Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Saci-Pererê: um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro

Saci-Pererê: um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo.  

Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um menino negro agitado que perdeu a perna lutando capoeira. Também herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia européia um gorrinho vermelho.

 Curiosidade

O primeiro escritor a falar do Saci-Pererê foi Monteiro Lobato. Com o título "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê", ele colheu de leitores de um jornal, em 1917, diferentes narrativas de versões do mito. O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra “Saci-Pererê: resultado de um inquérito”, primeiro livro do escritor. Com a transposição dos textos de Lobato para a televisão, Saci ultrapassou o imaginário, foi personificado e se transformou em um dos personagens mais famosos do nosso folclore.

saci-grande.gif

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais