Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Gurizada do Contando Cidadania movimenta PR/RS

Gurizada do Contando Cidadania movimenta PR/RS

— registrado em: , ,

Gurizada do Contando Cidadania movimenta PR/RS

MPF no Rio Grande do Sul recebe jovens do Contando Cidadania

Dezoito crianças e adolescentes integrantes do programa Tecendo Vidas, do Centro de Acolhida Paz e Mel da escola no bairro Partenon de Porto Alegre, tiveram um dia diferente no dia 24 de outubro. Eles participaram do projeto Contando Cidadania na Procuradoria e conheceram de perto um pouco do trabalho do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul.

Logo na chegada, a criançada foi recebida pela procuradora-chefe da PR/RS, Fabíola Dörr Caloy, que explicou o que é o MPF e de que forma os procuradores da República atuam. Depois do bate-papo descontraído e da apresentação de um vídeo da Turminha do MPF, a gurizada literalmente invadiu os gabinetes dos procuradores Julio Carlos Schwoncke de Castro Júnior (indígenas), Nilo Marcelo de Almeida Camargo (meio ambiente), Susete Bragnollo (saúde e seguridade social) e Rodrigo Valdez de Oliveira (crime).

A área criminal foi uma das que despertou grande interesse da maioria do grupo. Daiane Lima, 15 anos, da 6ª Série, destacou a descoberta de que cortar árvores é crime. “E também de que posso vir aqui reclamar quando os hospitais estão cheios e não atendem”, complementou entusiasmada. Luis Felipe Pereira, de 10 anos, da 5ª Série, foi um dos que gostou muito de conhecer a história dos índios, das tribos e suas fotos. “Mas também adorei a Turminha do MPF”, acrescentou sorridente.

Após o contato com tanta novidade, a turma deu uma breve parada para se deliciar com um lanche oferecido no auditório da PR/RS. Baterias recarregas, partciparam da oficina de Direitos Humanos, na qual desenvolveram atividades práticas coordenadas por servidoras da PRM de Santa Maria. Com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, as crianças puderam expressar seus novos conhecimentos em forma de desenhos e frases. Para o educador social Alexandre Cordeiro, que acompanhou a meninada na jornada, a iniciativa do MPF é muito bem-vinda. “Só assim, sabendo dos seus direitos é que essa criança, esse jovem, se torna um adulto mais consciente”, afirmou.

Eles visitaram ainda os setores da biblioteca, informática e o gabinete da procuradora- chefe, que cedeu a cadeira de "chefe" para eles sentarem e entregou o Kit da Turminha do MPF para levarem de recordação.
 
O projeto é desenvolvido pela Sala do Cidadão da PR/RS objetivando aproximar os cidadãos do trabalho da procuradoria e educar para os direitos humanos e para a cidadania. É direcionado, preferencialmente, a crianças de escolas públicas de ensino fundamental e espaços de educação não formal que atendam crianças em situação de vulnerabilidade social e está cadastrado no Banco de Projetos do CNMP.


Participantes do Contando Cidadania visitam MPF no Rio Grande do SulJovens realizam atividades durante visita ao MPF
 

 

 

  

 

 

Fonte:
Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
Assessoria de Comunicação
Tel: (51) 3284-7370/7369
Celular: (51) 84239146
 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais