Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Turminha se movimenta pela paz, natureza e respeito às diferenças

Turminha se movimenta pela paz, natureza e respeito às diferenças

Ilustracao texto: dia da árvore e dia da pazDe olho no calendário, a Turminha tem muitos motivos para festejar o dia 21 de setembro. Nessa data, é comemorado o Dia Internacional da Paz, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e o Dia da Árvore. E ainda está pertinho da primavera, que tem início em 23 de setembro. No Brasil, é fácil perceber a chegada da estação das flores. Com um desfile de cores - roxo, amarelo, branco ou rosa - os ipês enfeitam as cidades e os campos.

Sempre muito agitada, Malu queria fazer tudo ao mesmo tempo. Em nome da paz, combinou com os colegas de colocar bandeirinhas brancas  na sala de aula, reservou a hora do recreio para plantar uma árvore no jardim da escola e pediu parmunani pensando florestaa o Alex falar sobre a importância do respeito às diferenças.

Não custa lembrar que, no MPF, os direitos de pessoas com deficiência são tratados pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que busca identificar problemas e promover pesquisas e reflexões para aprimorar as políticas públicas de inclusão.

Quem deu outras ideias para homenagear as árvores foi o Munani. Ele sugeriu para a turma fazer pesquisa sobre as árvores mais incríveis da terra e sobre os diferentes tipos de aves do Brasil.

passarinhos_amarelo.gif passarinhos_verde.gifVocês sabiam, por exemplo, que no ritual de namoro algumas aves machos costumam cantar (e até dançar!) para atrair suas parceiras? E que durante a primavera aumenta o movimento dos pássaros? É nessa estação que aves migratórias chegam de outros países fugindo do frio.

Depois da pesquisa, Munani quer fazer uma brincadeira: vai imitar o canto de alguns pássaros e mostrar fotos de diferentes árvores para ver quem adivinha. Que tal também fazer isso com seus colegas?

No meio das comemorações, Maressa usou seu jeitinho meigo para pedir que todos façam algo em favor da paz. Pode ser um desenho, uma redação ou ficar um pouco em silêncio pelas nações que estão em guerra em algum lugar do mundo.
pomba-da-paz.gif
Ela e os colegas já aprenderam que o Dia Internacional da Paz foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de incentivar os combatentes a encontrar soluções pacíficas para os conflitos. Mas os cidadãos comuns, adultos e crianças, também podem colaborar para que a paz seja algo concreto no dia a dia. Ter tolerância, aceitar as diferenças, conversar e propor alternativas para chegar a um acordo é um bom caminho.

Alex - 21 de setembro dia deficiência


 
 
 
 
Fontes:
www.educação.uol.com
www.onu.org.br
www.wikiaves.com.br
Foto: Secom/MPF
Ilustração: Virgínia Junqueira


 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais