Você está aqui: Página Inicial O MPF - o que é isso? Atuação do MPF Rod, Malu e Sol conversam sobre MPF e combate ao tráfico de drogas

Rod, Malu e Sol conversam sobre MPF e combate ao tráfico de drogas

— registrado em: ,

icone-rod.gifRod: Pessoal, vi na TV que um bombeiro foi condenado a 22 anos de prisão por tráfico de drogas e armas em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Sabiam que foi por causa de uma denúncia do MPF?



icone-sol.gifSol: É mesmo, Rod? O MPF trabalha para combater o tráfico de drogas também?



icone-rod.gifRod: Trabalha sim, Sol. Ele atua, principalmente, no combate aos crimes federais (http://www.turminha.mpf.gov.br/o-mpf/mpf-e-o-combate-ao-crime ).



icone-malu.gifMalu: Mas, Rod, explica melhor essa história para gente?



icone-rod.gifRod: O bombeiro Ales Marques foi preso com  mais de 11 quilos de cocaína em 2010.  Por isso o Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul denunciou o bombeiro à Justiça Federal, que o condenou a 22 anos e 13 dias de prisão. Os cúmplices do bombeiro também foram condenados. O militar também responde por um processo em que é acusado de tráfico internacional de drogas, com outras 17 pessoas.



icone-malu.gifMalu: Nossa, então é sério. Mas ele continua sendo bombeiro?



icone-rod.gifRod: Não. Nesse mesmo processo, o MPF pediu também que ele não fosse mais bombeiro. Então a Justiça decidiu que ele perdeu o cargo e ainda vai ter que pagar 1.759 dias-multa (cada dia no valor de 1/10 do salário mínimo). Além disso, Ales também perdeu uma casa em Ponta Porã, no valor de  17 mil dólares e um carro, que serão repassados à União.



icone-sol.gifSol: Que bom que o MPF conseguiu recuperar uma parte do dinheiro. Não é?



icone-rod.gifRod: É, Sol. A atuação do MPF tem sido muito importante em Mato Grosso do Sul. Para se ter uma ideia, de janeiro de 2009 a agosto de 2011, 350 pessoas foram denunciadas, em 211 processos, por tráfico internacional de drogas naquela região de fronteira do Brasil com o Paraguai. Ao todo, 124 já foram condenadas e 226 ainda aguardam julgamento pela Justiça.



icone-malu.gifMalu: Muito importante mesmo!

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais