Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Festa Junina Os santos padroeiros das festas juninas

Os santos padroeiros das festas juninas

— registrado em: ,

Ari de perfilProfessor Ari:

No mês de junho são celebradas as festas juninas por todo Brasil. As ruas se enchem de bandeirinhas coloridas, barraquinhas de doces e guloseimas começam a ser montadas, meninos vestem roupa de caipira, camisa xadrez e chapéu de palha, meninas usam vestidos coloridos e trancinhas. É hora da quadrilha. Muita alegria, gente animada, brincadeiras e comida boa. São as festas juninas, comemoradas nos dias de três santos populares: santo Antônio, são João e são Pedro. Vocês sabem alguma coisa sobre eles?

Malu de frenteMalu:

Eu sei que santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro, pois as moças solteiras recorrem a ele para arrumar um noivo. Elas colocam a imagem do santo de cabeça para baixo e dizem que só voltarão a colocá-la na posição correta quando ele arrumar um namorado para elas. Então, várias simpatias são feitas no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. Dizem que esse santo também ajuda a achar objetos perdidos.

Rafinha de frenteRafinha:

Já ouvi falar que são João é conhecido como um santo festeiro. 24 de junho é o seu dia, comemorado com muita festa e dança. Ele criou o batismo e era primo de Jesus Cristo.

 

Maressa de frenteMaressa:

Conta uma lenda que São João adormece no dia do seu aniversário, pois se ficasse acordado, observando as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra. As pessoas soltam fogos de artifícios para tentar acordá-lo.

Rod de frenteRod:

29 de junho é dia de São Pedro, conhecido como guardião das portas do céu porque tem a responsabilidade de fazer chover.  Ele é também o protetor dos pescadores e das viúvas. Foi o líder dos apóstolos, fundou a igreja católica e tornou-se o primeiro Papa.

Fonte: terra - criança


Ações do documento
Ferramentas Pessoais