Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Festa Junina Arraiá da Turminha homenageia Luiz Gonzaga

Arraiá da Turminha homenageia Luiz Gonzaga

Junho é mês de bandeirinhas, quadrilhas, fogueira, canjica e muito forró. É o momento ideal de falar sobre um “pernambucano arretado” que sempre marca presença nas festas juninas: Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido por todos como Gonzagão ou Rei do Baião.

Luiz Gonzaga nasceu no povoado do Araripe, perto do município de Exu, no sertão pernambucano. O filho do “velho” Januário, que consertava sanfonas, conseguiu traduzir em forma de canção a riqueza e diversidade da cultura nordestina. Com orgulho de sua terra, o cantor colocou em suas músicas elementos sertanejos como o vaqueiro, o cangaceiro e a religiosidade. Enfim, ele fez da sua região natal uma fonte de inspiração para sua obra, sua carreira e sua vida.

Em 13 de dezembro de 2012, se estivesse vivo, Gonzagão completaria cem anos. A data foi lembrada de diversas formas pelo Brasil. Entre as homenagens destacam-se o lançamento do filme ‘Gonzaga, de Pai pra Filho’, de Breno Silveira, Centenário de Luiz Gonzagae de um selo comemorativo dos Correios. Em Salvador (BA), foi montada a exposição ”O Imaginário e o Rei – Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga”, promovida pelo artista plástico, poeta e compositor Bené Fonteles, que também organizou o livro "O Rei do Baião" para celebrar o centenário de Luiz Gonzaga.

Em 49 anos de carreira, Gonzagão gravou mais de 40 discos e imortalizou quase 90 músicas nas paradas de sucesso. Popularizou gêneros regionais como toada, aboio, xote, chamego e xaxado. E mais de vinte anos depois de sua morte, suas músicas ainda embalam as festas juninas em todos os cantos, entre elas, “Xote das meninas”, “Vida do viajante”, “Pagode Russo” e “Asa Branca”.

A famosa “Asa Branca”, que recebeu diferentes interpretações e gravações em países como Israel, Itália e EUA, foi uma das músicas tocadas pelo Trio Siridó em uma festa junina da Turminha. Com acordeão, triângulo e zabumba, o tradicional grupo de forró do Centro-Oeste deixou registradas aqui no site outras canções.


Para saber mais sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, a Turminha sugere alguns sites:

http://www.luizluagonzaga.com.br/

http://www.recife.pe.gov.br/mlg/gui/Index.php

http://www.gonzagao.com/

http://www.reidobaiao.com.br/

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais