Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias MPF/AM lança projeto-piloto sobre Direitos do Cidadão em escolas públicas

MPF/AM lança projeto-piloto sobre Direitos do Cidadão em escolas públicas

— registrado em: ,

Diversidade cultural, relação de gêneros e prevenção ao bullying estão entre os temas abordados no projeto-piloto do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é desenvolver atividades educativas, por meio de rodas de conversa, oficinas e palestras sobre direitos humanos para estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Manaus.

A Escola Municipal Aristóphanes Bezerra de Castro foi a primeira unidade de ensino a receber o projeto, e contou com a participação de 35 alunos nas atividades.

Durante a conversa, foram debatidos assuntos como direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, preconceitos presentes na sociedade e a dificuldade de aceitação de diferenças que resultam em discurso de ódio.

Representante do MPF ressaltou a importância da parceria entre as instituições para o fortalecimento dos laços entre ações de educação e órgãos ligados à Justiça, além de ser essencial para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Para uma das estudantes do 9° ano, "a roda de conversa ajudou a esclarecer temas que costumamos nos deparar no dia a dia. É um conteúdo importante para ser repassado aos demais colegas na escola”.

Os responsáveis por multiplicar as informações obtidas no evento são os chamados alunos “cauês”,  líderes das turmas que  auxiliam no aprendizado sobre os temas no projeto.

 

Fonte: Ascom PR/AM

Ações do documento
Ferramentas Pessoais