Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Literatura Turminha fala sobre a importância da leitura

Turminha fala sobre a importância da leitura

— registrado em: ,

    rafinha.gif

Professor, todo mundo fala por aí que temos que ler muito para aprender coisas novas. É verdade?

É sim, Rafinha. A leitura desenvolve nossa capacidade de imaginação e nossa criatividade. Nos ajuda a conhecer outros povos, outras culturas. Também nos ajuda a escrever e a ler melhor, o que facilita a aprendizagem das matérias na escola, por exemplo.

 

    ari.gif        
 rafinha.gif

  Mas é importante ler todos os dias?

Sim. A leitura diária nos prepara para enfrentar os desafios da vida, do trabalho e dos estudos. Você pode ler qualquer coisa. Um livro didático, jornal, revista, revista em quadrinhos, etc. O importante é ler diariamente, pois isso contribui para adquirirmos mais conhecimento e o hábito de ler.

  ari.gif                
  rafinha.gif        

Que agonia professor, ainda não entendi direito os benefícios da leitura?

Calma, Rafinha. Os benefícios são muitos. Já te falei alguns, mas citarei outros para você poder entender. Ajuda a desenvolver o nosso vocabulário, ou seja, conhecemos palavras novas. Desenvolvemos senso crítico, o que faz com que questionemos as coisas que fazemos e as que os outros fazem. Também facilita a escrita, estimula a criatividade e nos leva para um mundo de fantasia que emociona .               ari.gif 
 rafinha.gif  

Nossa, professor! Quanta coisa! Agora vou ler mais e incentivar meus amigos também.

 

Eu sempre leio um livro nas minhas férias, pois acho importante continuar com esse hábito. Adoro os de romance.

 malu.gif  
ari.gif 

Muito bem, Malu. Só porque estamos de férias, isso não quer dizer que não devemos ler. Ao contrário, devemos ler algo que gostamos e que nos dá prazer. Os romances são excelentes: nos ajudam a entender o mundo e a nós mesmos.

Nessas férias vou a biblioteca, pois lá tem um monte de livros legais e nem preciso gastar dinheiro comprando novos.

sol.gif
ari.gif 

Uma ótima dica, Sol. Existem milhares de bibliotecas públicas com uma enorme quantidade de livros, que podemos ter acesso sem custo algum. Sabiam que o pessoal da PR/GO criou um “Cantinho da Leitura” para os filhos dos servidores poderem se divertir e ler bastante nas férias? O lugar foi decorado com os personagens da Turminha do MPF e está muito bonito.

Que legal, professor, assim as crianças podem se divertir enquanto seus pais trabalham.

rafinha.gif

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais