Você está aqui: Página Inicial O MPF - o que é isso? Atuação do MPF Consulta Pública do Ministério Público Federal

Consulta Pública do Ministério Público Federal

— registrado em:

Maressa de frenteMaressa: Professor Ari, ouvi minha mãe falar pra uma amiga que vai participar de uma tal de CONSULTA PÚBLICA do Ministério Público Federal.

 

 

Maressa de frenteMaressa: Será que minha mãe está doente, professor? E vai se consultar junto com um monte de gente?

 

 

 

Ari de frenteProfessor Ari: Não é nada disso, Sol. Você sabe que a principal função do MPF é defender nossos direitos, não é?

 

 

 

 

Maressa de frenteMaressa: Sim, você já explicou isso pra gente.

 

 

Ari de frenteProfessor Ari: E sabe que para garantir nossos direitos o MPF atua em diversos temas como combate à corrupção, defesa do meio ambiente e da nossa cultura...

 

 

 

Maressa de frenteMaressa: Também combate crimes que são praticados pela internet, como pedofilia, e defende direitos iguais para todos: crianças, adultos, idosos, índios, negros, brancos, mulheres, homens.

 

 

 

Rod de perfilRod: Tá sabendo, eih, Sol!

 

 

Ari de frenteProfessor Ari: Mas, para defender melhor nossos direitos, o pessoal que trabalha no MPF precisa saber em que áreas as pessoas acham que, neste momento, é mais importante a instituição atuar. Por exemplo, se acreditam que é importante combater crimes como pedofilia e tráfico internacional de pessoas, buscar punir quem desvia dinheiro da merenda escolar, defender o direito dos índios a permanecer em seus territórios...

 

 

Maressa de frenteMaressa: Mas que pessoas vão falar isso pro MPF, professor?

 

 

Ari de frenteProfessor Ari: A população em geral, como sua mãe, seu tio, seu vizinho. Eles podem participar das consultas públicas que acontecem no Distrito Federal e em outras 20 capitais do Brasil. Aqui está a lista, com as datas e locais. http://www.turminha.mpf.gov.br/proteja-a-natureza/dia-da-agua/dicas-de-uso-consciente-de-agua

 

 

Rod de perfilRod: Mas como elas fazem para participar?

 

 

 

 

 

Ari de frenteProfessor Ari: Podem se inscrever usando o formulário que está na internet, neste endereço: www.pgr.mpf.gov.br/consultapublica. Também podem fazer a inscrição na hora do evento.

 

 

Maressa de perfilMaressa: Agora estou entendendo. Mas e as pessoas que forem lá vão votar no que querem que o MPF faça?

 

 

Ari de frenteProfessor Ari: Na verdade, elas vão conhecer um pouquinho melhor o que o MPF faz e poderão fazer perguntas. Depois de saber mais sobre o que o MPF faz, podem dizer como acreditam que o MPF pode melhorar e opinar sobre que temas deve dar prioridade.

 

 

Rod de perfilRod: E o que o MPF vai fazer com essas informações?

 

 

Ari de frenteProfessor Ari: O pessoal que trabalha lá vai reuni-las e planejar como atender melhor as necessidades indicadas pelos participantes da Consulta Pública. Estes dados vão servir para melhorar a forma de o MPF se relacionar com a sociedade.

 

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais