Você está aqui: Página Inicial O MPF - o que é isso? Atuação do MPF Turminha aprende sobre o Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público Federal

Turminha aprende sobre o Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público Federal

— registrado em: ,

Ari  entrevista 

Galera, quero muito a atenção de vocês. O assunto é sério e do interesse de todos.

Até das crianças, professor?                                                            

sol.gif

Ari – Claro, Sol. O assunto de hoje é o Planejamento Estratégico do Ministério Público Federal, apresentado à sociedade na última quinta-feira, 30. O evento de lançamento contou com a presença de membros e servidores do MPF, além de pessoas importantes representando outros órgãos públicos.

malu.gif Até aí tudo bem, mas qual é o objetivo desse planejamento?

          

 


 

Ari – Ele dá prioridade a 20 projetos estratégicos em que a verba pública destinada à instituição será investida. Ou seja, parte do dinheiro que pagamos em impostos serve para manter o MPF em funcionamento. E o MPF está se planejando para investir da melhor maneira possível esses recursos. O objetivo é tornar ainda mais efetiva a atuação na defesa da sociedade por meio do combate à criminalidade e à corrupção, da proteção do regime democrático, da promoção dos direitos fundamentais, da atuação preventiva, da aproximação com o cidadão e do trabalho em grupo e parcerias.

Professor, quais são os direitos fundamentais?                                     


rod.gif

Ari – Boa pergunta, Rod. Os direitos fundamentais são um conjunto de direitos garantidos pela Constituição Federal. Eles buscam, entre outras coisas, garantir ao ser humano o respeito à vida, à liberdade, à igualdade, à dignidade, à segurança e à honra para o pleno desenvolvimento de sua personalidade. Há também os direitos sociais, que são, por exemplo, os referentes à educação, à saúde, ao trabalho e à infância.

malu.gifAh, agora estou entendendo porque esse assunto é do interesse de todos.

Vó Zita – Muito bem, Malu. E cabe destacar, professor, que esse, além de ser o primeiro Planejamento Estratégico do MPF, alcança as 172 unidades administrativas espalhadas por todo o país.

 

Ari – É, e o trabalho foi construído de forma participativa e democrática, ao longo de dez meses, reunindo membros e servidores de todas as instâncias  para pensar juntos o aperfeiçoamento da instituição, superar os desafios do presente e construir o Ministério Público do futuro.

Então, professor, o MPF tem uma visão de futuro?                               

malu.gif

Ari – Exatamente, Malu. A visão é, até 2020, ser reconhecido, nacional e internacionalmente, pela excelência na promoção da justiça, da cidadania e no combate ao crime e à corrupção.

vozita.gif

Como disse uma servidora da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, é fundamental que o órgão saiba onde ele quer chegar, qual é a sua visão de futuro e como ele vai trabalhar para atingi-la.

 


 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais