Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Páscoa As tradições da Páscoa

As tradições da Páscoa

— registrado em: ,

Neste domingo os cristãos comemoram a Páscoa

Neste domingo os cristãos comemoram a Páscoa presenteando parentes e amigos com ovos de chocolate. Se por acaso você aguarda com ansiedade a chegada desse dia pensando no chocolate que vai ganhar de presente, já se perguntou o porquê desse costume? No cristianismo o domingo de páscoa comemora o dia que Jesus ressuscitou, trazendo esperança e alegria aos seus discípulos porque passaram a acreditar na vida eterna e na imortalidade do espírito.

 Você deve estar se perguntando qual é a relação dessa tradição religiosa com os ovos de chocolate. É que desde a antigüidade, no Egito, na Grécia, em Roma e na Pérsia, era comum o consumo de ovos cozidos durante as festividades. Quando chegava a primavera eles eram pintados com flores e elementos da natureza para dar de presente. Na idade média as pessoas pintavam ovos de vermelho para representar o sangue de Jesus, e ao longo dos anos o ovo passou a ser reconhecido como símbolo da vida e da ressurreição de Cristo.


 No século XVII surgiram ovos recheados de chocolate e bombons, e  no século XX os primeiros ovos industrializados foram sendo aperfeiçoados e feitos com  diversos recheios. Outro símbolo da páscoa é o coelho. Ele também está associado à ressurreição de Jesus, pois como se reproduz de forma rápida e é muito fértil, tornou-se símbolo de uma nova vida.
 

 Mas a Páscoa não é apenas uma comemoração cristã. Para os judeus ela representa a libertação, uma celebração para comemorar a fuga dos hebreus do Egito, onde viviam como escravos. Conta a Bíblia que Moisés conduziu o povo judeu à terra prometida abrindo uma passagem pelo mar vermelho com seu cajado, e que depois que eles chegaram em terra firme as águas se fecharam e os soldados egípcios que os perseguiam morreram afogados.


 A palavra páscoa vem do termo hebraico “Pessach”, que significa passagem, e está relacionada à passagem por entre as águas do mar vermelho e também às festas pagãs que aconteciam na passagem do inverno para a primavera. A páscoa judaica é comemorada com um jantar em família onde é servido cordeiro, pães e ervas amargas.


Ações do documento
Ferramentas Pessoais