Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Folclore: um patrimônio cultural brasileiro

Folclore: um patrimônio cultural brasileiro

— registrado em: ,

A proteção do patrimônio cultural brasileiro está prevista na Constituição Federal (principal lei brasileira, acima de todas as outras leis). Os órgãos do Estado responsáveis pelo estudo, proteção e divulgação do folclore nacional são a Comissão Nacional de Folclore – ligada à Unesco e ao Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, e responsável pela elaboração da Carta do Folclore Brasileiro – e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Segundo a Unesco, o contato entre as diferentes culturas, por meio das migrações populacionais, da mídia e da Internet, geram mudanças que são fonte de riqueza, de um lado, mas também de empobrecimento. Algumas culturas chegam a desaparecer porque são submetidas a fortes pressões de outras culturas.

Os patrimônios culturais nos permitem reconhecer melhor os diversos aspectos da nossa cultura e nos identificar com eles. Mas, ao mesmo tempo que a cultura nos ajuda a dar sentido a nossa vida, as diferenças entre culturas e o desconhecimento que as pessoas têm das outras culturas podem levar à intolerância, à violência e até mesmo à guerra.

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais