauta era tocada em rituais de magia por curandeiros das tribos para auxiliar em suas comunicações com o mundo dos espíritos, como, por exemplo, quando rezavam para pedir a cura de doenças ou a interrupção das chuvas.

Na idade média a flauta doce foi muito popular e era usada como instrumento solo. A partir do século XVIII ela perdeu espaço para a flauta transversal, que tinha maior potência sonora e um timbre mais expressivo. Naquela época, as flautas eram feitam de madeira, e hoje são fabricadas também com metais como o níquel e a prata.

 

Turminha por que existe letra? (Byanca C. R., 7 anos)

Resposta da Malu:  As pessoas utilizam as letras e os textos escritos para exprimir suas ideias.  Segundo os historiadores, a escrita surgiu primeiro em forma de desenhos, depois foram aparecendo os símbolos que são as letras. E sabia que as letras não são iguais em todos os países? Na China, por exemplo, os símbolos usados na escrita são diferentes dos utilizados no Brasil.  

  

Turminha quem é o coelho da Páscoa? (Verônica, 7 anos)

Resposta da Sol: Outro dia fiz essa pergunta pra minha mãe e ela disse que, segundo a lenda,  há muito tempo uma mulher pobre coloriu ovos de galinha para presentear seus filhos na Páscoa. Ela escondeu os ovos para que seus filhos achassem quando acordassem. Quando as crianças acharam, passou um coelho correndo. Então se espalhou a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. Por isso hoje o coelho é o símbolo da páscoa. Aqui no nosso site tem mais informações sobre a Páscoa e dicas de como colorir ovos de galinha para presentear seus amigos.

 

Como faço para saber se tenho um amigo pedófilo? (Excelso Juscelino, 53 anos)

Resposta da equipe do MPF: É difícil reconhecer um pedófilo, pois ele aparenta ser uma pessoa normal e raramente levanta suspeitas sobre a sua conduta. Como não sabemos o que o levou a pensar que seu amigo possa ser um pedófilo, sugerimos que leia as respostas que demos ao Leonardo, Gabriel, Matheus, Bartolomeu e à Larissa. Talvez elas possam ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas.
 


Quais são os meios mais comuns de acontecer exploração sexual infanto juvenil? (Larissa, 16 anos)

Resposta da equipe do MPF: Larissa, em primeiro lugar, é preciso distinguir entre as formas de violência sexual contra crianças e adolescentes, pois há diferença entre exploração e abuso sexual. Como não sabemos se você conhece essa distinção, vamos explicar a ocorrência dos dois casos.

A exploração sexual é a quando crianças e adolescentes são usados com a intenção de se obter lucro ou benefício de qualquer espécie. Em geral as vítimas são coagidas ou persuadidas por um aliciador, um delinqüente sexual que pode ser homem ou mulher, e que consegue atraí-las com falsas promessas, suborno, sedução, ou induzindo-as a se rebelarem contra os pais.

O aliciador é um profissional já acostumado a enganar crianças e adolescentes para explorá-los sexualmente. Ele aproveita-se da ingenuidade, imaturidade, falta de experiência ou qualquer vulnerabilidade deles para explorá-los comercialmente como se fossem  mercadoria.

Clique aqui para continuar lendo a resposta.

 


Os personagens são inspirados em pessoas reais e comuns, assim como os personagens da Turma da Mônica?? Por que não criar um personagem asiático? Ficaria legal. (Bráz T., 11 anos)

Resposta da equipe do MPF: Apenas a Marressa foi inspirada na vencedora de concurso interno para escolha do nome do grupo de personagens. Aos poucos, com o auxílio de vocês, a Turminha deve crescer e ganhar novos persongens. Como gostamos de ter na Turminha amigos de diferentes culturas, etnias e perfis, com certeza, um asiático será muito bem-vindo.



Por que passam três episódios (da semana da alimentação, do tráfico de animais silvestres e do cão guia, o Boris)????? (Marcus Vinicius, 10 anos)

Resposta da equipe do MPF: Esses foram os primeiros vídeos da Turminha do MPF e logo lançaremos outros com os demais personagens abordando novos temas.

 

O que é pólvora ??? (Marcus Vinicius, 10 anos)

Resposta do professor Ari: É uma substância química explosiva usada para detonar bombas, armas de fogo, minas, fogos de artifício, etc. Foi inventada na China por acaso, no século VIII, por alquimistas que procuravam uma fórmula para a imortalidade, e depois se espalhou pelo mundo. A pólvora é composta de salitre (nitrato de sódio), enxofre e carvão.

 

O que é MPF? (Letícia, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: MPF significa Ministério Público Federal. Você pode ler a resposta que demos à Fernanda ou então ver aqui a explicação da Turminha sobre o que é o MPF.

 

O que é o aquecimento global? (Amanda, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: O aquecimento  global é o aumento da temperatura do planeta provocado pelo efeito estufa, um fenômeno que ocorre quando o calor do Sol acumula-se na superfície e na atmosfera da terra e não consegue dispersar-se porque é retido por uma barreira formada por muitos gases poluentes, que agem como se fossem o vidro de uma estufa de plantas.

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

Gente, por que tem crianças que sempre estudam por obrigação? (Aninha, 9 anos)

Resposta do professor Ari:  Olá Aninha! Não são todas as crianças que estudam por obrigação. Eu conheço muitas crianças que adoram estudar. A gente sabe que às vezes a aula é um pouco cansativa, sem graça, mas isso não é motivo pra estudar só por obrigação! O ideal seria que estudássemos pelo prazer de aprender coisas novas, conhecer outras culturas, outros mundos. Existe um mundo maravilhoso pra gente descobrir e não precisa viajar pra lá pra saber. Sabe aquela aula em que a professora descreve um personagem que viveu há não sei quantos séculos? Ou quando ela fala de um lugar bonito ou de uma batalha? A gente fica imaginando, não é? Então, a educação é capaz de nos levar para vários lugares, nos transportar para outras épocas e também transformar a vida das pessoas.

A escola tem o seu lado de obrigação, sim. Por exemplo, a lei diz que é dever da família matricular seus filhos na escola. Diz também que o poder público tem que dar educação de qualidade para todos. À escola e aos professores cabe fazer do espaço escolar um lugar interessante, de boa convivência, onde os alunos sintam-se respeitados e acolhidos. O aluno também tem suas obrigações: estudar, fazer as tarefas e as pesquisas pedidas, buscar novos conhecimentos...  educação faz-nos pessoas livres. Então Aninha, pense que estudar pode ser muito bom e não somente obrigação. Sucesso no seus estudos. Um abraço.

Clique aqui para ler mais sobre o tema da sua pergunta.
 
 

O que é pedofilia? (Gabriel, 8 anos)

Resposta da equipe do MPF: A pedofilia é um grave desvio da sexualidade que leva um adulto a sentir desejo sexual por crianças ou adolescentes, e pode ter característica homossexual ou heterossexual. É uma forma de violência sexual considerada crime pela Constituição Federal, que no parágrafo 4º do art. 227 diz que “a lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente”.
 
A maioria dos pedófilos são homens, e o que facilita a atuação deles é a dificuldade que temos para reconhecê-los, pois aparentam ser pessoas comuns, com as quais podemos conviver socialmente sem notar nada de anormal nas suas atitudes. Em geral têm atividades sexuais com adultos e um comportamento social que não levanta qualquer suspeita. Eles agem de forma sedutora para conquistar a confiança e amizade das crianças.
 

Clique aqui para ler a continuação da resposta.


Sei que os presidentes afetaram bastante o nosso país, mas não sei exatamente como. Vocês podem me explicar mais sobre isso? E o que é, exatamente, política? (Amanda, 13 anos)

Resposta da equipe do MPF:  Dilma Rousseff é a 40ª presidente do Brasil desde a proclamação da República, em 1889. Os antecessores dela afetaram o país de diferentes maneiras. Alguns chegaram ao poder por meio de eleições diretas, outros através de eleições indiretas (escolhidos pelo Congresso Nacional) e teve os que romperam com as regras democráticas e conquistaram ou mantiveram o cargo por meio de um golpe militar, com o apoio das Forças Armadas.

Cada presidente deixou sua marca e afetou o Brasil de alguma forma, positiva ou negativamente. Alguns fizeram reformas e obras que ajudaram no desenvolvimento econômico, social e político, outros tornaram-se ditadores e provocaram grande retrocesso nas instituições políticas.

Por isso é difícil responder a sua pergunta de forma precisa, pois para fazê-lo seria necessário realizar uma grande pesquisa histórica, que talvez você própria possa fazer um dia, pois a sua questão é muito inteligente e pertinente. Para não deixá-la sem uma resposta, vamos tentar lhe explicar como os presidentes afetam nossas vidas falando sobre algumas das atribuições deles e como a Constituição Federal, que é a mãe de todas as leis, exige que eles se comportem.


Leia aqui a resposta completa.

 


Pedofilia é crime mesmo você gostando da pessoa? (Emilyn, 13 anos)

Resposta da Vó Zita: É crime sim, Emilyn. Infelizmente, de acordo com as estatísticas 80% dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes são cometidos por pessoas que elas conhecem, gostam e confiam. Ou são parentes próximos como pai, tio, primo, irmão e avô, ou amigo da família, professor, médico, padre, pastor ou profissionais que tem o papel de cuidar da criança.

Nessas situações, é natural que a criança goste da pessoa e fique confusa sobre os seus sentimentos, pois, apesar de não aceitar a situação de ser abusada sexualmente, ela tem um vínculo afetivo forte com esse adulto que comete violência contra ela. Mesmo se não houver agressão física, não deixa de ser crime, pois é uma relação assimétrica, ou seja, onde não há igualdade de condições entre as duas partes.

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

 

 

Por que não sai novos comerciais da turminha na TV Cultura? (Thiago, 10 anos)

Por que só passam as propagandas do Alex, da Maresa e do Munani? Por que não passam os outros? Bem, essa é minha pergunta. (João Pedro R. P., 8 anos) 

Resposta da equipe do MPF: Mais três vídeos devem ser divulgados em breve, com a participação da Malu, do Rafinha, da Sol, do Rod e do professor Ari.

  

Por que existe água e por que temos que economizar (Jó, 13 anos)

Água  é  muito  importante  para  economizar? (Vinícius, 7 anos)

Por que há pessoas que gastam muita água sabendo que ela é importante? (Noelle, 6 anos)

O que é água? (Verônica, 7 anos) 

Resposta da equipe do MPF: Água é um mineral essencial para a existência da vida, composta por dois elementos químicos, hidrogênio(H) e oxigênio(O) formando a molécula H2O. Ela está presente no ar, em minúsculas partículas, nos rios, oceanos, nas rochas, nas plantas, nos corpos dos seres humanos etc. Sem a água seria muito difícil existir a vida.

Por que a água existe nós não saberíamos explicar, pois em alguns planetas há água e em outros não. Só sabemos que, por alguma razão, na Terra a existência dela foi possível porque havia átomos de hidrogênio e de oxigênio que se combinaram para formar a molécula da água (H2O), que é feita de dois átomos de hidrogênio e de um de oxigênio. Esses átomos de hidrogênio vão se ligando a outros átomos de oxigênio, que por sua vez se ligam a mais dois átomos de hidrogênio, e assim por diante, formando a água.

Se em nosso planeta não houvesse água, não haveria possibilidade de existir vida aqui, pois as plantas, animais e seres humanos não podem sobreviver sem ela. O peso do nosso corpo, por exemplo, é constituído de 50% a 75% de água, dependendo da idade, do sexo e da quantidade de gordura da pessoa. Os fluidos do nosso corpo são misturas químicas complexas que, na sua maioria,  estão dissolvidas ou suspensas em água. Por isso, se não bebêssemos água nós morreríamos.

Infelizmente, as águas do nosso planeta estão ficando cada vez mais poluídas por causa dos esgotos sem tratamento e produtos químicos que são jogados nos rios e nos mares todos os dias.

Clique aqui para ler a continuação da resposta.
 


Como sei que alguém está dando em cima de mim no orkut? (Matheus, 13 anos)

Como sei se uma pessoa está dando em cima de mim no MSN? (Bartolomeu, 12 anos)

Resposta da equipe do MPF: Para responder à pergunta de vocês seria interessante saber se esse alguém a quem vocês se referem é uma pessoa desconhecida, com quem vocês têm apenas contato virtual, ou se é um(a) amigo(a) que vocês conhecem pessoalmente, pois a resposta para os dois casos seria bem diferente.

Partimos do pressuposto de que a dúvida de vocês está relacionada à primeira hipótese, e que querem saber como se comportar diante do assédio de pessoas desconhecidas na Internet, pois esse é um risco que muitos jovens correm hoje em dia, e por isso buscam orientação sobre como se proteger do aliciamento de pedófilos e exploradores sexuais de crianças e adolescentes.

MSN, Orkut, grupos de relacionamentos, blogs, salas de bate-papo estão abertos a qualquer tipo de pessoas, bem ou mal intencionadas, e é impossível saber se aquele “amigo(a)” com quem você conversa sempre é mesmo quem ele(a) diz ser.

Clique aqui para ler a continuação da resposta.

 

Quem inventou a lua? (Nathaly, 7 anos)

Resposta do professor Ari: Nathaly, notamos que você está preocupada com as origens do mundo e do universo, desde o nascimento de Deus, passando pelas árvores até a invenção da lua. Há muitos anos que a humanidade se coloca essas questões, tanto a filosofia quanto a ciência, e a teoria mais aceita sobre e criação do universo a do Big bang. Segundo essa teoria, um ponto infinitamente pequeno, com uma massa infinitamente grande, se expandiu numa imensa explosão e criou todo o universo que conhecemos, incluindo o espaço e o tempo.

A teoria mais aceita para a criação dos planetas é a da aglutinação de uma nuvem de matéria que orbitava o Sol. Já foram encontradas estrelas distantes que possuem este tipo de nuvem, onde planetas ainda estão em formação. Depois de um início caótico e de uma série de choques os que sobraram se estabilizaram nas órbitas que conhecemos.

Existem várias teorias para a formação da Lua, mas aparentemente ela foi formada junto com a Terra, pela aglutinação de matéria que orbitava o Sol. No entanto, uma teoria apoiada por algumas simulações computadorizadas recentes sugerem que durante a formação dos planetas a Lua tenha sido arrancada da Terra pelo choque de um planeta do tamanho aproximado de Marte e tenha retido partes dos dois corpos. Segundo esta visão, o choque entre os planetas foi uma constante durante a formação do sistema solar. Análises das rochas lunares ajudam a reforçar esta teoria.

Fonte: Observatório Phoenix

 

Quem fez as árvores? (Nathaly, 7 anos)

Resposta do professor Ari: As árvores nascem de uma semente. Essa é uma grande maravilha da natureza, que leva todos a se perguntarem admirados: como pode uma pequena sementinha conter dentro de si aquilo que virá a ser um dia uma enorme árvore?

Se você chupar uma manga e depois enterrar o caroço dela (que é a semente da mangueira), e molhá-lo com freqüência, um dia vai nascer daquele caroço que você plantou uma grande mangueira que, por sua vez, dará muitas novas mangas. Mas como surgiu a primeira semente da mangueira, isso ninguém sabe. Provavelmente foi Deus que fez a primeira semente de todas as árvores, pois não se chegou, até hoje, a nenhuma outra resposta para essa sua pergunta. 

 


Oi, td bem? Queria perguntar como vou comprar coisas azedas ou boas. (Wandynei S. S., 13 anos)

Resposta do Rod: Você precisa olhar a data de validade na embalagem. Se a data já tiver passado você não compra porque o produto pode estar azedo ou estragado. Veja o que aconteceu comigo:

 

Em que  dia  Deus  nasceu? (Nathaly, 7 anos)

Resposta do professor Ari: Nathaly, essa é uma pergunta que ninguém nunca conseguiu responder. Aliás, as pessoas não conseguem nem chegar a um acordo se ele um dia nasceu ou se sempre existiu. Afinal, se foi Deus quem criou o mundo e tudo o que nele existe, como ele poderia ter nascido? Para nascer Deus precisaria de alguém que o criasse, de uma mãe e de um pai e, nesse caso, a gente poderia se perguntar: Mas quem criou a mãe e o pai de Deus? Como é difícil responder a essa pergunta, então fica mais fácil pensar que Deus não nasceu, mas que ele sempre existiu.

É complicado, não é mesmo? A gente que nasceu e vai morrer um dia, como todo mundo, não consegue entender direito como possa haver alguém que tenha sempre existido. Mas é isso o que todas as religiões dizem, que Deus é eterno, que sempre existiu e nunca vai morrer.

Não nos pergunte como isso é possível, pois não é coisa que se entenda com a razão. Só com a fé religiosa. Os filósofos quebram a cabeça há milhares de anos para entender os mistérios sobre a existência ou não de Deus e nunca chegaram a um acordo, e certamente nunca vão chegar.

 

O que é o  cacau? (Nathaly, 7 anos)

Resposta da vó Zita: O cacau é a fruta utilizada para fazer chocolate. Veja a foto do cacau na galeria das frutas brasileiras que a Turminha fez para o dia da árvore.
 

Como vocês conseguem ajudar as pessoas, falar sobre deficiência visual? (Bianca, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: Oi Bianca. A gente quer mostrar para as crianças que os deficientes visuais têm o direito de ser tratados com o mesmo respeito e dignidade que todas as outras pessoas sem deficiência. Para isso eles precisam ter acesso permitido aos locais públicos com o seu cão guia, como o Alex teve no filme e no gibi da Turminha em que ele entra com o Boris no auditório para assistir um show de música.

 

Em uma outra matéria nossa também explicamos sobre o braile, a escrita para cegos, e indicamos o endereço de um site onde qualquer pessoa que enxerga pode fazer gratuitamente um curso para aprender a ler o braile. Em outra matéria, explicamos como as escolas devem tratar as crianças com deficiência visual para que elas possam sentir-se incluídas na sociedade. Além disso, indicamos os nomes de vários softwares que ajudam os deficientes visuais a terem acesso à Internet, e os endereços dos sites onde eles podem ser baixados gratuitamente ou adquiridos.

 

Se você ainda não teve oportunidade de ler essas matérias, nem de ver o filme ou ler o gibi com a historinha do Alex, estamos colocando, abaixo, os links deles para você.

 

  

 

O que é gravidade (Félix, 14 anos)

Resposta da equipe do MPF: A gravidade é a força com que dois corpos se atraem. Quanto maiores eles forem e quanto menor a distância entre os dois, maior é a atração que exercem um sobre o outro.  A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico e filósofo da natureza Isaac Newton no século XVII como um princípio único capaz de explicar uma grande quantidade de fenômenos:

“Se é universalmente evidente, a partir dos experimentos e das observações astronômicas, que todos os corpos em torno da terra gravitam em sua direção, proporcionalmente à quantidade de matéria que cada um deles contém singularmente; que, de modo semelhante, a lua gravita na direção da terra, em proporção à quantidade da sua matéria; que, por outro lado, o nosso mar gravita em direção à lua; que todos os planetas gravitam uns em direção aos outros e que, de igual modo, os cometas gravitam em direção ao sol, então, em conseqüência dessa regra, devemos admitir universalmente que todos os corpos são dotados de um princípio de gravitação recíproca.”

A força que faz cair uma pedra ou uma maçã ao chão tem a mesma natureza que a força que mantém a lua vinculada à terra e a terra vinculada ao sol. E essa força é a mesma que explica o fenômeno das marés (como efeito combinado da atração do sol e da lua sobre a massa de água dos mares).

Fonte: História da Filosofia – Volume 3 -   Giovanni Reale e Dario Antiseri

 

O que é salpicão? (Bartolomeu, 12 anos)

Resposta da vó Zita: É uma espécie de salada, preparada com galinha desfiada, presunto ou lombo cortados bem fino, misturados com cenoura ralada, maçã, batata frita palito, cebola, pimentão, salsão, cheiro-verde e maionese.
 

Por que criança nasce sem enxergar coisas? (Wandynei, 13 anos)

Resposta da equipe do MPF: Quando o bebê nasce ele não enxerga muito bem porque sua retina ainda não está totalmente desenvolvida. A retina é uma fina e transparente membrana, sensível à luz, que cobre o fundo do olho e  nos permite enxergar. Na verdade ela é uma parte do cérebro, a única que pode ser vista sem dissecação.

O bebê nasce com a visão periférica (a habilidade de ver para os lados) e gradualmente adquire a habilidade de focar em um único ponto no centro do seu campo visual. Ele gosta de olhar para objetos a distância de 20 a 40 centímetros diante dele.

Quando nasce ele é extremamente sensível à luz intensa e por isso suas pupilas são contraídas (pequenas) para limitar a quantidade de luz que entra nos seus olhos. Com duas semanas de vida as pupilas começam a aumentar, permitindo que ele veja uma gradação mais ampla de tons claro e escuro. Quanto mais contraste houver em uma imagem ou objeto mais ele prestará atenção nele, e por isso fica mais atento a figuras em preto e branco ou que tenham cores muito contrastantes

Leia aqui a resposta completa à sua pergunta.
 


Pode me ajudar a explicar o que é pronome pessoal? (Brenda, 13 anos)

Resposta da equipe do MPF: Os pronomes pessoais são aqueles usados para indicar quem fala (eu, nós), com quem se fala (tu, vós) e de quem se fala (ele, ela). Eles são chamados de Retos quando funcionam como sujeitos da oração, e de Oblíquos quando são usados como objeto direto ou indireto.

Se eles tiverem uma acentuação forte, são Tônicos, senão serão Átonos.

1) Pronomes pessoais retos: eu, tu, ele(a), nós, vós, eles e elas.
2) Pronomes pessoais oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, nos, vos, os, as e lhes.
3) Pronomes pessoais oblíquos tônicos: mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas.

As formas o, lo e no:
Quando o pronome oblíquo da terceira pessoa que funciona como objeto direto vem antes do verbo, apresenta-se sempre com as formas o, a, os, as. Exemplo: “O senhor não o vende, por acaso?”

Quando, porém, está colocado depois do verbo e a ele se liga por hífen, sua forma depende da terminação do verbo.
1) Se terminar em vogal ou ditongo oral, empregam-se o, a, os, as. Exemplo: “Fixou-os de olhos arregalados”.
2) Se a forma verbal terminar em r, s ou z, suprimem-se estas consoantes e o pronome assume as modalidades lo, la, los, las. Exemplo: “A emoção fê-la parar um instante”
3) Se o verbo terminar em ditongo nasal, o pronome assume as modalidades no, na, nos, nas. Exemplo: “Muito pálida, acudiram-na”.

Fonte: Gramática da Língua Portuguesa – Celso Cunha

 


O que é proposição? Da forma mas resumida que puder. (Brenda, 13 anos)

Resposta da equipe do MPF: As proposições são vocábulos invariáveis que relacionam dois termos de uma oração, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo sentido do segundo (conseqüente). Exemplos de proposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Fonte: Gramática da Língua Portuguesa – Celso Cunha


 

Como eu entro na turma da MPF? (João Gabriel, 8 anos)

Posso ser da Turminha? (Stephani, 11 anos)

 Gostaria de saber como eu me cadastro no site para poder ajudar a natureza com a turminha. (Larissa C. S. C., 12 anos)

Resposta da Turminha do MPF: Queridos João, Stephani e Larissa,
Quando vocês nos escrevem, como fizeram agora, já entraram para a Turminha, pois todos nós lemos as mensagens e ficamos muito alegres por mais um amiguinho que ganhamos. Mas se vocês quiserem participar ainda mais, podem nos enviar sugestões daquilo que gostariam de fazer conosco. 

Se têm em mente alguma coisa, é só explicar que vamos pensar com carinho a respeito das idéias de vocês. A Larissa, por exemplo, poderia nos dizer de que forma gostaria de nos ajudar a defender a natureza. Um abração da turma toda. 


Oi turminha, acho legal o trabalho desenvolvido por vocês. Ajuda as crianças e adolescente e as nós adultos a valorizar o meio ambiente. Agradeço as informações. (André, 26 anos)

Resposta da equipe do MPF:Nós é que agradecemos o seu elogio. Ficamos felizes em saber que nossa mensagem também agrada a jovens adultos como você, André. Um abraço de toda a Turminha do MPF.

 

Vocês me deram um livro e obrigado!! tchau (Bruno, 7 anos)

Resposta do Munani: De nada, Bruno. Boa leitura!

 

Doce dá dor de cabeça? (Bianca, 12 anos)

Resposta do pediatra da PGR, Dr. Luiz Cesar Pinto de Almeida Júnior: Uma das causas mais comuns de dor de cabeça em criança é a enxaqueca (dores de cabeça que se acompanham de náusea, vômito e perturbações sensoriais).

As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas pelo consumo de doces, principalmente chocolate e castanhas.

A resposta a sua pergunta é: sim, os doces podem causar dor de cabeça. É importante que a criança seja avaliada por um pediatra para afastar outros problemas e sanar suas dúvidas.

 

Por que algumas pessoas não reciclam? (Davi, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: Boa pergunta, Davi. Essas pessoas ainda não se deram conta de como é importante reciclar para evitar os desperdícios e preservar a natureza. Mas nem sempre a culpa é delas. Às vezes elas gostariam de entregar alguns objetos para reciclagem e não têm como fazer isso porque muitas prefeituras ainda não fazem a coleta seletiva. Por exemplo: as pessoas pensam em separar o lixo de  casa em sacos diferentes para papéis, plásticos, metais e vidros, mas não separam porque sabem que vai tudo parar em um aterro sanitário. E isso é uma pena, pois a maior parte das coisas que jogamos no lixo poderia ser reaproveitada, poupando dinheiro, energia e protegendo o meio ambiente.

Leia mais sobre esse assunto:


 

O que é terra? (Davi, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: A terra é o nosso planeta, onde vivem as pessoas, os animais e as plantas. É ela que nos alimenta e nos mantêm vivos. Leia aqui no site da Turminha uma linda carta, escrita por um índio americano ao presidente dos Estados Unidos, onde ele diz que a  terra é nossa mãe, os animais são nossos irmãos, e que nós devemos cuidar bem dela, pois “tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra”. 


 

Como que eu faço para jogar continue a história? (Lorenzo M. V., 8 anos)

Resposta da equipe do MPF: Lorenzo, atualmente não há nenhuma história sendo escrita pelas crianças. Mas fique de olho que logo colocaremos no site o início de uma nova história, e aí você poderá dar a sua contribuição, escrevendo no formulário que estará disponível para isso.

 

Como vocês se conheceram? (Danilo, 10 anos)

ROD: Nossos amigos, do Ministério Público Federal, criaram a gente com uma missão muito especial: conversar com você e com todos que visitam nosso site, assistem a nossos vídeos, lêem nossos gibis, recebem a gente na escola ou qualquer material nosso.

Fomos nos conhecendo aos poucos. Primeiro ganhamos forma pelo traço de nossa ilustradora. E percebemos que apesar das diferenças físicas e de idade, a gente tinha algo em comum: o desejo de falar de assunto de gente grande pra gente pequena. Então, resolvemos nos reunir num clubinho que a gente criou para trocar ideias sobre esses assuntos, pra brincar, ler, estudar, contar histórias...

A partir daí, a cada dia nos conhecemos um pouco melhor sempre que conversamos com vocês, amigos da Turminha, sobre assuntos que interessam a mim, à você, ao professor Ari, à Vó Zita, à Malu, ao Alex, à Sol, ao Rafinha, à Maressa, ao Munani e até ao Bóris.


 

O que é ozônio? (Davi, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: O ozônio é uma molécula, composta por três átomos de oxigênio, que existe em toda a atmosfera. Ele está mais concentrado na chamada camada de ozônio, que fica na estratosfera, a cerca de 30 quilômetros de altura da terra. Essa camada de ozônio é muito importante para proteger a vida no nosso planeta porque ela absorve as radiações solares ultravioleta do tipo B, que são prejudiciais às pessoas, animais e plantas.

Com o desenvolvimento industrial no século passado, alguns produtos passaram a soltar na atmosfera um gás que destrói a camada de ozônio, chamado cloro fluor carbono (CFCs). As pesquisas dos cientistas mostraram que já é muito grande o buraco na camada de ozônio, principalmente na região da Antártica, que fica no Pólo Sul. Sem essa camada para barrar a entrada dos raios ultra violetas do tipo B, aumentam as chances das pessoas ficarem doentes com câncer de pele.

Leia mais sobre esse assunto:

 


Por que passa somente dois episódios? (Thainá V. R. M., 11 anos)

Resposta da equipe do MPF: Thainá, para podermos responder melhor sua pergunta, precisamos saber a que espisódios você se refere.

 

Como posso entrar com uma representação junto ao MPF gratuitamente? (Miriam Cristina, 30 anos)

Resposta da equipe do MPF: Toda notícia de irregularidade que é levada ao conhecimento do Ministério Público é chamada de representação. Qualquer cidadão pode representar ao MPF, podendo fazê-lo por escrito ou prestando depoimento pessoal na própria Procuradoria.

As representações recebidas são separadas, de acordo com a natureza dos fatos que relatam (cível ou criminal) e encaminhadas para os procuradores, que tomam as medidas necessárias para apurar os fatos. Eles pedem informações e, quando for o caso, podem encaminhar cópia do  procedimento à Polícia Federal para instauração de inquérito policial.

Em alguns casos, podem ser abertos procedimentos tanto na área cível quanto criminal. Portanto, basta escrever ou procurar pessoalmente a Procuradoria da República da sua cidade. Veja aqui os endereços em todo o país para mais informações. 

 


Quando fazemos amizade pela internet através de um fake (perfil falso), e essa pessoa quer encontrar com você em um local público que esteja lotado de gente, e vocês já se falam há 8 meses, ela pode ser um pedófilo? Como devo me prevenir caso eu queira encontrá-la ? (Camila, 13 anos)

Resposta da equipe do MPF: Camila, essa sua pergunta é muito boa por que permite esclarecer as dúvidas de várias crianças e adolescentes sobre os riscos que correm navegando na Internet. Mesmo que você pense em um encontro com essa pessoa em local público, que esteja lotado de gente, não é seguro ir sozinha ou apenas  acompanhada de outro(a) adolescente da sua idade. Há risco, sim, de ser um pedófilo, e o fato de vocês se falarem há 8 meses não elimina o perigo. O melhor é ir acompanhada de um adulto, de preferência um dos seus pais, que seja capaz de protegê-la no caso dessa pessoa ter mentido sobre a verdadeira identidade e intenção dela.

Veja as cartilhas Saferdicas e Navegar com Segurança para conhecer os cuidados que precisa ter para não ser vítima de pessoas desonestas que navegam na Internet. Dê também uma olhada nas respostas que demos a outros amigos da turminha sobre pedofilia:

 

 

Eu sou fake. Isso é certo? (Daniele, 12 anos)

Vó Zita: Não há nada de errado em ocultar sua verdadeira identidade na internet, Daniele, se o que você quer é apenas preservar a sua intimidade. O que é errado é quando a pessoa usa o anonimato para prejudicar os outros. Quem comete crimes na internet achando que não vai ser descoberto, só porque usou um nome falso, esquece que seus dados podem ser descobertos por uma investigação da polícia, caso a vítima faça uma denúncia. Mas eu acredito que esse não é o seu caso. 

 

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? (Letícia, 8 anos)

Sol: Letícia, sempre faço essa pergunta pra minha mãe, tanto que uma vez ela reclamou: - Por que criança teima em fazer pergunta que ninguém sabe responder? Mas outro dia ela contou que até os cientistas resolveram ir atrás da reposta pra essa pergunta. Só que parece que nem os cientistas entram em acordo sobre a resposta. Então, eu é que não me arrisco a responder pra você. No momento, estou muito preocupada em descobrir como cuidar de um passarinho que encontrei machucado. Mas se você descobrir uma resposta pra essa nossa pergunta, eu quero saber, tá?!

 


Por que vocês falam que é entre as crianças e os adultos? (Emillyn R. C. F., 8 anos)

Professor Ari: Oi Emillyn, que legal conversar com você. Não conseguimos entender bem sua pergunta. Por favor, explique pra gente a que texto, vídeo ou áudio você se refere.

 

O que é  política? (Rogério S. M., 7 anos)

Resposta da equipe do MPF: A palavra política tem vários significados. Um deles é o ato de governar, de administrar e cuidar das instituições públicas, ou seja, do Estado. O povo paga impostos e esse dinheiro deve ser aplicado para o bem de todos, como, por exemplo, para a construção de escolas, creches, universidades, hospitais, estradas e casas; ou para contratar policiais para manter a segurança pública, professores para ensinar as crianças e os jovens, e médicos para cuidar da nossa saúde.

Enfim, se o nosso dinheiro não for bem empregado, não teremos os bens e serviços que precisamos para viver. E quem administra o dinheiro dos nossos impostos são os políticos, pessoas escolhidas por todos nós, brasileiros com mais de 16 anos, durante as eleições.

Os políticos também podem estar no parlamento, fazendo as leis que dizem o que podemos ou não fazer e quais são os direitos e deveres que cada um de nós tem como cidadão. O Estado, administrado pelos políticos, também tem autoridade para usar a força (polícia e exército) para manter a ordem.

Leia aqui a continuação da resposta.

 

Alex, as pessoas te respeitam? (Nathália,11 anos)

Alex: Oi Nathália, tudo bem? Muitas pessoas me respeitam e me ajudam quando sinto dificuldades para entrar em um ônibus ou atravessar uma rua. Há situações em que sou desrespeitado: quando me impedem de entrar em locais públicos com meu cão-guia, o Bóris, ou quando quero ler um livro e descubro que não existe uma versão para cegos (em braile). Muitas pessoas com deficiência têm seus direitos desrespeitados. Meus pais já viram, várias vezes, pessoas que não têm deficiência ocuparem as vagas em estacionamentos destinadas a pessoas com deficiência. 

 


Quem foi o primeiro integrante da turminha do MPF? (Danilo, 15 anos)

Rod: Fui eu. Sol: Claro que fui eu. Malu: Eu sou mais, mais... adolescente. Então, fui eu.
Ilustradora: Calma, gente. Danilo, só sei dizer que os últimos a chegarem na Turminha foram o professor Ari e a Maressa. A Sol, o Munani, o Rod, a Malu, o Rafinha, a Vó Zita, o Alex e o Bóris iniciaram a Turminha juntos.

 

O que é alçapão? (Lívia, 7 anos)

Resposta da equipe do MPF: A palavra alçapão pode ter vários significados, e vai depender do contexto em que ela foi empregada.  Pode ser uma armadilha para apanhar pássaros, parecida com uma gaiola. Ela fica aberta e dentro é colocada comida para aves. Quando o passarinho pousa ali para comer, ele esbarra num pauzinho que mantém o alçapão aberto, e assim ele fecha e prende o passarinho lá dentro.
Chamamos também de alçapão uma portinha que dá entrada para o porão ou para o telhado de uma casa. Ele parece uma tampa que fecha de cima para baixo.
E no palco de um teatro também pode ter um alçapão. Quem está na plateia não percebe que tem alguém abaixo do chão, que fala com os atores lá de baixo quando o alçapão está aberto. Se o ator esquecer o texto que tem que falar, seu ajudante sopra lá de baixo e ninguém percebe.

  

Nossa que d+ essa turminha. Um exemplo para muitas crianças e para mim tbm ! (Stephanie,  11 anos)

Resposta da equipe do MPF: Que bom que você gostou da Turminha, Stephanie. Seu elogio nos deixou muito felizes, e gostaríamos de saber do que você mais gosta na Turminha, pois a opinião das crianças é muito importante para nós. 

 


Por que o papai noel não entregou os presentes no natal? (Kayllane, 8 anos)

Resposta do Rafinha: Oi, Kayllane. Quando tinha cinco anos fiquei acordado esperando o papai noel e ele não apareceu. Adormeci de tão cansado. Acordei ansioso para ver meus presentes e fiquei muito triste porque não tinha ganhado nada. Mas foi um Natal muito legal. Passei o dia fazendo brinquedos e brincadeiras com meus pais. Até o almoço ajudei a fazer. Foi uma surpresa e tanto essa que meus pais prepararam. E sabe o que mais? Naquele ano distribuímos alguns dos brinquedos que fizemos a outras crianças que não ganharam presente e elas também brincaram com a gente. Aprendi que papai noel existe em cada um de nós.

 

 

Como evitar o contato com pedófilos? (Emy, 12 anos)

Resposta da equipe do MPF: Oi Emy. O Leonardo fez uma pergunta parecida com a sua. Veja a resposta que a Turminha deu a ele e você aprenderá algumas dicas para evitar o contato com pedófilos.

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

Você pode também ler a cartilha Navegar com Segurança.

 

 Tem jogos  novos  vindo? (Eduarda, 11 anos)

  Tem mais jogos? (Bruna, 8 anos)

Resposta da equipe do MPF: Estamos preparando novos jogos que vão entrar no ar em breve. 

 

Por que tem adultos que odeiam crianças então brigam com elas? (Laura, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: Querida Laura, na maioria das vezes em que os adultos brigam com as crianças não é porque sentem ódio por elas, embora o comportamento deles possa dar essa impressão. Às vezes estão muito tensos e nervosos por causa de problemas pessoais, que em geral não têm nenhuma relação com a criança, e acabam perdendo o controle sobre as emoções e descarregando nelas a sua raiva e frustração. Embora não seja motivada pelo ódio, essa é uma atitude muito errada, e os adultos deveriam evitá-la, pois ela causa um grande sofrimento às crianças. Mas também acontece de brigarem numa tentativa de educar seus filhos e alunos, por exemplo. Nesses casos, o sentimento que está por trás das brigas também não é o ódio, mas o amor, pois a intenção é corrigir comportamentos que desaprovam e julgam que são prejudiciais à criança.

Se você acha que está sendo vítima de brigas injustas por parte de algum adulto que você ama, procure conversar com ele em um outro momento, quando vocês dois estiverem calmos, e diga o quanto você sofre com essas brigas. Caso o problema continue, busque ajuda de um outro adulto em quem você confie e com quem possa conversar sobre esse problema.

 

O nome Laís pode ser colocado em um bebê? (Ronaldo, 37 anos)

Resposta da Vó Zita: Eu gosto do nome Laís e acho que pode ser colocado em um bebê. Mas tudo é uma questão de gosto, né? Não sou nenhuma especialista em nomes, mas já ouvi falar que Laís significa: "a democrática", em grego; "a leoa", em hebraico. 


Há quanto tempo vocês trabalham com a turminha do MPF? (Vitória C. T., 11 anos)

Resposta da equipe do MPF: Nós trabalhamos com a Turminha desde outubro de 2009, quando os personagens e o site foram criados.

 

 Pra que serve o MPF? (Thaynara, 12 anos)

Resposta da equipe do MPF: O MPF é uma espécie de advogado da sociedade. Ele defende o cidadão dos abusos ou omissões do poder público, mas também defende o patrimônio público do ataque de pessoas mal - intencionadas. Além disso, fiscaliza se as leis estão sendo cumpridas, como, por exemplo, aquelas que garantem a democracia e a participação popular nas eleições, os direitos das crianças, dos índios e de todas as minorias, a proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural, os direitos do consumidor, e tantas outras. Veja no gibi da Turminha mais informações sobre o trabalho do MPF. 

 

 Olá turminha do MPF, como sei que o leite na hora em que vou comprar está azedo ou estragado? (Fernanda, 13 anos)

Resposta da equipe do MPF: Oi Fernanda! Muito legal a sua pergunta. A primeira coisa a fazer é olhar a validade do produto, pois se ela estiver vencida ele já não serve para ser consumido. Nosso amigo Rod esqueceu de olhar a validade do produto e teve alguns probleminhas. Acesse o link para você poder ficar por dentro dessa história.

 

Adorei o trabalho que vocês fazem! E queria saber se já alcançaram seus objetivos? ( Marcos, 17 anos)

Resposta da equipe do MPF: Oi Marcos, ficamos felizes por você estar gostando do nosso trabalho. O nosso maior objetivo é dialogar com o público infanto-juvenil, falar de cidadania, mostrar o que o Ministério Público Federal faz e contribuir para que crianças e adolescentes conheçam seus direitos e deveres. Nossos objetivos são alcançados todos os dias quando as pessoas acessam o site da Turminha, enviam sugestões ou tiram suas dúvidas. Um grande abraço e continue ajudando-nos a alcançar nossos objetivos.

  

 O que é canguinha? ( Keyse, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: Oi Keyse, tudo bem? Bom, canguinha quer dizer aquela pessoa que gasta pouco, e, às vezes, é tão econômica que é chamada de pão-dura, mão de vaca ou avarenta. Agora, você já sabe. Se ouvir alguém chamando o outro de qualquer um desses nomes, ele, no mínimo, não gosta de gastar muito.

  

 Qual a função  da educação?( Jessica, 15 anos )

Resposta da equipe do MPF: Oi Jéssica, muito importante a sua pergunta.
A educação tem muitas funções, uma delas é contribuir para a formação e o desenvolvimento dos indivíduos. É na escola que aprendemos, desenvolvemos nossas habilidades e nos tornamos cidadãos conscientes dos nossos direitos  e deveres, através do diálogo e respeito a todos os indivíduos. Por isso é muito importante que todas as crianças tenham acesso a escola e educação de qualidade. 

 

Como reconhecer um pedófilo? Através do comportamento? (Tatiane, 10 anos)

Resposta da equipe do MPF: Oi Tatiane, tudo bem? O Leonardo  de 12 anos fez uma pergunta muito parecida com a sua .

Ele perguntou: Como posso saber quem é pedófilo? A resposta que demos para ele responde a sua pergunta. Ela fala, inclusive, de alguns comportamentos que são bastante comuns nas pessoas pedófilas.

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

 

Eu respeito todos os velhos. Por que alguns velhos não respeitam as crianças? Por que tem gente que não gosta de criança se todo mundo já foi criança?  (Karina, 8 anos)

 Resposta da Vó Zita: Para a gente analisar esse comportamento de algumas pessoas idosas precisamos falar um pouquinho do passado. Há bem pouco tempo, as crianças não eram tratadas como crianças, mas como pessoas adultas. Não brincavam, não podiam ouvir conversas dos adultos e suas opiniões não eram ouvidas. Mas, os tempos agora são outros! Vivemos num mundo em que as pessoas estão de olhos bem abertos para os direitos das crianças, para protegê-las de agressões, abusos e qualquer tipo de violência. Isso também serve para nós, pessoas idosas, que temos leis que nos protegem .

Não entenda essas atitudes como de pessoas que não gostam de crianças. Muitas delas estão cansadas, doentes ou por serem muito idosas já não tem muita paciência.

Precisamos levar em conta o fato de as pessoas idosas serem de geração diferente da sua. Como tivemos uma criação muito rígida, hoje fazemos comparações. Alguns idosos são pouco tolerantes com atitudes das crianças que, na maioria da vezes, são comportamentos normais e aceitáveis para os dias atuais.

Você encerra seu questionamento com uma grande verdade: “ todo mundo já foi criança”. Por isso, precisamos tratar nossas crianças com muito amor e respeito aos seus direitos para que, no futuro, elas desfrutem de uma velhice tranquila e feliz.

A propósito Karina, você sabia que o dia 15 de junho é o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso? Leia mais no meu blog e na área de novidades. Um grande abraço.

 

Por que o nome da Sol é Sol? (Beatriz, 8 anos)

Resposta da Sol: Meu nome é Solange, mas Sol é um apelido carinhoso pelo qual todos meus amigos me chamam. Gosto muito desse apelido, pois tem tudo a ver comigo: uma garota alegre, brilhante, animada, que leva sua luz para todos. E já reparou que até meu cabelo lembra o formato do Sol? Acho apelido muito legal, desde que a gente goste dele.

  

 Como posso saber quem é pedófilo? (Leonardo, 12 anos)

Resposta da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC):

Infelizmente não é fácil reconhecer um pedófilo. Isso porque geralmente é  uma pessoa, aparentemente, comum e não possui características físicas que as diferenciem de outras pessoas. O pedófilo, em sua grande maioria homens, é uma pessoa adulta que sente atração sexual por crianças e adolescentes, podendo ou não haver contato físico. Mas, o que os pedófilos possuem em comum são alguns comportamentos, com os quais  todas as crianças e adolescentes devem tomar cuidado e desconfiar.

Alguns desses comportamentos são: 

  • Gostam de ficar sozinhos com crianças ou adolescentes, sendo muito atenciosos e sedutores.
  • Gostam de fazer “amizade” com criança/adolescente.
  • Sempre procuram agradar sua vítima com presentes, elogios e promessas.
  • Em suas casas possuem vários objetos, jogos, guloseimas para agradar crianças e adolescentes.
  • Procuram fazer carinho nas partes íntimas de crianças e adolescentes.
  • Sempre pedem para guardar segredo e nunca contar nada a ninguém sobre seus  comportamentos.
  • Às vezes, ameaçam a criança/adolescente, algo ou alguém de que goste muito, caso não ceda às suas vontades.
  • Pedem para filmar ou tirar fotos de criança/adolescente, com pouca ou nenhuma roupa e pedem para fazer poses sensuais.

O pedófilo pode ser alguém muito próximo de você, como um familiar, um conhecido, um vizinho e também alguém desconhecido que se aproxima de crianças/adolescentes por meio da internet (salas de bate-papo, por exemplo).

Essas são algumas dicas importantes. Caso desconfie de algo ou alguém, conte para um adulto em que confie. Lembre-se que a criança/adolescente é sempre vítima! Se existe um culpado, esse é sempre o pedófilo!

Para saber mais acesse a cartilha "Navegar com segurança", que traz dicas de como se proteger de pedofilia na internet.

Atenção: Violência sexual contra criança e adolescente é crime! Para denunciar Disque 100!

Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo:

 

 Por que seu cabelo é feio? (Jorgivan, 10 anos)

Resposta do Rod: Engraçado, já cheguei a achar que meu cabelo era feio. Mas comecei a observar que tem cabelo de vários tipos: preto, amarelo, vermelho, multicor, liso, cacheado e super enrolado assim como o meu. Comecei a imaginar o meu cabelo com essas cores e formas diferentes. Então, vi que nenhum deles combinava comigo, não tinha meu jeito se ser.

Agora, sou amarradão no meu cabelo. Ele é minha marca registrada. Tenho muito orgulho dele. Ainda mais depois que a Malu disse que é questão de estilo e que ela me acha lindo assim.

Cada um tem seu jeito de ser, de pensar, de agir. Cada um tem suas características físicas e suas crenças. O respeito a essas diferenças é muito importante. E o legal é a gente ser como é e conviver com as mais diferentes pessoas.

 

Brigadeiro  dá dor  de cabeça?  (Lais, 10 anos)

Resposta da nutricionista Amanda Branquinho Silva: O brigadeiro pode provocar dor de cabeça em pessoas mais sensíveis ou intolerantes a alguns de seus componentes. O grande responsável pela dor de cabeça que o brigadeiro pode provocar é uma substância chamada Cafeína, que está presente no achocolatado. Portanto, pessoas que tem muita dor de cabeça devem evitar não só o excesso de brigadeiro, mas também de outros alimentos ricos em cafeína como o café, chocolate e refrigerantes.

 

O que é MPF? (Fernanda, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: Pelo nome, muitos acham que ele é igual aos Ministérios da Educação, da Saúde, do Trabalho e aos outros que fazem parte do Poder Executivo. Também há quem pense que o MPF é responsável pelo julgamento das pessoas, pois confundem com o Poder Judiciário.

Na verdade, o Ministério Público Federal usa a lei como base para defender os nossos direitos. Ele atua, por exemplo, quando o dinheiro que devia ir para a educação, para saúde e para aposentadoria dos nossos avós é usado em outras coisas. Outro exemplo, é no caso de crimes cometidos com o uso da internet, como pedofiliaPedofilia: é o crime de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Aquele que comete o crime de pedofilia é chamado de pedófilo. Ele tem desejo de fazer sexo com crianças e se aproveita da inocência e ingenuidade delas para se aproximar. Disfarça suas intenções e tenta se passar por amigo com conversas gentis e promessas de presentes.. Também são de competência do MPF os casos de tráfico de pessoas para outros países, inclusive de crianças e adolescentes.

O MPF pode fazer um documento chamado ação, que ele envia para o Poder Judiciário julgar. Como resultado, a pessoa que desobedeceu a lei pode ser obrigada a devolver o dinheiro que usou de forma errada,  restaurar algo que destruiu (como meio ambiente ou monumentos históricos), pagar multa e até ser presa, se o que ela fez for considerado crime.

Mas em alguns casos o MPF resolve a questão sem pedir o julgamento pelos juízes. As pessoas assinam um documento em que se comprometem a corrigir o erro que cometeram e a não agirem mais dessa forma. Saiba mais.

 

 Posso ser da Turminha? (João, 9 anos)

Resposta do Rod: Você já faz parte do nosso grupo de amigos. Visite sempre nosso site e participe das atividades com a gente.

 

 O que é chocolate? (Davi, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: O chocolate é feito do cacau, um fruto que já foi muito produzido no Brasil, especialmente na Bahia, que ainda é o estado brasileiro que mais cultiva o cacueiro. Além de ser uma delícia, os cientistas descobriram que o chocolate faz bem para saúde, desde que consumido com moderação. O mais indicado é o chocolate amargo.

 

  O que é água? (Davi, 9 anos)

Resposta da equipe do MPF: A água é muito importante para nossa sobrevivência. Para não ficar sem a água, todos temos de tomar alguns cuidados como: não jogar lixo nos rios e no mar, não demorar no banho, não escovar os dentes com a torneira aberta, economizar água na hora de lavar a louça, a roupa e o carro.

Para ler mais sobre esse assunto:

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais