Você está aqui: Página Inicial Nossa Cultura Datas Cívicas A bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil

— registrado em: ,

bandeira1.jpg               bandeira-brasil.jpg

Maressa: Oi, turminha, vocês conhecem essas bandeiras?icone-maressa.gif
icone-rod.gif

Rod: Eu conheço, Maressa. A primeira bandeira foi utilizada por apenas quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889, e é conhecida como Bandeira Provisória da República. A segunda foi adotada em 19 de novembro e passou por poucas modificações até chegar a que temos hoje. Mas vocês conhecem o significado da nossa bandeira? E por que ela tem aquelas cores e aquele tanto de estrelas? Não!? Então, vamos aprender.

Maressa: Em 19 de novembro, é comemorado o Dia da Bandeira. Ela foi adotada quatro dias depois da Proclamação da República em 1889. A bandeira nacional é um dos símbolos mais importantes do país.

icone-maressa.gif
icone-rod.gif

Rod: Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes, sendo a letra "E" central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.

Maressa: As estrelas simbolizam os Estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal. Junto com a faixa branca, retratam o céu do Rio de Janeiro do dia 15 de novembro de 1889, exatamente às 8h30min, e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste. Além disso, a estrela que fica na parte superior do círculo representa o Estado do Pará, que, à época da proclamação da República, era o Estado cuja capital, Belém, ficava mais ao norte.

icone-maressa.gif
icone-rod.gif

Rod: Sabiam que em órgãos públicos é obrigatório o hasteamento da bandeira? Em repartições públicas, escolas, ministérios etc, ela deve ser hasteada pela manhã e recolhida à tarde. Ela não deve ficar exposta à noite. Mas se for extremamente necessário, deve ser bem iluminada.

Maressa: Tanta coisa que eu estou aprendendo, Rod!icone-maressa.gif
icone-rod.gifRod: Eu também, Maressa. E ainda tem mais.

Maressa: É mesmo. Sabia que as cores da bandeira também tem seus significados? Especialistas acreditam que algumas das cores representam a realeza da época do imperador Dom Pedro II. Popularmente, no entanto, o verde simboliza as matas brasileiras; o  amarelo representa as riquezas minerais do solo; o azul, o céu; e o branco, a paz.

icone-maressa.gif
icone-rod.gifRod: Muito legal essa informação sobre as cores. Eu não sabia.

Maressa: Legal mesmo, Rod. E aí, turminha, sabiam disso tudo? Agora chamem seus amigos e pintem a bandeira do Brasil.

icone-maressa.gif


Fontes: Brasil escola, Banco de Atividades, IBGE-teen e Portal do professor.


Desenhos para serem impressos e pintados:

 bandeira-brasil3.jpg

 Para pintar a bandeira do Brasil corretamente é só seguir o modelo.

 bandeira-brasil4.jpg

Ações do documento
Ferramentas Pessoais