Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Datas especiais Por que 2012 é um ano bissexto?

Por que 2012 é um ano bissexto?

— registrado em: , ,

ano bissexto

Imagine se você tivesse nascido em 29 de fevereiro! Só ia poder comemorar seu aniversário nessa data de quatro em quatro anos, pois, normalmente, o mês de fevereiro tem apenas 28 dias. E 2012 seria um desses poucos anos em que seria possível comemorar seu aniversário no dia exato em que você nasceu.
duvida ano bissexto
Por que chamamos de anos bissextos aqueles em que fevereiro tem 29 dias? É que, nos anos em que fevereiro ganha um dia, o ano fica com 366 dias (dois seis no final, por isso bissexto), em vez dos 365 habituais.

Mas você deve continuar se perguntando porque se acrescenta esse dia ao mês de fevereiro a cada quatro anos, não é mesmo? Isto é feito para manter o calendário anual ajustado à translação da Terra, a volta que ela dá ao redor do sol e que dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 50 segundos.

sol e lua ano bissexto

Por convenção, a duração do ano-calendário comum é de 365 dias, mas como a terra leva 5h48m50 a mais para completar seu giro em torno do sol, essas horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário a cada quatro anos na forma inteira de um dia (4 x 6h = 1 dia).

poeta ano bissexto
Por analogia, o termo bissexto passou a ser empregado também para designar os escritores e poetas que se dedicam excepcionalmente à literatura, produzindo pouco e lembrando, por essa escassez, os anos bissextos.

Fontes:


 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais