Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Datas especiais Turminha comemora o Dia do Professor

Turminha comemora o Dia do Professor

— registrado em: ,

Turminha, em outubro, além do Dia das Crianças, nós tambémAri  entrevista comemoramos o Dia do Professor. Essa celebração começou quando D. Pedro I,  imperador do Brasil, institucionalizou o Ensino Elementar no Brasil, em 15 de outubro de 1827. Mas, somente em 1947 que a data foi oficialmente criada e dedicada aos professores.

A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc. A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, que anos depois passou a ser um feriado nacional.

O professor é alguém formado para ensinar e ajudar crianças e jovens em fase escolar, com metodologias e didáticas de ensino. Além disso, tem um grande papel social, de incentivar o uso da cidadania e formar novos profissionais para as diversas áreas da sociedade.
 

Curiosidades sobre  o Dia do Professor:

  • Em outros países, o Dia do Professor é comemorado em datas diferentes. Na Índia é comemorado no dia 5 de setembro, dia do aniversário do famoso professor Sarvapalli Radhakrishnan, que foi presidente do país em 1962. Ele mesmo fez com que a data fosse no seu aniversário.
  • Na Malásia, dia 16 de maio; Turquia, dia 24 de novembro; Albânia, 7 de março; China, 10 de setembro; Irã, dia 2 de maio; Polônia, dia 14 de outubro; Rússia, dia 5 de outubro; Cingapura, dia 1º de setembro; Coreia do Sul, dia 15 de maio; Tailândia, dia 16 de janeiro, entre outros. 
  • Na época de D.Pedro I, as famílias ricas contratavam os professores para educar seus filhos em casa. Alguns desses profissionais também atuavam em escolas privadas.
  • Apenas a partir dos anos 30, com o surgimento dos grupos escolares, foi que o ensino público gratuito passou a se organizar e atender mais alunos. Na época o poder público passou a se responsabilizar pela educação das crianças. Os grupos escolares então foram crescendo e se expandiram. Surgiram as primeiras escolas de formação superior de professores, que eram capacitados para dar aula, o que hoje chamamos de licenciatura.
     

E que tal fazer algo especial para homenagear seu educador? Pode ser um cartão, uma mensagem,  um desenho colorido. É uma forma de  agradecê-lo por ensinar a tantas crianças, com carinho e dedicação.

A Turminha separou algumas sugestões:
Dia do professor

Leia mais:
Dia da Educação

Fonte:
Brasil Escola - Dia do Professor

Ações do documento
Ferramentas Pessoais