Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Datas Cívicas Independência do Brasil é lembrada pela Turminha

Independência do Brasil é lembrada pela Turminha

— registrado em:

7 de setembroO Dia da Independência do Brasil – 7 de setembro – já foi comemorado pela Turminha de várias maneiras. A Sol, por exemplo, já usou chapéu e espada de jornal para representar o grito do Ipiranga e a turma já teve aula sobre o significado dos símbolos nacionais e das palavras mais difíceis do hino nacional.

Desta vez, a Turminha descobriu uma forma divertida de entender melhor a importância da data. É um jogo virtual que explica os principais fatos que desencadearam a independência brasileira. Para desbravar o caminho e seguir as etapas, adultos e crianças devem ler um texto e resolver questões e desafios. Quanto mais respostas certas, mais “moedas de sabedoria” os jogadores ganham. E se alguém quiser apenas ler o conteúdo, basta encontrar a chave dourada para destravar o jogo.

O material foi desenvolvido por Laurentino Gomes, jornalista e autor dos livros "1808", sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, e "1822", sobre a Independência do Brasil. Para o escritor, é quase impossível compreender o Brasil de hoje sem estudar História. Ele também elaborou um especial sobre a influência que a vinda da família real teve na formação do Brasil.

Todo ano, o 7 de setembro é comemorado com diferentes manifestações patrióticas por todo território nacional, como desfiles, solenidades públicas, espetáculos musicais e atividades feitas em sala de aula. Aproveite a data!

Fonte:
www.educarparacrescer.abril.com.br

 

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais