Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Datas Cívicas Dia da Bandeira é comemorado na Procuradoria Geral da República

Dia da Bandeira é comemorado na Procuradoria Geral da República

— registrado em: , ,

A Procuradoria Geral da Republica celebrou o Dia da Bandeira, na última segunda-feira, 19 de novembro, com a visita de 40 alunos do Centro Educacional 04 de Sobradinho, que participaram do Projeto Escola Cidadã. Ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música da Polícia Militar do Distrito Federal, a Bandeira Nacional foi hasteada pelo servidor Mauro Calheiros pontualmente ao meio-dia, conforme determina a Lei 5.700/71. Em seguida, a banda tocou o Hino da Bandeira.

Dois estudantes, Daniel Bezerra e Nawanne Lustosa, que faziam visita à PGR, participaram do momento. “Foi a primeira vez que hasteei a bandeira. Senti uma emoção muito grande”, conta Daniel. Nawanne também ficou bastante contente com a experiência. “Participei de uma coisa de que no futuro vou me orgulhar. Tenho muito orgulho pelo país onde moro”.

A Turminha marcou presença no evento, com a entrega do seu gibi e de um fôlder comemorativo ao Dia da Bandeira. Outros dois materiais também foram entregues aos alunos: bandeirinha e folheto com as letras dos hinos e informações sobre a história do símbolo e o significado das cores e das estrelas.

Bandeira Nacional
– O símbolo foi instituído no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. O lema “Ordem e Progresso” repercute ideais republicanos, como a busca por condições sociais básicas e a evolução do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.

De acordo com a Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, e com o Decreto 70.274, de 9 de março de 1972, “no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais”.

 

Saiba Mais: 19 de novembro: Dia da Bandeira

Ações do documento
Ferramentas Pessoais