Você está aqui: Página Inicial Honestidade no dia a dia Trabalho Escravo A escravidão acabou no Brasil?

A escravidão acabou no Brasil?

 

icone-maressa.gifMaressa: Por que dizem que 13 de maio é o dia da abolição da escravatura?

icone-ari.gifAri: Nesse dia, em 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que libertou os escravos.

 

Maressa: Mas li numa notícia que, na semana passada, centenas de trabalhadores escravos foram libertados no estado do Pará.

 

Ari:  Acontece que ainda hoje, em vários lugares do Brasil, existe gente que trabalha sem carteira assinada, com jornada de trabalho bem superior a 44 horas por semana, em condições que oferecem risco à saúde e à vida, sofre violência e maus-tratos. Muitos sequer podem sair do local onde trabalham.

 

icone-rod.gif

Rod: Por que não podem sair? São propriedade do patrão ou ficam presos com correntes?

 

Ari:  Uma das coisas que mudou com a Lei Áurea é que uma pessoa não pode mais ser dona da outra, ter um documento de posse. Os escravos de hoje não ficam presos com correntes. Mas não podem sair porque sofrem ameças de morte, ficam presos a dívidas com o patrão ou isolados em locais distantes, onde não há transporte.

 

icone-vozita.gif

Vó Zita: Antes eu pensava que essa história de trabalho semelhante ao de escravo só acontecia nas fazendas. Mas soube que lá em São Paulo há brasileiros e estrangeiros que trabalham na confecção de roupas sem carteira assinada, 14 horas por dia, sem descanso e em condições muito ruins, entre outros problemas.

 

Ari:  Isso mesmo. E lá, como em muitos casos que eu conheço, tem menores de 18 anos e até crianças bem pequenas trabalhando nessas condições.

 

Malu: Uma coisa me chamou atenção numa notícia que ouvi outro dia: falaram de um tal de gato...icone-malu.gif

 
icone-sol.gifSol: Um gatinho escravo?

 

Malu: Não, Sol. Fiquei curiosa e pesquisei o que é esse tal de gato: alguém que faz várias promessas para convencer pessoas, geralmente pobres, a irem trabalhar num local distante. Oferece um salário legal, transporte, alimentação, lugar para morar, boas condições de trabalho...

 

Ari:  Só que quando os trabalhadores chegam lá descobrem que era tudo mentira, que tem de pagar pelo transporte, pela comida, pelas ferramentas que usam, muitas vezes são vigiados por pessoas armadas e sofrem ameaças verbais e físicas. Enfim, se tornam escravos, mesmo sem correntes.icone-ari.gif

 

icone-rod.gif Rod: Então hoje escravos não são apenas os negros?

 

Ari:  Não Rod. Arrisco dizer que uma das principais causas da escravidão moderna é a pobreza que atinge muitas pessoas, inclusive os negros. A abolição da escravatura não veio acompanhada de melhorias econômicas, sociais e culturais  para os ex-escravos, e seus descentes até hoje sentem as consequências disso.

 

Rod:  Disso eu sei professor, confere aí a conversa que tive com a Sol, o Rafinha, o Alex e a Malu.

icone-rod.gif

 

Ari:  Pessoal, vocês podem saber o que tem sido feito para combater o trabalho escravo clicando aqui.icone-ari.gif

 

Ações do documento
Ferramentas Pessoais