Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Festa Junina Trio Siridó Conheça os instrumentos que o Trio Siridó tocou na festa da Turminha

Conheça os instrumentos que o Trio Siridó tocou na festa da Turminha

— registrado em: ,

Com repertório variado, o grupo já gravou sete discos e, no dia 21 de abril, apresentou-se na comemoração dos 50 anos de Brasília, a capital do país. O Trio Siridó é conhecido por manter as tradições do forró tipicamente nordestino, tocando desde o forró pé-de-serra até os tradicionais repentes.

 

Acordeão

O acordeão, também conhecido como sanfona (na Região Nordeste) e gaita (no Rio Grande do Sul), é um instrumento musical aerófono. Isso quer dizer que o som é produzido principalmente pela vibração do ar.

Tico do Acordeão

O primeiro acordeão que chegou ao Brasil era chamado de concertina (acordeão cromático de botão com 120 baixos). O instrumento tornou-se popular principalmente no Nordeste, Centro–Oeste e Sul do Brasil.

No início, gêneros musicais tocados no acordeão retratavam o folclore dos imigrantes portugueses, alemães, italianos, franceses e espanhóis. São exemplos o fado, a valsa e a polca.

Há cerca de 100 anos, no entanto, deu-se início a um novo ritmo, o forró, característico do Nordeste brasileiro, que tem o acordeão como um dos principais instrumentos musicais.

José Torres - triângulo

Triângulo

O triângulo é um instrumento musical idiofone (isso quer dizer que o som é provocado pela sua vibração). É bastante usado no folclore português e em alguns ritmos brasileiros, como o forró.

Pode também ser incluído na seção de percussão de uma orquestra ou de uma banda de musica.

Normalmente, o triângulo é feito de ferro ou aço, mas também existe em alumínio.

O som do instrumento é obtido por percussão, por meio do movimento do bastão (batedor), que bate no triângulo em sincronia com a mão que o segura e determina o som aberto (com maior sustentação) ou fechado.

É usado em combinação com zabumba e acordeão em ritmos regionais como forró, xaxado, xote etc.

Zabumba

Tipo de tambor muito usado para marcar o ritmo em determinados gêneros musicais. O som da zabumba é característico de todos os ritmos nordestinos do genero forró. Os principais são o o baião, o xaxado e o xote.

Francisco Cipó - zabumba2

É também usado no ritmo nordestino coco. Com seu som grave, marca o tempo forte da música.

Define também o contratempo, quando a vareta (chamada bacalhau) bate na pele inferior do instrumento.

A pele da zabumba pode ser de couro ou de nylon.

Fonte: Wikipédia

 

Leia mais sobre festa junina:

Ações do documento
Ferramentas Pessoais